quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Plenário da Câmara rejeita o 'distritão' como sistema para eleições; placar foi 230 a 205

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
O plenário da Câmara dos Deputados decidiu rejeitar o distritão como sistema para as próximas eleições. A votação da PEC que mudaria o modo de eleição dos parlamentares aconteceu nesta terça-feira (19) e teve como resultado final 230 a 205, contra a mudança. Para que tivesse validade, eram necessários 308 votos favoráveis - dois terços dos deputados. 

A derrota do distritão acontece a três semanas do fim do prazo limite para que as mudanças pudessem valer já no pleito de 2018. O sistema era defendido por partidos como PMDB, DEM, PP e PSD, e rejeitado por PT, PR e PRB. A PEC foi dividia em temas e, de acordo com O Globo, a rejeição ao distritão pode enterrar por tabela o fundão, fundo público para financiamento de campanha. Esse seria o tema votado na noite desta terça, mas a votação do distritão foi o termômetro que faltava para que os deputados confirmassem que não há apoio necessário para aprovar a matéria. 

No caso do financiamento, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PSDB-CE), determinou a formação de uma comissão de líderes para elaborar um texto que estabeleça a drenagem de verbas da União já empregadas em outros temas relacionados às campanhas eleitorais. O financiamento seria alimentado por esses recursos. Se aprovado no Senado, o projeto passará pelo crivo da Câmara.


Fonte: Bahia Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário