sexta-feira, 31 de julho de 2015

Alex da Piatã convida secretário de Desenvolvimento Econômico para audiência na Assembleia


Mesmo em recesso parlamentar, o deputado Alex da Piatã (PMDB) segue organizando o calendário de ações da Comissão Especial de Desenvolvimento Regional, cuja presidência está sob sua tutela. O peemedebista, na última semana, esteve com o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado, Jorge Hereda e o convidou para participar de uma das sessões do colegiado, que volta a se reunir a partir do início de agosto.

Ambos aproveitaram para debater o desenvolvimento do estado e o escoamento da economia dos grandes centros para as cidades do interior. Outro assunto em pauta na conversa foi à situação dos pólos industriais da região do Sisal e da Bacia de Jacuípe, centralizados em Conceição do Coité e Barreiros de Riachão, respectivamente. De acordo com o parlamentar, Hereda ouviu atentamente as sugestões e prometeu uma atenção as duas localidades enfatizadas pelo político.

ASSESSORIA -Victor Pinto - Foto: Teones Araújo

TRAGÉDIA! GAROTO PEDE DESCULPAS E POSTA VÍDEO DE DESPEDIDA ANTES DE COMETER SUICÍDIO NO QUINTAL DE CASA


A família, completamente sem chão, declarou não saber as causas que levaram o adolescente a tirar a própria vida, além de não fazer ideia de onde o garoto tirou a arma utilizada para cometer o suicídio. Alejandro postou o vídeo nas redes sociais. Assim que foi visto, a família se desesperou e foram, aterrorizados pelo vídeo, se certificar de que seria apenas uma pegadinha. Ou que chegaram a tempo para impedir a tragédia. 

Tarde demais. Alejandro já tinha tirado a própria vida com um tiro na boca, com uma arma calibre 22, quando o pai, José León Muñoz Vilchis, de 42 anos, o encontrou. O corpo estava caído no quintal de sua casa. Os paramédicos chegaram ao local, mas, infelizmente, confirmaram a morte do adolescente.

Os paramédicos chegaram ao local, mas, infelizmente, confirmaram a morte do adolescente. Em uma de suas últimas postagens no Facebook, feita no último dia 28, Alejandro se declara para a namorada: "Desde sempre e para sempre ao infinito. Não importa o que aconteça, eu te amo".

Grupo explode banco em Jeremoabo e troca tiros com a PM


Cerca de 15 homens explodiram uma agência do Banco do Brasil na madrugada desta quinta-feira (30) em Jeremoabo, a 217 km de Serrinha.

De acordo com a Polícia Militar, policiais receberam informações de um possível roubo da agência, que fica na Rua Dr. José Gonçalves de Sá, no centro da cidade. Uma pessoa disse ter visto um homem, portando arma de fogo, descer de um veículo preto e dirigir-se à agência, por volta das 2h15. 

Policiais militares do posto da cidade foram até o local e encontraram os suspeitos fugindo. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. O valor roubado com a explosão do cofre ainda não foi divulgado.

O 20º Batalhão da Polícia Militar (Paulo Afonso) realizou rondas na região, mas não conseguiu localizar os suspeitos. A 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Paulo Afonso) investiga o caso.

A polícia já realizou perícia no local, mas o material utilizado para a explosão ainda não foi confirmado. Até o momento ninguém foi preso.

Fonte: PCS

‘Estourados': ACM Neto prefeito de Salvador e Rui Costa governador de Bahia muito bem avaliados segundo pesquisa


O instituto Paraná pesquisas divulgou a avaliação de ACM Neto (DEM) prefeito de Salvador e Rui Costa (PT) governador da Bahia e ambos estão “estourados” nas respectivas administrações.

A gestão do prefeito ACM Neto teve aprovação de 82% dos soteropolitanos, de acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas. O instituto entrevistou 604 eleitores entre os dias 22 e 26 de julho. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, segundo a Paraná Pesquisa. Entre os homens, ACM Neto obteve 83,6% de aprovação, superior ao índice positivo atribuído ao prefeito pelas mulheres, que foi de 80,6%.

A aprovação de Neto foi superior a 80% em quatro das cinco faixas etárias da pesquisa: dos 16 aos 24, dos 25 aos 34, dos 45 aos 59 e a partir dos 60 anos. As informações são da Tribuna da Bahia.

Rui Costa

No terceiro levantamento do instituto Paraná junto ao eleitorado baiano, divulgado na uarta-feira, a gestão do governador Rui Costa (PT) foi avaliada positivamente por 57,1% dos entrevistados em 68 municípios espalhados por sete regiões do estado. Trata-se da primeira sondagem sobre o atual governo, sete meses após o petista assumir o cargo.

De acordo com a pesquisa, 36,7% desaprovaram o governo, enquanto 6,4% não responderam. Os números indicam que, na percepção do eleitorado, há um descolamento entre as gestões de Rui Costa e Dilma Rousseff. Com a imagem abalada por escândalos de corrupção e pelas crises política e econômica, a administração da presidente foi bem avaliada por apenas 13,2% dos baianos, enquanto o índice de reprovação foi 84,4%. Percentual considerado alto para um reduto do partido.

O instituto também mediu o grau de satisfação dos eleitores em relação à expectativa que tinham sobre o governo Rui Costa. Indagados se achavam a atuação do petista acima, abaixo ou dentro do que esperavam, a maioria, 55%, considerou a performance do governador igual ao imaginado. Para 19,7%, a administração é pior do que pensavam, enquanto 18,6% acreditam que ela é melhor.

