quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Coité: quase 500 famílias festejam o recebimento de novas moradias


A prefeitura, o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal entregaram 492 apartamentos para famílias entre zero e três salários mínimos. O cerimonial para entrega das residências que aconteceu na manhã desta quarta-feira,20, contou com a presença do prefeito da cidade Francisco de Assis, o presidente da Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, José Ubiratan Cardoso, secretários municipais, vereadores, representantes da Caixa, diretores da construtora, lideranças políticas, representantes de entidades e beneficiados.

Segundo o prefeito, o residencial conta com espaço de eventos, garagem, estação de tratamento de esgoto, água encanada, energia elétrica, depósito de lixo, calçamento, além de espaços para prática de esportes. “Eles agora vão na Caixa Econômica aderir ao programa Minha Casa Melhor para financiar móveis e eletrodomésticos. Estes são os programas sociais do nosso governo que chegam para quem mais precisa. Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério iniciado no Governo Lula”, comemorou o prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis.

Eu morava de aluguel numa casa que molhava tudo. Nunca tive um banheiro assim e hoje estou muito feliz mesmo”, destacou a nova moradora do Conjunto Habitacional Mário da Caixa, inaugurado na manhã desta quarta-feira, 20 de agosto, em Conceição do Coité. Ela se chama Maria das Graças, não é escolarizada, tem dois filhos e hoje está “feliz da vida”.

“Dona Maria é símbolo dessa luta pela moradia. A história dela é exemplo”, definiu a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Evania Carneiro. A gestora da assistência social informou que o trabalho de acompanhamento das famílias vai acontecer de verdade. “Nós vamos fazer diferente. Vamos manter o diálogo e acompanhamento das famílias. Vamos fazer o projeto social. Não basta apenas dar a casa é necessário o acompanhamento para manter a união”, concluiu a secretária. 

“Nós já temos 270 mil unidades contratadas e destas, já foram entregues cerca de 130 mil. Só aqui em Coité com as entregues e as 250 em construção chegaremos a quase 1.300 casas”, enalteceu o Ubiratan Cardoso, diretor da Conder, empresa do governo baiano. Para ele, o Governo Wagner vai atingir a meta de entregar mais de 200 mil casas até o final do ano. “A Bahia bateu recorde de contratação e é o estado brasileiro com maior número de contratação proporcionalmente no Minha Casa, Minha Vida e ainda tem o programa próprio com construção em áreas específicas”, divulgou.


Cerca de 2 mil pessoas foram beneficiadas diretamente com o novo empreendimento e as famílias foram selecionadas por meio de critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades e a Caixa. Assim, foram considerados regionalização (residentes nas proximidades do empreendimento), quantitativo de pessoas, existência de pessoas com deficiência e idosos e famílias chefiadas por mulheres. A prefeitura também oferece ônibus na porta para transporte escolar, uma escola e uma unidade de saúde em pleno funcionamento e está construindo um complexo esportivo com um campo de futebol e uma quadra poliesportiva coberta, tudo numa margem de 500 m e 1 km.

Fonte: Calila Notícias - Informação: Secom/Fotos: Raimundo Mascarenhas

Sem comentários:

Enviar um comentário