terça-feira, 3 de março de 2015

Araci: Morre aos 58 anos, o teólogo e escritor José Lisboa

Faleceu neste domingo 1º de março, o teólogo e escritor, José Lisboa Moreira de Oliveira. Natural de Araci, ele nasceu em 14 de agosto de 1956. Atualmente, dedicava-se aos estudos e ao ensino de Antropologia da Religião e Ética. José Lisboa passava por problemas graves de saúde.

Em nota, o provincial dos Vocacionistas do Brasil, padre José Ionilton Lisboa de Oliveira, expressou pesar pela morte do teólogo. A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) também expressou suas condolências pelo falecimento de Lisboa e relatou que durante sua jornada, contribuiu com as atividades de evangelização da Igreja no Brasil.

Vida e missão

José Lisboa era graduado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (1982), mestrado em Teologia Sistemática pela Pontificia Facoltà Teologica dell’Italia Meridionale – Sezione San Luigi (1989) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1991). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2008). Atualmente era professor titular de Ética e Antropologia da Religião na Universidade Católica de Brasília, onde também era gestor do Centro de Reflexões sobre Ética e Antropologia da Religião (CREAR). Enquanto religioso vocacionista até 2007, foi assessor do antigo Setor Vocações e Ministérios Ordenados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de ter diversas publicações na área da Teologia das Vocações e da Espiritualidade. Desenvolveu pesquisas sobre o tema das vocações, dos ministérios, da religião e da ética. E era professor convidado do Curso de Especialização lato sensu para Formadores de Seminários e da Vida Religiosa no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte.

O sepultamento está previsto para esta quarta-feira (3), em Araci. O horário ainda não foi definido.
Fonte:Voz do Campo

Sem comentários:

Enviar um comentário