Os resultados por gênero apontam que a avaliação positiva do governo estadual é maior com o eleitorado masculino. No total, 58,6% dos homens aprovaram a administração, índice ligeiramente superior ao das mulheres, que foi de 55,7%. Por consequência, a taxa de reprovação do petista, entre eles e elas é de 34,7% e 38,2%, respectivamente.

Por idade, o governador se saiu melhor com eleitores de 45 a 59 anos, faixa em que foi bem avaliado por 62,6% dos entrevistados. Nas outras quatro, os percentuais são muito próximos: 56,8%, dos 16 aos 24; 54,5%, dos 25 aos 34; 56,9%, dos 35 aos 44; e 54,6%, a partir dos 60 anos de idade.

O instituto mapeou ainda a opinião dos eleitores baianos sobre os maiores problemas do estado atualmente. No ranking, elaborado a partir de respostas concedidas de forma espontânea, a saúde ocupa o primeiro lugar isolado. No total, 35,1% dos entrevistados citaram a área. Em segundo lugar vem a segurança pública, escolhida por 22,6% dos baianos.

Em terceiro e quarto estão duas áreas que têm relação direta com a crise enfrentada pelo governo Dilma Rousseff. Para 14,3% dos baianos, o desemprego é o maior problema do estado, enquanto outros 9,3% apontaram a corrupção. Em seguida vem educação (5,4%), drogas (2,7%) e situação econômica (2,5%).

O Paraná Pesquisas entrevistou 1.284 eleitores dos dias 21 a 26 de julho. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais.

As informações são do Correio

Homem mata a namorada estrangulada e liga para a polícia em Ichu


Uma adolescente de 15 anos foi morta por asfixia pelo namorado na noite desta quinta-feira (29), no distrito rural de Nova Esperança, no município de Ichu, localizado a 26 km de Serrinha.

Segundo a delegacia local, Laiane Araújo dos Santos estava na casa do suspeito, Roque Mendes da Silva, 27 anos, quando aconteceu o crime.

O namorado não concordava com a viagem que a jovem pretendia fazer com as irmãs para São Paulo. Ele usou um pedaço de fio elétrico para cometer o estrangulamento.


O corpo dela foi encontrado na área externa de uma fazenda e foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. Ainda não há informações sobre o sepultamento dela. 

De acordo com a polícia, após o crime, Roque ligou para o disque denúncia da Polícia Militar informando o assassinato e confessando que estava arrependido.

O homicida foi preso em flagrante e recambiado para a carceragem da 15ª Coorpin de Riachão do Jacuípe.

Fonte: PCS

quinta-feira, 30 de julho de 2015

PM apreende carro roubado e clonado; condutor oferece R$ 5 mil para não ser preso


Policiais da 5ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar, sediada em Santaluz, apreenderam na última terça-feira (28), um veículo com restrição furto/roubo ostentando placa clonada. De acordo com a Corporação, guarnições do Grupo Especializado Tático em Motos (GETAM) e da Radiopatrulha (RP) faziam patrulhamento de rotina pela cidade, quando abordaram o veículo Fiat/Punto Essence 1.6, cor branca, placa OUF-9706, nas imediações da Avenida Getúlio Vargas, centro de Santaluz. Durante a abordagem, os militares descobriram que o veículo possuía restrição de furto ou roubo e ainda apresentava placa clonada. De acordo com o comandante Gilvan Pereira, que coordenou a ação, ao fazer a verificação, os policiais constataram que o carro tinha a mesma placa de identificação de outro veículo com as mesmas características, tais como a cor e o ano de fabricação. Segundo o oficial, o número do chassi do carro corresponde ao veículo Fiat/ Punto Attractive, cor branca, placa OLD-1866, este com restrição de furto ou roubo.

O veículo foi apreendido e o condutor, Jeferson da Silva Souto, foi detido e encaminhado para a delegacia da cidade para os devidos procedimentos legais. Ainda de acordo com a Polícia Militar, ao ser abordado, o homem ofereceu R$ 5 mil aos policiais para não ser preso. O homem, que segundo informações da polícia, já responde por outros crimes, foi indiciado nesta ocorrência pelos crimes de receptação e corrupção ativa.

Notícias de SantaLuz

Polícia prende acusado de esfaquear mulher durante assalto em Teofilândia


Carlos Augusto Carmo dos Santos, de 20 anos, vulgo “Gu”, foi preso acusado de roubar e esfaquear uma mulher de 23 anos, em Teofilândia (25 km de Serrinha).

Segundo a Polícia, o homem invadiu a loja onde a vítima trabalha, roubou um aparelho celular e ao sair, desferiu um golpe de faca nela. O crime ocorreu por volta das 14h desta terça-feira, 28, na Praça José Luiz Ramos.

A vítima sofreu um corte na barriga e foi socorrida no Hospital Municipal. Funcionários da unidade informaram que o estado de saúde dela era estável e sem gravidade. Ao deixar o hospital, a mulher seguiu para a DP (Teofilândia) para registrar a ocorrência.

O acusado foi localizado por policiais civis e militares escondido no telhado da casa onde mora. A arma usada no crime foi encontrada com o suspeito.

Na delegacia, os policiais verificaram que o criminoso já tem passagens como adolescente infrator.

Fonte: PCS

Bahia registra mais de 94 mil casos de dengue, zika e chikungunya até julho


Até o fim de julho deste ano, a Bahia registrou 94.723 casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado nesta quarta-feira (29). O boletim aponta que deste montante, 50.896 das suspeitas são de dengue. As notificações de zika vem na sequência: foram 34.518 casos. Segundo informações do portal G1, a pasta ainda verificou 9.312 ocorrências de chikungunya. Das 417 cidades do estado, 371 apresentaram casos de dengue registrados pela Vigilância Epidemiológica. Lideram as ocorrências Itabuna (5.817), seguida de Ilhéus (5.106), Salvador (3.662), Luis Eduardo Magalhães (2.523), Feira de Santana (2.075), Jequié (1.963), Simões Filho (1.598), Arací (1.177), Serrinha (1.000) e Barra (953). Juntos, esses municípios concentram 50,84% dos casos.

 Dos casos confirmados na Bahia, 12 receberam sinal de alarme e 19 foram registrados como graves. Nove pessoas morreram da doença. Em relação à chikungunya, as cidades com maior incidência da doença são: Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Ribeira do Pombal, Amélia Rodrigues, Valente, Camaçari, Salvador, Simões Filho, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Nova Fátima e Pé de Serra. A Sesab também investiga casos em Cansanção, Gavião, Lauro de Freitas, Pintadas, Serrinha, Ichu, Retirolândia, Santaluz, Una, Banzaê, Cruz das Almas, Mata de São João e Ponto Novo. A zika ocorreu em 199 cidades, com destaque para Salvador (44,16%), Camaçarí (15,90%), Jequié (3,63%) e Porto Seguro (3,11%), com 82% dos casos. Segundo a Sesab, das 34.518 notificações da doença, a maioria dos casos foi observada em pessoas na faixa etária entre 20 e 39 anos. Até o dia 23 de julho ainda foram registrados 115 casos da Síndrome de Guillan-Barré, relacionada a pacientes de zika. Do total, 53 foram confirmadas, 24 foram descartadas e 32 ainda são investigados.

Fonte: Bahia Noticias 

Homem tenta estuprar mãe de criação


Prepostos da Guarda Municipal prenderam e apresentaram na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), na tarde de ontem (28), Arquimedes Arcanjo da Costa, 42 anos, morador na Rua dos Maias, bairro São João. Ele é suspeito de tentar estuprar, no interior da residência, a mãe de criação, uma idosa de 86 anos.

A delegada Herundina Nunes Neta Lima autuou o suspeito em flagrante. Ao Acorda Cidade, o suspeito confessou que praticou o crime e disse que não sabe explicar os motivos de ter feito isso.

“Eu não estava bebendo e eu não sei por que fiz isso. Não tem explicação. Eu convivo com ela desde pequeno. Estávamos sozinhos em casa. Eu estava dormindo e ela varrendo a cozinha. Eu tirei a roupa e comecei a me masturbar. Depois eu tentei agarrá-la. Ela gritou socorro e o pessoal da rua a socorreu. Foi a primeira vez que fiz isso”, afirmou.

Fonte: Acorda Cidade

Pai salva bebê de incêndio jogando criança pela janela, mas morre abraçado a outro filho


Uma menina de um ano foi a única sobrevivente de um incêndio que destruiu um barraco de uma favela da zona oeste de São Paulo.

O pai da menina conseguiu jogar a criança pela janela. Porém, ele e um outro filho, de quatro anos, morreram.

A polícia investiga as causas do acidente. Os moradores da região tentaram apagar o fogo, mas não conseguiram. Foram os bombeiros que conseguiram combater as chamas.

A menina sofreu apenas escoriações. O homem e o menino morreram carbonizados, abraçados debaixo de uma telha de amianto.

A mãe e esposa do ajudante afirmou que estava trabalhando no momento e que na residência morava com o marido e os dois filhos.

Fonte: R7

Casal tem de desligar máquina que mantinha filho vivo: "Ninguém merece passar por isso"


Durante cem dias, Steve e Demi May assistiram os filhos lutarem pela vida. Os gêmeos Harley e Harrison nasceram prematuros e tiveram algumas dificuldades no começo da vida. De acordo com informações do site DailyMail, a situação de Harley era a pior. Recentemente, os pais tiveram de aceitar que a máquina que mantinha a vida do menino fosse desligada, e levaram Harrison para casa, conta a mãe de 21 anos.

A última coisa que um pai quer é tomar a decisão de acabar com a vida do filho. Ninguém merece passar por isso. Eu queria meus dois bebês comigo em casa, mas não conseguia suportar o pequeno Harley sofrer.


Os meninos nasceram 13 semanas antes do esperado e, após três meses de vida, os médicos disseram que Harley não conseguiria sobreviver. Ele era tão pequeno que os pais não puderam segurá-lo nesse período. Segundo a mãe, todas as vezes que ela tocou o menino ela teve de usar uma almofada, porque os ossos dele ainda eram muito frágeis.


Eu sempre vou me culpar pela decisão que tomamos, mas não tínhamos outra opção. Vai levar tempo para que a gente se recupere, mas foi melhor assim. Ele não teria qualidade de vida e tenho certeza que nenhum pai optaria por deixar o filho crescer sofrendo.

Fonte: R7

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Dupla é presa com maconha, cocaína e crack em Teofilândia


suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram presos na tarde desta segunda-feira (27), em Teofilândia, cidade que fica a 25 quilômetros de Serrinha.

Segundo a Polícia Militar (PM), 88 trouxinhas de maconha, 15 papelotes de cocaína e 5 pedras de crack foram encontradas com Nenê e Rafinha.

Ainda de acordo com a PM, o flagrante aconteceu no bairro Tanque das Pedras, durante uma operação da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO).

Os PMs informaram que também apreenderam dois comprovantes de depósitos bancários que somam mais R$ 2 mil com a dupla. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Territorial e autuados por tráfico de drogas.

Fonte: PCS

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Homem é assassinado dentro de carro na zona rural de Riachão do Jacuípe


Claudio Ferreira dos Santos, de 20 anos, foi morto a tiros dentro de um carro na manhã de sexta-feira (24), na zona rural de Riachão do Jacuípe, a 55 km de Serrinha. O crime ocorreu por volta das 6h. 

Segundo a Polícia Militar, os autores dos disparos foram dois homens que estavam em uma motocicleta e fugiram do local.

Conforme a PM, Claudio seguia para o trabalho no banco carona de um Voyage vermelho quando foi surpreendido pelos criminosos, que efetuaram os disparos. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista do carro saiu ileso.

Policiais Militares atenderam a ocorrência e acionaram a Delegacia Territorial, que abriu um inquérito para investigar o caso. A polícia ainda não tem pistas das motivações do crime.


O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT). As informações e foto são do blog Hora da Verdade.

Motociclista morre em acidente na BA 131 trecho Miguel Calmon – Jacobina


Um motociclista morreu em um acidente na BA 131, na madrugada deste domingo,26, próximo a comunidade de Água Branca, em Miguel Calmon. Até o fechamento dessa matéria a vítima ainda não havia sido identificada.

De acordo com o sargento Granja e soldado Venâncio, da PRE, o condutor da moto teria caído do veículo que em seguida caiu por cima de sua cabeça, o matando na hora. Aparentemente ele não usava capacete. Não houve testemunhas do acidente.

A moto HONDA preta de placa JRL 3706, licença de Miguel Calmon, foi recolhida a delegacia de Jacobina . O corpo foi encaminhado por peritos do DPT para o IML após o levantamento cadavérico. Quem tiver alguma informação sobre a identidade da vítima pode passar para o DPT de Jacobina pelo número 74 3621 1256.

Redação CN * informações e foto: Emerson Rocha * A Bahia Acontece.

Site divulga seu nome, documentos e até nome de vizinhos em busca; abaixo-assinado quer remoção

Mais um site que fornece dados ilegalmente está causando preocupação a centenas de brasileiros. Notudosobretodos.se é possível encontrar informações pessoais de qualquer brasileiro. Além do número de telefone, endereço e cpf, o site mostra nomes de parentes, pessoas que moram na mesma casa, lugares onde a pessoa já morou ou trabalhou e até mesmo quem são os vizinhos. Também é possível encontrar todas as redes sociais.

O portal de busca assusta pela performance ao encontrar pessoas. Caso não haja muitas informações, apenas com um nome é possível filtrar a busca e encontrar quem você deseja.Uma busca pelo nome 'Maria'. O site exibiu dados dos 100 primeiros resultados para esse prenome. Um mapa também mostra o estado onde todos estão localizados. Para facilitar e refinar a busca, o sistema ainda lista a data de nascimento de cada Maria.

Para ter acesso a todos os dados é necessário fazer um cadastro e pagar por créditos, que custam R$0,99 cada. No plano básico, com 10 créditos, o custo é de R$9,90. Para ter acesso a dados de mais pessoas, os site oferece outros dois planos de até R$79 - e ainda faz promoção com descontos. Segundo o Tudo Sobre Todos, os créditos possuem validade de 3 meses e, assim como créditos de celular, podem ser reativados com novas 'recargas'.

O estudante de engenharia Leandro Silva, 29 anos, foi pego de surpresa ao receber de amigos pelo Whatsapp a informação de que no site era possível ver dados de qualquer pessoa. Recentemente ele foi vítima de estelionato e teve contas bancárias e telefônicas abertas e movimentadas em seu nome.

"Me sinto completamente impotente e invadido no que diz respeito às minhas informações pessoais e da minha representação de crédito no mercado. Outras pessoas podem realizar fraudes em meu nome sem que eu fique sabendo. Imagina chegar a algum lugar e ser 'agraciado' com uma situação desconfortante de estar restrito sem ter sido eu o responsável?", indaga.

Para ele, o website Tudo Sobre Todos é um prato cheio para quem quer cometer crimes e até mesmo simular sequestros. "Se qualquer cidadão pode adquirir essas informações, sabe lá o que pessoas de má índole podem fazer com os nossos dados", reclamou. Leandro ainda não descobriu como os seus dados pessoais foram parar nas mãos de bandidos, mas circula com um boletim de ocorrência feito na Polícia Civil para não passar por situações constrangedoras.

Tirar do ar
Um abaixo-assinado direcionado para a Superintendência da Policia Federal em Rondônia foi criado no site Petição Pública. Até à 7h desta sexta-feira (24), 632 pessoas haviam assinado o documento coletivo.

O texto da petição pede investigação para os dados divulgados sem autorização. "Muito semelhante e digo até mais completo que o site nomesbrasil, que fora alvo recentemente de investigação do MPF", aponta texto. Clique aqui e veja a petição.

"Esse site não possui o domínio e nem o seu conteúdo hospedado no Brasil. O máximo que a justiça brasileira pode fazer é sentar, chorar e implorar pra que os governos estrangeiros fechem o site", comentou um usuário na página do abaixo-assinado.

O site é administrado pela Top Documents LLC, bureau de informação que teria sede nas Ilhas Mahé, na República das Seicheles, que fica no Oceano Índico ocidental. De acordo com o texto na área 'Quem Somos', a empresa utiliza servidores franceses para prestar serviços a pessoas e empresas.

Ainda de acordo com o site, o serviço prestado respeita a legislação e não divulga dados considerados sensíveis como raça, etnia, religião, opinião política, orientação sexual e histórico médico.

Fonte das informações
Segundo o próprio site, todas as informações foram reunidas de "diversas fontes públicas" e cruzamento de dados da internet. "A origem dos dados são cartórios, decisões judiciais publicadas, diários oficiais, foros, bureaus de informação, redes sociais e consultas em sites públicos na internet", informa a página.

Ao comprar crédito para ter acesso às informações, o usuário precisa firmar um termo e garantir que as informações pesquisadas serão "utilizadas respeitando a legalidade e licitude". Ainda de acordo com Tudo Sobre Todos, o uso das informações para prática de atos ilícitos, discriminatórios ou ilegais é de responsabilidade do usuário. Quem compra, teria que manter sigilo e pode ter o acesso cancelado, caso descumpra o acordo.

Em caso de 'violação' do termo, o contrato prevê pagamento de indenização com multa, juros e correção monetária vigente pelo IGPM da Fundação Getulio Vargas até o pagamento efetivo da 'condenação'.

Fonedados e Nomes Brasil
Em maio do ano passado o site 'Fonedados' foi tirado do ar depois de divulgar gratuitamente detalhes como nome, sobrenome, endereço e CPF de brasileiros. A página também permitia realizar buscas por números de telefone celular. Na época, testado pelo Correio, o Fonedados apresentava informações defasadas em até 14 anos, em alguns casos. Em casos de menores de idade, o sistema identificava como 'menor.

Em maio deste ano o site 'Nomes Brasil' também foi tirado do ar pela Justiça brasileira. Ele reunia os números de CPFs e as situação cadastral dos documentos. Na época, a companhia GoDaddy foi notificada por ser o servidor de acesso. 

Fonte: Correio

Mineradores são salvos após uma semana presos em mina na China


Seis trabalhadores de uma mina de carvão do nordeste da China que ficaram presos no último dia 20 de julho após essa instalação se inudar foram resgatados com vida nesta segunda-feira (27), enquanto as equipes de resgate continuam procurando outros cinco companheiros desaparecidos, informou a agência oficial "Xinhua".

Quatro pessoas morreram no acidente, ocorrido na mina de hulha Xuxiang da cidade de Hegang, um grande centro de produção de carvão na província de Heilongjiang.

Quinze operários de salvamento trabalhavam no interior das galerias no momento do acidente, ocorrido na mesma cidade onde se viveu em 2009 um dos piores acidentes em minas ocorridos na China nos últimos anos, no qual morreram 108 trabalhadores.

As minas chinesas são as mais perigosas do planeta, com centenas de mortes a cada ano, especialmente no setor do carvão, a principal fonte de energia da segunda maior economia mundial.

Fonte: G1

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Alex da Piatã parabeniza governo do estado por campanha publicitária que valoriza a família


Através de uma moção na Assembleia Legislativa da Bahia e publicações em suas redes sociais, o deputado estadual Alex da Piatã (PMDB) parabenizou o governador Rui Costa (PT) e sua equipe de comunicação e marketing pela campanha publicitária “Mais Família, Menos Drogas”. De acordo com o peemedebista, a valorização do seio familiar foi um tema acertado para atingir o publico alvo da campanha antidroga. Vale lembra que parlamentar é autor do projeto de lei n. 21.289/2015 que visa instituir a Semana Estadual da Família no calendário do governo.

“Louvável a nova campanha do governo do estado. Diferente das campanhas agressivas que costumeiramente nós vemos nos jornais, rádios e televisões, a campanha institucional foge disso e mostra um cotidiano, com uma forma de trazer eventos para o nosso dia a dia e mostrar o papel fundamental que a família tem no crescimento e desenvolvimento de todos nós”, afirmou.

Alex lembrou dos ensinamentos cristãos como base da difusão dos valores familiares, cuja uma das bandeiras do mandato do deputado é a valorização desses conceitos. “Como católico, sabedor e defensor dos valores e princípios da família, sei o que quanto esse seio familiar é importante”, disse.


“A publicidade mostra um viés que vai além de afastar as pessoas da drogas, mas exalta a importância do avô, avó, tios, pai, mãe, irmãos... Com mais famílias temos menos violência, menos droga, menos falta de educação, menos falta de civilidade. O governo do estado acertou em cheio”, completou.

PACTO PELA VIDA – Outra ação ressaltada pelo político e elogiada foi o convite, por parte do governador Rui, as Igrejas como participantes das atividades do programa Pacto pela Vida. No início do mês, além de instituições como a Defensoria Pública do Estado e o Tribunal de Justiça, estiveram representadas as religiões de matriz africana, espírita e judaica, além das igrejas Batista, Católica e Presbiteriana, entre outras.

“Não tenho a intenção de transformar a escola em um instrumento para cooptar as pessoas para as religiões. O importante é discutir a história do catolicismo, das religiões protestantes, os valores e princípios dos espíritas. O que pretendemos proporcionar é conhecimento e reflexão para essa juventude, que deve discutir filosofia e referências de vida”, afirmou Rui no evento.

O governador, segundo Alex, toma a medida acertada. “A forma de diálogo do governo Rui com as camadas sociais tem sido de avanço. O Pacto é uma nova política pública de Segurança, construída de forma pactuada com a sociedade e os órgãos políticos. A interligação dos enfrentamentos a droga, a discussão da segurança pública, o debate da administração do sistema prisional são temas de importante valia para discussão e ampliação das ações”, ressaltou o deputado.

Victor Pinto - ASSESSORIA

Em saída temporária, detento abusa e mata a própria mãe em SC


Um homem de 34 anos é suspeito de matar a mãe e o padrasto na madrugada desta quinta-feira (23) em Itapema, litoral de Santa Catarina. A polícia acredita que ele surtou após usar drogas. O homem havia obtido o benefício de saída temporária.

Marici Vital Fernandes, de 62 anos, e o aposentado Jaime de Sousa, de 65, viviam juntos há cinco anos neste apartamento. O casal fazia parte de um clube da terceira idade e gostava de viajar.

Por volta das 4h30 desta quinta-feira, a Polícia Militar foi acionada por vizinhos que ouviram gritos de socorro. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram uma cena de horror: havia sangue por todo o imóvel.

Fonte: r7

Alagoinhas: Presos suspeitos de matar homem e enterrar corpo em areal


Dois suspeitos de matar e enterrar o corpo de George Silva Santos, 26 anos, em um areal no município de Alagoinhas, a 109 km de Serrinha, foram presos nesta quinta-feira (23). George estava desaparecido desde abril deste ano. O corpo dele foi localizado na manhã de quarta-feira (22).

De acordo com informações do delegado Flávio Augusto de Andrade, coordenador da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (2ª Coorpin/Alagoinhas), a polícia já investigava a participação de Lázaro dos Santos Alves, 20 anos, no crime. Yago de Jesus Freitas, 20 anos, também foi preso por ser cúmplice na morte.

Ao ser interrogado, Lázaro confessou o crime. Em depoimento, o homem afirmou que matou George porque ele agredia constantemente a sua irmã, Janaína dos Santos Alves. A vítima e a irmã de Lázaro eram namorados e a mulher chegou a sofrer um aborto em decorrência das agressões.

Segundo informações da Polícia Civil, a dupla convidou George para usar drogas e, no local marcado para o encontro, matou o homem a tiros. Quatro dias depois, Lázaro e Yago voltaram ao local, cavaram uma cova em um areal e enterraram o corpo do homem.

A polícia está investigando a participação de Lázaro em outros dois homicídios ocorridos em Alagoinhas. De acordo com a Polícia Civil, os dois suspeitos estão custodiados na carceragem da 2ª Coorpin/Alagoinhas desde o último dia 15, após serem flagrados pela polícia com um revólver calibre 38 e 42 pedras de crack. A arma será periciada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: PCS

Comerciante diz que segurança pública morreu e encena ‘velório’ em Jequié


Indignado por ter o estabelecimento alvo de assaltos por quatro vezes, o comerciante Renê Uillians Santos Ferreira, proprietário de um supermercado promoveu o “velório” e “sepultamento” da segurança pública. O comércio do empresário está localizado no bairro Curral Novo, em Jequié, sudoeste da Bahia.
Ferreira detalha que colocou um caixão na frente do estabelecimento, na última quarta-feira (22), e em seguida promoveu, ao lado de amigos, uma caminhada com o objeto até frente do cemitério da cidade. O empresário contou ao G1 nesta quinta-feira (23) que é comerciante na cidade há sete anos e o local já foi alvo de assaltantes por quatro vezes.

O caso mais recente foi na última segunda-feira (20). O proprietário contou que foi assaltado quando saía do supermercado e os criminosos levaram malotes de dinheiro que seria levado para depósito.

“Considero que foi um assalto ao estabelecimento porque eu levava um dinheiro de um correspondente bancário [que recebe pagamentos e depósitos financeiros] que funciona dentro do meu supermercado. Aqui perto ainda [do supermercado], dois homens armados pararam o carro que eu estava com meu irmão e tivemos que descer”, relata. A Polícia Militar ficou de se posicionar sobre o caso ainda nesta quinta-feira.

Além do velório simbólico dois dias após o assalto, o comerciante “enterrou” a segurança pública ao lado de moradores do bairro onde mora. “Se a nossa segurança no bairro está morta vamos velar e enterrar. O dinheiro levado era para pagar ao banco, como não paguei, eles bloquearam meu correspondente”, contou Renê.
Por causa da falta de pagamento, o empresário confessa não saber o que fazer. “Eu estou em débito e o banco já me informou que poderei fazer um parcelamento, mas ainda assim estou desesperado. Agora com o fechamento do correspondente bancário daqui do meu supermercado, as pessoas da região vão ter que andar uns seis quilômetros para fazer pagamentos no centro da cidade”, explica.
De acordo com Ferreira, outro supermercado que ele tinha no bairro Km-4 foi fechado por conta dos assaltos. “O mercado já não se sustentava mais por conta dos assaltos. Já vivo indignado por conta dessas constantes situações”, conclui.

De acordo com o delegado de furtos e roubos da cidade, o comerciante deixou para registrar o caso no dia seguinte ao assalto e isso, segundo ele, atrapalha as investigações. “O assalto ocorreu na segunda-feira e ele só procurou a polícia na terça-feira. É bom quando nos avisam rapidamente para atuarmos de imediato. Ainda não sabemos quem foi, mas suspeitamos que o assalto teve participação de alguém vinculado à empresa”, explicou.

G1.com

HOMEM É AGREDIDO A GOLPES DE FACÃO NO MUNICÍPIO DE BIRITINGA


Um homem foi encontrado e socorrido para o Hospital Municipal de Biritinga, após ser agredido com golpes de facão, nesta quinta-feira (23), o mesmo foi encontrado caído, próximo ao Bar da Boa na localidade do Povoado Trindade. A vítima teve cortes no rosto e braço e aguarda autorização para ser transferido para Salvador.


A Polícia Militar Biritinga agiu rápido e já prendeu o suspeito. Ainda não sabemos a motivação das agressões.
Fonte: Bahia em Foco

Conceição do Coité – Jovem morre em confronto com guarnição da CETO



Um jovem identificado por Luiz Fernando, 18 anos, conhecido por “Veludo” ou “Beludo” foi morto no fim da manhã desta quinta-feira, 23, numa operação policial da Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO do 16º Batalhão de Serrinha, no Bairro da Pampulha, em Conceição do Coité.

Segundo a PM, Luiz Fernando teria reagido a voz de prisão e estaria em posse de duas armas de fogo nas mãos e atirou contra a guarnição. Os policiais reagiram e acertaram o rapaz e os próprios prestaram socorro conduzindo Veludo até a emergência do Hospital Regional de Conceição do Coité, onde deu entrada sem os sinais vitais.

Informações não confirmadas dão conta que a vítima estaria na companhia de outro rapaz, e que pela manhã uma equipe da Prefeitura teria ido ao bairro realizar o desmatando de uma plantação de mamona no mesmo bairro onde teria ocorrido o confronto, e ele (Veludo) teria expulsado os trabalhadores do local.

Armas e um embrulho supostamente com droga apreendidos pela Ceto.
A guarnição da CETO que fica na sede do Batalhão em Serrinha, e tem a escala itinerante, ou seja, diariamente se desloca para algum município pertencente ao 16º BPM ao entrar no bairro foi informada que Veludo e um comparsa estaria aterrorizando, “quando chegamos ao bairro e ele avistou a viatura logo fez um disparo e saiu correndo.” disse um dos policiais. O amigo de Veludo conseguiu fugir.

No inicio da tarde a guarnição levou dois revolveres calibre 32 e 38 respectivamente e uma pequena quantidade de substancia enrolada em saco plastico aparentado ser droga.

Luiz Fernando já havia sido apreendido várias vezes por crimes diversos, um conselheiro tutelar disse que recentemente chegou da casa do menor em Feira de Santana onde estava internado. O mesmo conselheiro disse que ele atingiu a maioridade recentemente.

Fonte: Calila Noticias

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Suspeito de furtar na feira livre de Serrinha é preso pela PM

O suspeito foi apresentado na delegacia local.


Na manhã desta quarta-feira (22) na cidade de Serrinha, o Policiamento Ostensivo a pé pertencente a 2ª Cia PM, do Décimo Sexto Batalhão, prendeu em flagrante delito Wendel Meireles Monteiro, quando sorrateiramente furtava os consumidores na feira livre da Praça Miguel Carneiro.

Segundo a PM, Wendel vem praticando esta modalidade de furtos na feira livre e já foi preso outras vezes. Após ter sido flagrado pelo Policiamento a pé, foi preso e conduzido à Delegacia de Serrinha para ser flagranteado.

Fonte: Informe Bahia

Polícia Civil estoura rinhas de galos e apreende 99 aves em Lamarão

99 galos foram encontrados engaiolados em dois imóveis
Duas rinhas de galos que funcionavam na sede e na zona rural do município de Lamarão, distante 20 quilômetros de Serrinha, foram desativadas no fim da manhã desta quarta-feira, 22, durante uma operação da Polícia Civil.

A ação, comandada pelo delegado Getúlio Queiroz, responsável pela Delegacia Territorial (DT) local, e pelo investigador Gel Fran Almeida, resultou na apreensão de 99 galos, que seriam usados em apostas, medicamentos, anabolizantes e instrumentos de metal que ajudam a ferir os galos durante as brigas.

A primeira rinha desativa funcionava em uma casa desabitada localizada na Rua da Serrinha. Neste local, os policiais encontraram 35 galos. As aves foram encontradas nos fundos do imóvel e estavam confinadas em viveiros individuais. Algumas estavam feridas.

Na área da cozinha os policiais acharam um ringue usado nas rinhas e uma lousa para marcar a pontuação. O proprietário do local não foi encontrado, mas segundo informações da polícia, o imóvel pertence a um homem identificado como Antônio dos Santos Batista.

No decorrer da operação, os policiais foram avisados por um homem que estava sendo investigado da existência de outra rinha de galo que estaria funcionando em uma fazenda do município.

Ao chegar ao local, os agentes observaram que na propriedade indicada os animais também estavam confinados em compartimentos construídos de concreto e madeira aguardando os combates. No local, a polícia apreendeu 64 galos. O proprietário da fazenda foi identificado como Idalício da Silva Santos, o “Dal”.

99 galos foram encontrados engaiolados em dois imóveis
Conforme o delegado, os galos encontrados nas duas rinhas passarão por uma avaliação veterinária e serão levados para o centro de triagem de animais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA).

Os responsáveis pelas rinhas serão indiciados por maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais N° 9.605/98.

Fonte: PCS

Luta pela vida: bebê prematuro morre quatro dias após o nascimento e irmão gêmeo tenta sobreviver

Foto: Reprodução/DailyMail
Um bebê prematuro morreu somente quatro dias após o nascimento. De acordo com informações do site DailyMail o recém nascido não sobreviveu porque nasceu muito pequeno e não suportou os problemas de saúde. A mulher já lutava para conseguir engravidar há muito tempo. Ela enfrentou sete anos de tratamentos e outros cinco com tentativas de fertilização in vitro. Quando soube que estava grávida de gêmeos, um menino e uma menina, ela e o marido, Steve, não conseguiram conter a felicidade.

Quando começou a sentir dores com somente 22 semanas de gravidez, Alison Barker ficou com muito medo. Os médicos disseram para ela levantar da cama somente se fosse extremamente necessário, para conseguir “atrasar” o parto o máximo possível.Após duas semanas, ela deu luz aos gêmeos, mas, infelizmente, a menina Anya morreu quatro dias depois. Alison conta que a única coisa que a manteve ativa foi lutar pela vida do outro filho. — Eu não acreditei quando os médicos disseram que eles iriam nascer. Eram muito pequenos, não conseguiam nem respirar direito. Anya teve um sangramento de cada lado do cérebro e não conseguiu sobreviver, mas agora vou lutar pela vida do meu pequeno Coby

Fonte: R7

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Policia Civil apreende arma de fogo e adolescente em Conceição do Coité


O adolescente de iniciais F.V.O, idade não informada, foi apreendido pela Policia Civil de Conceição do Coité, na manhã desta terça-feira (21), juntamente com uma arma de fogo [pistola de dois canos] de fabricação artesanal. Apreensão aconteceu baseado em denúncias anônimas.

Segundo o investigador Deraldo da Civil, na delegacia o adolescente informou que a arma de fogo foi comprada pela quantia de R$ 250, na mão de um indivíduo conhecido por Carioca, o mesmo não foi localizado pelos agentes civis. O adolescente e a arma de fogo foram apresentados na delegacia local para adoção das medidas cabíveis.


Fonte: Informe Bahia

Grupo invade cidade de Cansanção, atira contra sede da PM e explode banco


Bandidos fortemente armados invadiram o município de Cansanção, a 120 quilômetros de Conceição do Coité, e explodiram caixas eletrônicos da agência do Bradesco, na madrugada desta quarta-feira (22). Antes do ataque ao banco, os criminosos metralharam o Batalhão de Polícia Militar da cidade, além de uma viatura. Não há registro de feridos. 


Conforme testemunhas, a quadrilha era formada por cerca de 15 pessoas fortemente armados. Metade do grupo foi responsável pela invasão ao banco e a outra parte pelo ataque à polícia. Com as explosões, o teto da agência cedeu e o espaço ficou completamente destruído. Já a sede da PM, apresenta diversas marcas de tiros. A viatura atacada teve os vidros quebrados.

Não há informações sobre valores roubados e de suspeitos presos.

Com informações do G1

Número de homicídios cai 7,94% na região do sisal, aponta relatório da PM




O 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por meio da assessoria de comunicação social, apresentou na última sexta-feira (12), no auditório da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), um relatório estatístico analítico de ocorrências e ações do BPM referente ao primeiro semestre de 2015.

Presidida pelo comandante do 16º BPM, Tenente Coronel Nilton Paixão, o evento contou com a participação do Capitão Agassiz Jorge Sampaio, chefe da assessoria de comunicação social, do Capitão Joilson Lessa, coordenador de planejamento operacional e instrução, e radialistas.

O objetivo foi apresentar a estatística criminal da região, índices da produtividade policial, além de expor os projetos sociais que são desempenhados pela unidade, com destaque para o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que atendeu 8 escolas da rede municipal de ensino de Serrinha e capacitou 250 crianças no primeiro semestre deste ano. Para o segundo semestre, a expectativa do programa é aumentar o número de escolas atendidas (10) e de crianças capacitadas (320). 


Os números do relatório apontam uma redução de 7,94% na estatística de crimes violentos letais intencionais (CVLI) nas 19 cidades que compõem a área de atuação do 16º BPM (Serrinha, Santa Bárbara, Santanópolis, Lamarão, Barrocas, Teofilândia, Araci, Santaluz, Valente, São Domingos, Retirolândia, Coité, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Nova Fátima e Capela do Alto Alegre, Ichu, Candeal e Tanquinho).


O levantamento equivale ao período de janeiro a junho de 2015, comparado ao mesmo período do ano passado. Nos cinco primeiros meses de 2014 foram registrados 63 homicídios na área do BPM. Este ano, foram 58.

O Relatório aponta que em Serrinha, sede do Batalhão, houve uma redução de 26,3% no número de CVLIs, caindo de 19 registrados entre janeiro e junho de 2014, para 14 no mesmo período de 2015. Se levar em consideração apenas o mês de abril de 2015, verifica-se que houve uma redução ainda maior se comparado com o mesmo mês do ano passado, quando se registrou 7 assassinatos contra 1 deste ano. 

Barrocas e Valente registraram aumento no número de CVLIs nos cinco primeiros meses deste ano. Pulou de 0 e 1 em 2014 para 4 e 3 em 2015, respectivamente.

Na avaliação do Tenente Coronel Nilton Paixão, as ações comunitárias do 16º BPM, como a intensificação do policiamento a pé no centro comercial, a instalação do trailer nas imediações do calçadão Araújo Pinho e a interação da Polícia Militar com o comércio local, reduziram significativamente os índices de furtos, roubos e lesões corporais na cidade de Serrinha. Ele prometeu reforçar o policiamento motorizado e intensificar o combate à poluição sonora nos finais de semana.

O comandante destacou também a produtividade policial da tropa, na qual 17 armas foram apreendidas, 178 pessoas foram conduzidas, 53 pessoas foram presas em flagrante, num total de quase 36 mil abordagens policiais. ”Esse é o resultado de uma tropa coesa que se destaca com eficácia na qualidade técnica e operacional nas missões policiais” elogiou o oficial.

Ainda segundo o balanço, nos cinco primeiros meses do ano, 17.966 veículos foram abordados, sendo que 271 foram conduzidos para averiguação, 265 foram notificados e 9 foram recuperados.

Na ocasião, o comandante anunciou a mudança da sede do BPM, melhorias no sistema de comunicação da unidade, mudança da frota e aumento de efetivo. No final do encontro, o comandante do 16º BPM agradeceu a presença de todos e parabenizou todo o efetivo policial que compõe a unidade.

Fonte: PCS