quinta-feira, 16 de abril de 2015

Internautas do whatsApp divulgam falso assassinato da filha de ex-candidata a vereadora de Araci


Mais um boato ganhou força no WhatsApp. Internautas utilizaram o aplicativo para propagar falso assassinato da filha de uma ex-candidata a vereadora de Araci. Em poucas horas nesta terça-feira (14) as informações e fotos rondaram por toda o interior da Bahia relatando o crime com a adolescente. Dezenas de pessoas entraram em contato com a reportagem do site A Voz do Campo para se certificar do caso. A informação da forma como foi divulgada é falsa. A noticia aconteceu no ano de 2014 e em outro estado do pais. Veja a noticia verdadeira.
Um crime chocou a população de Parauapebas, a 700 km de Belém, no estado do Pará no dia 19/12/2014. De acordo coma imprensa local, policiais civis encontraram o corpo da adolescente Bárbara Lira Pereira, 13 anos em um terreno baldio próximo a Praça da Bíblia, na mesma cidade, com sinais de estupro e ferimentos profundos. A publicação local ainda informa que a jovem teria desaparecido após sair de casa na noite da última sexta-feira (12), após marcar o encontro pelo aplicativo WhatsApp. Não há informações sobre os autores do crime

Cuidado com falsos boatos na rede

Os boatos que correm nas redes sociais possuem características próprias que, segundo Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, ajudam a identificá-los em meio aos diversos conteúdos compartilhados no mundo virtual. “Nesse ambiente, a fonte da informação é o amigo, o parente ou qualquer outro conhecido que não se preocupa em checar o conteúdo antes de repassá-lo”, afirmou ele, que recomenda cuidado redobrado com o que se lê tanto no Facebook como no WhatsApp. O editor do Boatos.org recomenda o uso da própria internet para checar as informações antes de repassá-las e até mesmo se alarmar. “Cole parte do texto em um site de buscas. O mesmo deve ser feito com a imagem. Com essa simples busca, identifique se a história foi confirmada por uma fonte confiável. Se não tem uma fonte, há grandes chances de ser mentira.”
Fonte:Voz do Campo

Sem comentários:

Enviar um comentário