quarta-feira, 27 de maio de 2015

G1 testa skate que vira mochila e é proposta para mobilidade urbana

A prancha é um pouco menor do que num skate convencional, mas a mochila instalada na traseira garante a estabilidade mais rápido. Nas mãos, um controle transmite, via wireless, os comandos de freio, ré e aceleração, sem qualquer necessidade de impulso. Estamos falando do MovPak, espécie de skate elétrico com mochila acoplada desenvolvido por três baianos – Hugo Dourado, Ivo Machado e Felipe Junquilho – que ajuda a repensar a mobilidade urbana.

Divulgado especialmente nos Estados Unidos, o produto está em fase de pré-venda online, ao custo de US$ 999. De acordo com a startup, o site já foi visitado por internautas de mais de 150 países. A distribuição está prevista para outubro deste ano.
'Movpack' é opção para percorrer curtas distâncias
(Foto: Movpack/Divulgação)

(De olho na novidade, o G1 testou o equipamento para entender a funcionalidade do produto. Veja a experiência no vídeo acima).

A ideia do projeto foi de Hugo Dourado. Em viagem a Holanda, ele percebeu que a cultura da bicicleta, tradicional no país, podia ser até mais prática se o veículo alternativo ao automóvel fosse, de fato, portátil. "Se você pegar uma bicicleta que dobra, por exemplo, vai ter no mínimo sete atos para transformar do transporte para objeto portátil. No caso do MovPak, são três segundos. Ninguém vai perder o ônibus ou o metrô porque está convertendo”, explica o inventor.

Meio de transporte para curtas distâncias, o veículo leve elétrico pesa cerca de 8 kg e pode ser recarregado em tomadas – a bateria fica cheia em duas horas e tem 20 km de autonomia. O usuário pode chegar a uma velocidade máxima de 30 km/hora. Ele também é zero carbono de emissão e tem custo de energia de R$ 0,06 centavos a cada 100 km rodados, relatam os sócios.

“A ideia desde o início foi estar com a mochila em movimento. Existe um problema, conhecido no mundo todo, que é o da 'última milha', ou seja, a distância que se precisa andar transporte público ao destino final”, aponta Ivo Machado.
Movpack

O produto foi desenvolvido na incubadora da empresa, localizada no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, um espaço de pesquisa integrada entre o governo baiano, a comunidade acadêmica e o setor empresarial.

"O MovPak é uma invenção baiana, a gente criou aqui. Mas é um produto que serve para vários lugares. Temos hoje uma demanda mundial, são vários países, inclusive o Brasil, querendo comprar”, comenta Machado. Em março, o MovPak foi apresentado no South by Southwest (SXSW), evento que reúne festivais de cinema, música e tecnologia em Austin, nos EUA.

O rolé
A experiência do G1 foi no campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro de Ondina, capital baiana. Num momento inicial, o teste foi feito em uma calçada de superfície irregular, o que dificultou um pouco a estabilidade na prancha. É preciso um cuidado com o impulso no momento da aceleração e isso se resolve ao manter a firmeza do corpo para não pender para trás.

No controle, há uma alavanca que serve para acelerar e frear. Uma dica para ficar confortável é encostar a perna na mochila. A pessoa pode dar ré e aumentar a potência com a mudança de marcha, facilitando subidas em ladeiras, como em veículo tradicionais. É só o tempo de se acostumar. Já confiante, é a hora de aumentar a velocidade aos poucos.

De acordo com a MovPak (a startup tem o nome do produto), crianças, adolescentes, jovens e adultos também fizeram testes, praticantes de skate ou não, e o tempo da adaptação tem levado 30 minutos no máximo.
Fonte:G1 Bahia

Sem comentários:

Enviar um comentário