quarta-feira, 25 de março de 2015

Experiências exitosas de Serrinha e Coité recebem Delegação do Governo da Etiópia


O primeiro compromisso da delegação foi na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, na tarde desta terça-feira,24. Em Serrinha está prevista a chegada para às 11h30 de quarta, 25 e Coité, 26.


O modelo de alimentação escolar e as ações na área de segurança alimentar, nutricional e de agricultura familiar, implementadas pelo Estado, já atraíram a visitação de 16 delegações de países nos últimos anos. Agora, uma delegação com oito membros do governo da Etiópia esteve presente, nesta terça-feira (24/03), na sede da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para conhecer o modelo de alimentação escolar da rede estadual de ensino. O encontro foi realizado com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e contou, também, com as presenças da vice-diretora do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Cynthia Jones, e do conselheiro do Departamento Internacional para Desenvolvimento (DFID) do Reino Unido, Indranil Chakrabarti. Entre quarta (25/3) e sexta-feira (27/3), a delegação visitará escolas para conhecer o sistema de perto na capital e nas cidades de Serrinha e Conceição do Coité.
Durante a reunião, o secretário Osvaldo Barreto explicou como funciona o modelo na rede estadual, desde os recursos investidos até a preparação dos alimentos, respeitando a peculiaridade de cada região. “O Programa de Alimentação Escolar é de grande importância, pois permite que os estudantes tenham acesso a uma alimentação de qualidade nas escolas”, relatou.

No encontro, os membros da delegação levantaram questões sobre a implementação do modelo nas escolas. O assessor do ministro da Educação da Etiópia, Berhanu Moreda, indagou sobre os principais desafios enfrentados para implantação nas escolas do modelo adotado na rede estadual, que investe no seu cardápio em produtos provenientes da agricultura familiar. “Essa relação entre educação e agricultura é muito importante, foi o que nos motivou a vim para a Bahia e implementar em nosso país”, disse.
A alimentação escolar da rede estadual já atraiu visitação de 16 delegações de países, nos últimos anos, como Tanzânia, Mali, Malawi, Senegal, Haiti, Zâmbia e Costa do Marfim, sendo referência para esses países africanos e para o Centro de Excelência Contra a Fome do Banco Mundial de Alimentos das Nações Unidas PMA/ONU.

Nesta quarta-feira (25), às 11h30, a comitiva chega a Serrinha, o prefeito Osni Cardoso, autoridades locais, representantes da Secretaria de Educação e Agricultura do município em parceria com o Armazém da Agricultura Familiar e grupos de produtores, responsáveis por apresentar as experiências exitosas relacionadas à segurança alimentar no município à delegação da Etiópia, marcarão presença na recepção.

Na oportunidade, a delegação visita o Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal – CETEPS, que capacita jovens e adultos para introduzir-se no mundo do trabalho e atender as demandas socioeconômicas e ambientais do Território de Identidade onde vivem. O Centro tem um programa de alimentação escolar composta de itens da agricultura familiar integrada à estratégia Fome Zero que tem o compromisso de alterar situações agudas de miséria e de contribuir para a mudança de paradigmas de segurança alimentar que impedem o crescimento do país.

A delegação vai visitar também a Cooperativa Central Arco Sertão, conhecendo como se deu o processo de junção das cooperativas e de como é realizada a venda para a alimentação escolar e para outros mercados e o almoxarifado da alimentação escolar, localizado na Prefeitura Municipal de Serrinha, para verificar as estruturas e logísticas de entregas dos itens nas escolas.

No município de Conceição do Coité, também estão previstas na programação dos representantes da Etiópia na quinta-feira,26. A delegação conhecerá as ações desenvolvidas pela COOAFES com os grupos de produção de mulheres que trabalham com os derivados da mandioca, polpas de frutas e com horticultura, além de visitarem escolas da rede pública municipal de ensino e agricultores familiares que fornecem alimentos para a merenda escola.

De acordo com representantes da da ONU, o objetivo da visita da delegação do país africano é mostrar como tem dado certo a política brasileira de redução da fome e da extrema pobreza no Brasil por meio da inserção dos produtos dos pequenos agricultores na merenda escolar e ao mesmo tempo ajudá-los a implementar iniciativas nos países que sofrem com a falta de alimentos na África.

Na sexta-feira (27), a comitiva retorna a Serrinha para cumprir mais uma jornada de visitas, dessa vez à Associação das Mulheres Produtoras da Cáritas, às Cooperativas dos Agricultores Familiares.
Fonte:Calila Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário