terça-feira, 15 de agosto de 2017

Maduro ordena exercícios militares na Venezuela após ameaça de Trump

Nicolás Maduro critica Trump e pede exercícios militares durante comício nesta segunda-feira (14) em Caracas
 (Foto: HO / PRESIDENCY / AFP)
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou nesta segunda-feira (14) a realização de exercícios da Força Armada em todo o país em 26 e 27 de agosto, após a advertência do chefe de Estado americano, Donald Trump, de que pode usar a opção militar no país petroleiro.

"Dei a ordem ao Estado Maior Superior da Força Armada para iniciar os preparativos para um exercício nacional, cívico militar de defesa integral armada da pátria venezuelana", anunciou Maduro diante de uma multidão de simpatizantes.

"Vamos continuar na rua protestando contra qualquer forma de ingerência do imperialismo, seja diretamente ou com seus aliados na América Latina. Exigimos respeito", havia dito mais cedo o poderoso dirigente chavista Diosdado Cabello na manifestação.

O presidente venezuelano criticou os comentários de Trump, de que os EUA consideram uma opção militar para a Venezuela, mas disse que mantém seu pedido para conversar com o americano. Maduro falou após uma marcha de militares realizada contra a advertência de Trump.

"Quero falar por telefone com Trump. Para explicar a ele: 'senhor Trump, estão te enganando. Tudo o que dizem sobre a Venezuela para você é mentira'", afirmou.

Os Estados Unidos impuseram recentemente sanções financeiras e jurídicas contra Maduro e 20 de seus funcionários e ex-colaboradores, acusando-os de ruptura da ordem democrática, de corrupção e de violação de direitos humanos.


Fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário