sábado, 30 de março de 2013

Polícia Civil irá tentar chegar aos assassinos do tenente através do sistema de monitoramento por câmeras do posto

A perícia apontou que o tenente foi morto a tiros de pistola 9MM e revólver calibre 38. Ele foi atingido por cerca de oito disparos. 

A morte do Tenente Marcos José, ocorrida na tarde de quinta-feira,28, em Capim Grosso, é alvo de uma minunciosa investigação por parte das Polícias Militar e Civil da região. O corpo do oficial chegou ao IML de Jacobina por volta das 21h45 do mesmo dia do crime, e era aguardado por amigos e companheiros de farda. 

A perícia apontou que o tenente foi morto a tiros de pistola 9MM e revólver calibre 38. Ele foi atingido por cerca de oito disparos. O circuito interno do posto de combustível onde o tenente foi emboscado gravou toda a ação dos criminosos e ajudará nas investigações. 

As imagens mostram que, após abastecer seu veículo, um FORD ECOSPORT prata, PP QWR 1219, o tenente, que estava de folga, se dirigiu ao balcão para passar o cartão. A todo momento ele se mostrou alerta ao que ocorria no local, mas no instante em que ele deu as costas ao pátio para realizar o pagamento, os dois assassinos chegaram em uma moto de dados não anotados. Os dois estavam com capacete, mas sem viseira. Eles desceram tranquilamente e um dos homicidas teve tempo de chegar por trás do oficial, puxar a arma da cintura, mirar há mais ou menos quatro metros de distância dele e atirar a traição em sua cabeça. O tenente foi ao chão e em seguida os dois atiradores de aproximaram dele e efetuaram de forma fria vários disparos contra o oficial. Em seguida apontaram para o veículo, onde estava a namorada do tenente, mas ela saiu do carro e conseguiu fugir. Em seguida os atiradores subiram na moto de empreenderam fuga. 
Informações e fotos : Bahia Acontece

Joelma, da banda Calypso, compara gays a drogados ‘tentando se recuperar’.


A cantora Joelma, do grupo Calypso, voltou a ser o centro de mais uma polêmica ao falar sobre a legião de fãs homossexuais que acompanham sua carreira e seus shows. "Tenho muitos fãs gays, mas a Bíblia diz que o casamento gay não é correto e sou contra”, disse Joelma. Indagada sobre o que faria caso tivesse um filho homossexual, a cantora afirmou que “lutaria até a morte para fazer sua conversão”. Joelma declarou ainda que “já vi muitos se regenerarem” e revelou conhecer “muitas mães que sofrem por terem filhos gays. É como um drogado tentando se recuperar”, disse. Não é a primeira vez que a vocalista do Calypso se envolve em polêmica sobre o assunto. Em agosto do ano passado, ela apareceu em um vídeo em que tentava influenciar um fã homossexual na tentativa de 'convertê-lo'.


Fonte: Bahia Notícias

quinta-feira, 28 de março de 2013

Valente – Acidente envolvendo dois carros de passeio deixa dois mortos e três feridos na BA-120


Duas pessoas morreram no final da tarde desta quinta-feira (28),no km 30 da BA-120, a 02 km da cidade de Valente, sentido Santaluz, vitimas de um acidente envolvendo dois veículos modelo Corsa. Lucas Antônio Lima Carneiro Araújo, 18 anos, dirigia o Corsa Sedan placa JRD-8000 licença de Valente, retornava da cidade de Santaluz e na localidade conhecida por Barro Vermelho, teria perdido o controle do veículo passou para a contra mão onde recebeu o choque violento do Corsa Classic placa HGO-9418, licença de Salvador, dirigido por Gilberto Antonio Silva, 60 anos.Somente o resultado da perícia irá apontar o que provocou o acidente. 

No acidente,morreram na hora ficando presos nas ferragens Lucas que viajava sozinho, ele que era filho de Mário dos Correios e a funcionária pública Marion Rejane Araújo Silva, 56 anos, que viajava ao lado do esposo Gilberto. Além do casal, viajavam uma filha, Lívia Araújo, 18 e a amiga Fabiane Oliveira Marques, 17, que receberam os atendimentos emergenciais no pronto socorro do Hospital José Mota Araújo e em seguida foram transferidas conscientes para o Hospital Geral em Salvador. Gilberto que também é funcionário público tendo como função motorista do IBAMETRO foi transferido com fraturas nos membros inferiores e superiores, mas segundo informações de amigos ele deixou a unidade de saúde em Valente consciente. 

Histórias que comoveram – Lucas, filho do funcionário dos Correios de prenome Mário havia começado em fevereiro o curso de Engenharia do Petróleo, na cidade de Aracaju. Membro da Igreja Batista, Lucas chegou pela manhã de Aracaju e a tarde foi à cidade Santaluz visitar os avós maternos. 

Um amigo da família que não teve a identidade registrada, bastante chocado com o ocorrido disse que Lucas estava em Valente e seu pai não sabia.” Ele ligou pra mim na saída de Aracaju por volta de 0h30 deste sábado e disse que pretendia fazer uma surpresa ao pai, às 06h da manhã já estava aqui em Valente, até então sem o pai saber. Me chamou para acompanhá-lo a viagem de Santaluz, brinquei com ele e preferir não viajar, quando recebi foi a noticia do acidente e que ele havia morrido” narrou o amigo que estava resolvendo os problemas para encaminhamento do corpo para o DPT em Feira de Santana, pois o pai do estudante estava em estado de choque, pois só soube da presença do filho na cidade no momento do acidente. 

As pessoas que viajavam no corsa Classic, eram naturais de Queimadas e residiam no Bairro do Imbui, em Salvador. Eles saíram da capital do estado ás 08h e ao chegarem no contorno de Feira de Santana, se envolveram em um pequeno acidente e por meio de um torpedo Fabiane informou a mãe Cosma Maria, que mora em Queimadas, do ocorrido. Na mensagem, ele pede para a mãe não se preocupar, pois não era nada grave e o atraso foi em função da polícia rodoviária, pois necessitou fazer um boletim de ocorrência. 

Na noite de quarta-feira (27), Fabiana havia mandado outra mensagem para mãe, dizendo que estava na contagem regressiva para viajar a Queimadas. 


Equipes de resgate tiveram muito trabalho para retirar os corpos das ferragens inclusive uma equipe da Brigada Anjos da Vida de Conceição do Coité esteve no local para ajudar no atendimento ás vítimas. 

Fonte: Calila Notícias - Por Valdemí de Assis/ Fotos: Raimundo Mascarenhas

Capim Grosso: Tenente Marcos José é assassinado!; clima revolta a cidade



Segundo informações, o tenente Marcos José de Souza, 44 anos, estava abastecendo o seu carro, quando dois elementos não usando capacete chegaram em uma moto e dispararam vários tiros à queima roupa no militar. 

Informações dão conta de um clima bastante tenso na cidade. Não entra e não sai ninguém. Trânsito complicado, inclusive o intermunicipal. 

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou, através de nota a imprensa, que o 1º Tenente Marcos José de Souza, 44 anos, foi morto tiros na tarde desta quinta-feira (28), no município de Capim Grosso, localizado a 268 km de Salvador. 

Segundo as autoridades, ele foi atingido por homens a bordo de duas motos, quando parou em um posto de combustível localizado no km 2 da BR-407. 

O oficial estava de folga no momento do crime. Segundo a assessoria da PM-BA, ele ingressou na corporação em 1990. Marcos era comandante do 5º Pelotão da 24ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), com sede em Capim Grosso. Diligências estão sendo realizadas no intuito de localizar e prender os autores do crime. 


Segundo a namorada do oficial, ele teria saído do carro para pagar o abastecimento, quando ela ouviu a voz do tenente mais alterada e pedindo para que não atirasse, foi quando a mesma ouviu o disparo, segundo a mesma, um dos assassinos chegou a apontar a arma pra ela. 
Fonte: Interior da Bahia – (informações e Foto: FR Noticias).

Delegação internacional vem ao Brasil denunciar violência no campo


A visita é uma resposta ao aumento de casos de intimidação e violência contra ativistas sociais no país 

Uma delegação internacional do “Prêmio Nobel Alternativo” (Right Livelihood Award) visitará o Brasil entre os dias 1º e 4 de abril para cobrar justiça e esclarecimento de crimes contra integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). 

A visita é uma resposta ao aumento de casos de intimidação e violência contra ativistas sociais no Brasil. Somente em um ano, o número de ativistas ameaçados no país aumentou 117,6%. A delegação visitará a cidade de Marabá, no Pará, região norte do país. 

Entre os integrantes do grupo internacional estão dois agraciados com o Prêmio Nobel Alternativo: Angie Zelter, representante da organização britânica Trident Ploughshares (RLA 2001), e o biólogo argentino Raúl Montenegro (RLA 2004). Também participará da comitiva a integrante do Conselho Diretivo da Fundação Right Livelihood Award (RLA) e ex-membro do Parlamento sueco, Marianne Andersson. Segundo ela, “a delegação chegará para expressar sua solidariedade aos ativistas brasileiros, denunciar os crimes e ataques que estão sofrendo os lutadores sociais nesse país e exigir a realização imediata da reforma agrária". 

Fonte: Brasil de Fato

Três pessoas são baleadas em tentativa de homicídio no bairro da Bomba, em Serrinha


A tentativa de homicídio contra um homem, no bairro da Bomba, em Serrinha, deixou três pessoas feridas na noite desta quarta-feira (27). A polícia investiga o caso e tenta identificar o atirador.

O crime aconteceu por volta das 19h na Avenida Getúlio Vargas. Evandro Correia da Silva Junior, 19 anos, mais conhecido como “feinho”, estava em uma rua próximo a casa em que mora quando um homem se aproximou e começou a atirar. Para tentar fugir, Evandro saiu correndo para o outro lado da rua.

Conforme a Polícia Militar, depois de disparar cerca de 5 tiros, o homem fugiu a pé. Os policiais militares foram chamados e fizeram buscas, mas não localizaram o autor.

Duas pessoas que passavam pelo local no momento da tentativa de homicídio foram baleadas e socorridas no Hospital Municipal (HM) de Serrinha. Diante da gravidade dos ferimentos eles foram transferidos para o Clériston Andrade em Feira de Santana. Vilson foi baleado no tórax e Charles na perna esquerda. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Evandro Correia que cumpria pena no conjunto penal, o “cebolão”, por porte ilegal de arma, foi atingido pelos disparos no braço direito, perna direita e nas costas. Segundo a polícia, o crime aconteceu um dia depois de a vítima ter deixado o presídio.

Ele foi medicado no HM e também transferido para Feira de Santana. A polícia suspeita que o crime seja um acerto de contas.
Fonte: Portal Clériston Silva

quarta-feira, 27 de março de 2013

Empresário morre após colisão frontal com carreta na BR-116, em Serrinha



Colisão frontal entre uma carreta tipo cegonha, placa HFO-4936, licença de Betim/MG, e um Volkswagen Saveiro, placa JSI-7176, licença de Serrinha, na rodovia BR-116, próximo a entrada do povoado de Levada, em Serrinha, provocou a morte do empresário João Pereira Nascimento Filho, idade não informada.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 15h. O empresário ficou mais de 40 minutos preso às ferragens e faleceu a caminho do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana, informou o repórter Renny Maia. Militares do 16º BPM e voluntários ajudaram no resgate.


O motorista da carreta identificado como Cleiton Porto de Oliveira, 33 anos, não ficou ferido. Ele foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. 

João do Posto, como era conhecido o empresário, seguia no sentido Lamarão/Serrinha quando, segundo informações de testemunhas, teria sido surpreendido pela carreta que invadiu a contramão para fazer uma ultrapassagem.


“As marcas no asfalto confirmam a versão das testemunhas e indicam que o motorista da carreta teria mesmo provocado o acidente”, disse um policial militar à reportagem do PCS.

Ainda segundo a polícia, a carreta ficou atravessada na pista e interrompeu o trânsito no local. Por volta das 17h o tráfego foi totalmente liberado.
  

João Pereira era proprietário de um posto de combustível na cidade de Lamarão. O corpo dele foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O local e o horário do sepultamento ainda não foi divulgado pela família.

Fonte: Blog Clériston Silva

terça-feira, 26 de março de 2013

Serrinha: Suspeito de roubar casas é preso por investigadores da 15ª Coorpin



Wanderson Pereira de Jesus, 29 anos, mais conhecido como “Deno”, morador da Rua Getulio Vargas, no bairro da Estação, em Serrinha, foi detido na tarde desta segunda-feira (25) por investigadores da 15ª Coorpin, acusado de invadir e roubar residências. 

O suspeito foi detido após uma denúncia anônima. “Algumas pessoas viram ele com uma TV e um botijão de gás roubados e acionaram a nossa delegacia que prontamente determinou a captura do indivíduo”, informou um policial. 

Após buscas na casa do suspeito, os investigadores encontraram outro botijão de gás, uma makita (ferramenta elétrica portátil), uma furadeira, um ventilador e ferramentas como chaves de fenda e alicates.


Parte do material encontrado com Wanderson foi roubado na noite deste domingo (25) de uma residência localizada no bairro da Vaquejada, em Serrinha. O proprietário do imóvel esteve na delegacia e disse que o roubo aconteceu por volta das 20h. Os objetos roubados foram devolvidos. 

Segundo a polícia, Wanderson já esteve preso em 2010 pelo mesmo crime. Na época ele foi preso com um Notebook e uma câmera digital. O acusado ficará custodiado na carceragem da 15ª Coorpin à disposição da Justiça. 
Fonte: Blog Clériston Silva

segunda-feira, 25 de março de 2013

Jovem que pesava 280 kg é enterrado em Serrinha


O jovem serrinhense que pesava 280 kg foi enterrado na manhã deste domingo (24), no Cemitério Jardim das Acácias no bairro da Cidade Nova. 

Bastante emocionada, a mãe de Francisco Aráujo Júnior, dona Maria Aurizete, informou que se despediu do filho por volta das 10h, no sepultamento. O jovem tinha 23 anos e sofria de obesidade mórbida, causada pela síndrome Prader-Willi, que gera apetite excessivo. 

Ele morreu na noite de sexta-feira (21), no Hospital Roberto santos, em Salvador, onde passava por tratamento para curar uma pneumonia. O paciente deu entrada na unidade médica na madrugada de terça-feira (19) e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

A assessoria da unidade de saúde informou o falecimento do rapaz na tarde de sábado (23). No mesmo dia o corpo de Francisco foi levado para Serrinha cidade natal de Francisco do jovem. Ele foi velado na Câmara de Vereadores do Município.
Fonte: Blog Clériston Silva

sábado, 23 de março de 2013

Mundo Artistico:Briga entre Bell Marques e irmão causa racha no Chiclete com Banana, diz site


O maior bafafá dos bastidores do mundo do axé music, no momento, é o desentendimento entre o comandante do Chiclete com Banana, Bell Marques, e seu irmão Vadinho. De acordo com o site Metro 1, os dois quase iniciaram uma briga física em cima do trio no carnaval deste ano e, depois disso, decidiram que não continuam na mesma banda. Uma fonte do meio artístico disse ao veículo que “alguém vai sair até agosto”, só não se sabe se Bell ou Vadinho.
Fonte: Bocao News

sexta-feira, 22 de março de 2013

"O futebol brasileiro está nas mãos de uma quadrilha", dispara Romário


O deputado federal (PSB-RJ) Romário criticou mais uma vez o comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após a divulgação de um vídeo com declarações polêmicas do presidente da entidade, o ex-jogador pediu a prisão de José Maria Marin. O político se manifestou através das redes sociais e fez um apelo direto à presidente Dilma Rousseff, afirmando que o futebol nacional está sendo comandado por uma quadrilha. "Pelo amor de Deus, presidente Dilma, Ministério Público e ministro do Esporte, intervenham nesta instituição (CBF). As coisas estão cada vez piores. Está mais do que provado que o futebol brasileiro está nas mãos de uma quadrilha. Prendam esses caras, está na hora de dar um exemplo para o Brasil", publicou.(metro1)

Carreta tomba no meio da pista no trecho Coité/Riachão do Jacuípe e compromete o trânsito



O veículo permaneceu toda tarde e até às 22h permanecia no local devendo pernoitar no meio da pista.

Uma carreta de placa MEP – 2859 licença de Valente-BA, com um container carregado de sisal tombou no inicio da tarde desta quinta-feira, no Km 13 da BA 120 trecho Conceição do Coité/Riachão do Jacuípe e até às 22h permanecia no local e ninguém deu previsão de quando irá ser retirada para normalizar o trânsito. Segundo informações o motorista que não identificado teve apenas ferimentos leves e permanece no local sinalizando para evitar novo acidente.


Não há informações detalhadas do acidente. Apesar do pouco espaço alguns motoristas de veículos pesados aventuraram passar depois que populares cortaram galhos de árvores para sinalizar a pista. Para quem deseja chegar até o Distrito de Chapada em Riachão do Jacuípe saindo de Coité não vai encontrar obstáculos, pois o capotamento aconteceu a cerca de 2 km do contorno da referida comunidade.
Fonte: Calila Notícias - Raimundo Mascarenhas e Heldade Pinto

quarta-feira, 20 de março de 2013

Seca: Dilma deve anunciar repasse direto da União para prefeituras

Foto: Leticia Paes/Creative Commons
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta quarta-feira (20) que o governo deve anunciar na próxima semana novas medidas para o enfrentamento da seca em cidades do Nordeste. Uma das alternativas seria o repasse direto da União para as prefeituras por meio do cartão da Defesa Civil. “Provavelmente, na chegada da presidente Dilma [da Itália], algumas medidas devem ser anunciadas. Poderão ser nas duas pontas: tanto de gestão, como de mais recursos. Isso tudo está subordinado às conversas que teremos ao longo do dia", informou. A liberação de mais recursos também é uma das ações que devem ser anunciadas durante visita de Dilma ao Nordeste. De acordo com Ideli, parlamentares nordestinos se reunem nesta quarta com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para relatar as dificuldades dos prefeitos para obter os recursos repassados pelo governo federal. Informações da Agência Brasil.

Homem é assassinado por motoqueiros na BA-409, em Serrinha



Um jovem de 22 anos foi assassinado na tarde desta quarta-feira (20), por volta das 13h30m, na BA-409, saída de Serrinha para Conceição do Coité, próximo ao antigo Clube Locomotiva, em Serrinha. 

De acordo com a Polícia Civil, Alan Clecio Santana Silva e Silva, mais conhecido como “Alazinho”, pilotava uma moto Yamaha, modelo YBR, placa JQK-OO97, quando foi surpreendido por dois homens encapuzados em outra motocicleta que já se aproximaram atirando. Dois disparos acertaram o pescoço da vítima que acabou morrendo no local. 


Alan respondia na justiça por homicídio. A polícia ainda não sabe os motivos do assassinato, mas a suspeita inicial é de um “acerto de contas”. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) encontraram uma cápsula de pistola no local do crime. 

O corpo do jovem que morava no bairro da Rodagem foi removido para o DPT de Feira de Santana.


Fonte: Blog Clériston Silva

Presidente da Embasa nega que sistema de água de Biritinga sofrerá um colapso.

O presidente da Embasa, Abelardo Filho, descartou qualquer possibilidade de desabastecimento nos municípios beneficiados pelo sistema integrado de abastecimento de água de Biritinga, que envolve, além deste município, os de Serrinha, Barrocas, Coité, Retirolândia. 

A informação foi dada na tarde de segunda-feira (18), na sede da Embasa, em Salvador, quando acontecia uma reunião para tratar de extensão de rede para os povoados de Contador e Jitaí, no município de Retirolândia. 

O presidente afirmou que “o manancial de água de Biritinga é de grande extensão, alcança o território do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, o que garante um abastecimento de pelo menos mais trinta anos aos municípios da região”. Porém, ele ressaltou a importância da população economizar o “liquido precioso” para garantir um abastecimento mais prolongado. 

O presidente disse ainda que, embora os outros municípios sejam abastecidos através de barragens, a exemplo do povoado de Pedras Altas, não há um risco iminente de desabastecimento, e cita um estudo que está sendo feito pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para viabilizar uma possível transposição do rio São Francisco para abastecer cidades das regiões de Senhor do Bonfim e do Sisal, um projeto que será desenvolvido pelo Governo Federal. 

Em entrevista a Agnaldo Lima do site Retiro Notícias, Abelardo Filho garantiu que “não haverá colapso no abastecimento do sistema integrado de Biritinga”, e acrescenta que “o novo sistema será entregue pelo governador Jaques Wagner no mês de abril”. 

Abelardo Filho cita, ainda, o alto investimento do governo do Estado em mais de 700 projetos levados a cerca de 300 municípios, destacando, sobretudo, as obras estruturantes, como os sistemas integrados de Biritinga e Pedras Altas, para combater os efeitos da seca e garantir água de qualidade à população.
Fonte: Interior da Bahia

terça-feira, 19 de março de 2013

Casa Civil e Consórcios Públicos se reúnem para discutir compra de maquinário



O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, se reuniu, nesta terça-feira (19), com os treze presidentes dos consórcios públicos baianos, que possuem municípios em situação de emergência por conta da falta d´água. O objetivo foi discutir os detalhes sobre a distribuição de equipamentos para infraestrutura hídrica e social. Estiveram presentes, o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça.

O Governo da Bahia autorizou um investimento de R$ 20 milhões para a compra do maquinário, que vai beneficiar 174 municípios. Esta ação reforça a construção e limpeza de aguadas e de barragens, inclusive as subterrâneas, fortalecendo, principalmente, a agricultura familiar.

O secretário Rui Costa destacou a importância desta ação para a política de convivência com a seca no estado. “As máquinas serão usadas prioritariamente para intervenções que vão facilitar o acesso à água para a população. É mais uma forma de o Governo investir no bem estar da do baiano que vive no semiárido, levando água e qualidade de vida às famílias”, disse Rui.

Durante o encontro, também foi discutida a organização da operação das máquinas adquiridas. A contratação de operadores e a manutenção do equipamento ficará sob a responsabilidade do consórcio. Já o combustível, será custeado individualmente, por município, de acordo com o uso.

Segundo Rui Costa, os critérios que determinam a quantidade de máquinas a serem enviadas a cada consórcio serão definidos em conjunto com a CAR. “Levaremos em consideração fatores como a densidade demográfica e o número de municípios associados aos consórcios, além do estado em que eles se encontram em relação à seca. Aqueles que possuem municípios em situação mais complicada serão priorizados”, afirmou.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Carro assaltado em Coité é abandonado em Goaibeira

Os policiais estão em diligência a procura dos assaltantes nas redondezas da localidade. 

Na manhã desta segunda, 18, um Fiat Uno vermelho, placa policial NTI 9084, licença de Conceição do Coité-BA, foi tomado de assalto no centro de Coité, por volta das 10h40. O veículo que pertence a Adriano Chaveiro estava emprestado a João Policial (de Salgadália), quando dois homens armados o renderam e levaram o carro, próximo ao BRADESCO. 

Pouco depois das 12h, o Uno foi abandonado na Rua Rudival Carneiro, em Vila Carneiro (Goiabeira), com a frente amassada, sinal de colisão. Informações dão conta que os assaltantes levaram duas armas do policial que estavam no carro, e deixaram o veículo após perceber que assaltaram um militar, pois teriam visto o crachá do policial. 

Moradores teriam visto dois homens desconhecidos na estrada, supostamente os assaltantes. A polícia foi acionada, veio averiguar e constatou que se tratava do Uno assaltado pela manhã. O dono foi comunicado e foi buscar o veículo. 

Os policiais divididos em quatro viaturas estão em diligência a procura dos assaltantes na região de Salgadália. 

A polícia não descarta a possibilidade de os assaltantes serem os mesmos que tomaram de uma jovem minutos antes, próximo aos Correios a quantia de R$ 1 mil, e na tentativa de fuga encontrou o policial que está de folga e tomou o veículo. 
Fonte: Calila Notícias

Serrinha: Homem morre afogado no mesmo açude que irmão também morreu


Um homem de 39 anos morreu afogado na manhã de sábado (16), por volta das 10h, em um açude do povoado do Canto, em Serrinha.

Segundo a Polícia Militar, José Carlos Gonzaga da Silva nadava quando mergulhou em um trecho do açude e não retornou à superfície. Os amigos que estavam no local perceberam o desaparecimento dele e acionaram o socorro.

Ainda segundo a polícia, amigos do homem afirmaram que ele estava mergulhando diversas vezes em pontos fundos do açude, e que já tinham alertado a vítima sobre o perigo do local.


Depois de duas horas de trabalho, o corpo do homem foi encontrado e retirado da água. A polícia instaurou inquérito para investigar o caso.

Irmão morreu no mesmo açude - Um fato surpreendente chamou a atenção dos policiais. Geraldo Gonzaga da Silva, irmão de José Carlos Gonzaga da Silva, também morreu afogado no mesmo açude no dia 21 de fevereiro deste ano (veja matéria). Tidelo, como era conhecido o rapaz, tentou atravessar o açude de uma extremidade à outra, mas, no meio, começou a se afogar.
Fonte: Blog Clériston Silva

domingo, 17 de março de 2013

Governo da Bahia defende tarifa mais barata para o metrô de Salvador


Há treze anos sob responsabilidade da prefeitura, o metrô de Salvador nunca conseguiu operar. Para destravar o trânsito da cidade, o Governo do Estado se propôs a assumir o custo do metrô, com investimentos de mais de quatro bilhões de reais, para concluir a linha um, hoje pela metade; construir a linha dois; e operá-las, através de concessão pública. 

O sistema precisa ter um serviço de ônibus alimentadores e seria cobrada uma tarifa única para os usuários do metrô. Quem usar o metrô, terá o direito de viajar nos ônibus, sem pagar mais nada para chegar a sua casa ou ao seu local de trabalho. 

Segundo Rui Costa, secretário da Casa Civil do Estado, esse modelo é o que assegura a tarifa mais barata. “A proposta da prefeitura de cobrar R$ 1.40 pela tarifa de ônibus e acrescentar a passagem do metrô no bolso da população inviabiliza o sistema. Na nossa proposta, a passagem do ônibus alimentador sairia por R$ 0.95. É uma falsa polêmica afirmar que o usuário de ônibus vai subsidiar o metrô. Ao contrário, o preço das tarifas será subsidiado pelo governo e o povo vai ter o modelo mais barato, economizando mais de R$ 0.50 por viagem”, afirmou.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa Francisco confirma viagem para Brasil em julho


O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, confirmou que o papa Francisco visitará o Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, já prepara ajustes no roteiro da visita. O religioso revelou detalhes do primeiro compromisso do papa na JMJ, no dia 25, em Copacabana. O papa desembarcaria de helicóptero no Forte de Copacabana e seguiria de papamóvel por toda a praia até o altar instalado no Leme. “Essa é a ideia, mas não está decidido”, ressaltou. Em janeiro, uma comissão do evento esteve em Roma para discutir o assunto.

Fonte: Bahia Notícias

quinta-feira, 14 de março de 2013

Paulo Afonso ganha campus da Univasf


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) implantará, em Paulo Afonso, o seu 3º campus a ser instalado na Bahia. O terreno para a sua construção foi doado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), nesta quinta-feira (14), durante cerimônia realizada no município. 

Participaram da solenidade o diretor administrativo da companhia, José Alcântara, o reitor da universidade, Julianeli Tolentino, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, representando o governador Jaques Wagner, e o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, além de deputados estaduais e lideranças municipais. 

O primeiro curso a ser oferecido pela Univasf será o de medicina, inicialmente, com 40 vagas anuais, podendo ser ampliadas para 80. O Ministério da Educação já autorizou a contratação de 60 professores e 30 servidores técnico-administrativos para a oferta do curso. 

O reitor Tolentino afirmou que a implantação do curso de medicina responde a uma necessidade do nordeste: “Vamos reduzir o déficit de médicos. Teremos, em Paulo Afonso, um polo de referência na área de saúde, já que o objetivo é oferecer, também, outros cursos, como enfermagem, odontologia”, disse. 


O papel da educação para o desenvolvimento do estado foi destacado pelo secretário Rui Costa. “A implantação desse campus reafirma o compromisso dos governos federal e estadual em ampliar e consolidar a rede de universidades”. O secretário disse, ainda, que o Estado participará da reestruturação do Hospital Regional Nair Alves de Souza, que será um hospital universitário. 

A previsão de conclusão do campus é para 2015, mas a proposta apresentada pelo Governo do Estado, durante a cerimônia, é que o cronograma seja antecipado para que a universidade, numa instalação temporária, entre em funcionamento antes da data. Essa notícia foi recebida com entusiasmo pela paulo-afonsense Tânia Regina. “Estou muito feliz com essa universidade. Quero que se torne realidade logo, porque meus filhos vão poder usufruir do curso superior sem precisar deixar a cidade”, afirmou.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Governador comemora eleição de papa latino e Dom Murilo Krieger compara novo Papa a Francisco de Assis.


O governador do Estado, Jaques Wagner, comemorou em Brasília, o anúncio da eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio como o novo pontífice. “Fiquei muito feliz ao saber da escolha de um sul-americano para assumir o comando da Igreja Católica. Em meu nome e de todos baianos, quero desejar que o Papa Francisco I tenha plena luz e sabedoria para conduzir a igreja sempre na direção da paz mundial e em harmonia com todos os credos e religiões”, declarou.

Dom Murilo Krieger compara novo Papa a Francisco de Assis


O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, se disse surpreso, porém alegre, com o resultado do conclave realizado nesta quarta-feira (13), que escolheu o argentino José Mário Bergoglio como o novo papa da Igreja Católica. Primeiro pontífice jesuíta e da América Latina, ele adotou o nome Francisco 1º. "Se os cardeais reunidos o escolheram é porque viram que ele vai fazer como Francisco de Assis, que escutou a ordem de Cristo: ‘vai e reconstrói a minha Igreja’. E reconstruir a base da simplicidade e da humildade do pai Francisco”, comparou. O novo líder religioso ocupava o cargo de cardeal da Arquidiocese de Buenos Aires. O conclave contou com a presença de 115 cardeais, entre eles o arcebispo emérito de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo.

Informações do Bahia Notícias

Igreja Católica confirma o argentino Jorge Mario Bergoglio como sucessor de Bento 16



A Igreja Católica confirmou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta quarta-feira (13) quem é seu novo papa: o cardeal Jorge Mario Bergoglio, 76, da Argentina, foi o escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios. O nome do novo papa foi revelado após o famoso "Anuntio vobis gaudium, habemus Papam", feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran. O nome papal escolhido pelo cardeal Bergoglio é Francisco 1º. Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.

Escolha aconteceu 13 dias após renúncia de Bento 16

Após 13 dias da renúncia de Bento 16, a quinta votação do conclave, realizada na tarde desta quarta-feira (13), terminou com a escolha do novo papa. Às 15h07 (Brasília), uma fumaça branca saiu da chaminé da capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a um consenso sobre o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.

Os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo pontífice recebeu ao menos dois terços dos votos dos cardeais e já aceitou a missão de comandar a Santa Sé. O anúncio dos nomes de batismo e pelo qual será conhecido o sucessor de Bento 16 será feito na sacada da basílica de São Pedro, com a famosa frase: "Habemus Papam!". A escolha foi realizada por 115 cardeais, sendo cinco brasileiros: dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e dom João Braz de Aviz, 64. Estavam aptos a votar apenas os cardeais com menos de 80 anos. A presença deles, segundo o Vaticano, era obrigatória. No entanto, dois eleitores conseguiram a dispensa necessária para não participarem da votação, um por motivo de saúde (cardeal indonésio Julius Darmaatjadja) e outro por ter renunciou ao cargo (cardeal britânico Keith O'Brien).           
Fonte:Uol

terça-feira, 12 de março de 2013

O fim do golpe da TelexFree

Ontem à tarde, através de sua página no Facebook, a empresa TelexFree deu ordem de debandada a seus divulgadores. Meia hora antes, em meu Blog, publiquei um pequeno organograma, com vários sites que faziam parte do esquema. 

Foi o fim de cinco dias de luta surda, na qual meu Blog foi derrubado dezenas de vezes pela quadrilha, para impedir de veicular detalhes da denúncia. 

À tardinha, a Secretaria Especial de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda informou que estava aguardando apenas um parecer da Procuradoria da Fazenda para acionar a Polícia Federal e o Ministério Público. 

Chega ao fim o mais atrevido golpe já perpetrado contra o consumidor brasileiro. Durante um ano, o esquema TelexFree envolveu um milhão de pessoas e movimentou mais de R$ 300 milhões através de uma versão online do velho golpe da pirâmide. O esquema surgiu inicialmente em 2009, montado pelo aventureiro capixaba Carlos Wenzeler, através de um site denominado de Disk à Vontade. 

Para entrar no jogo, a pessoa tinha que pagar de US$ 200 a US$ 1.000 dólares. Depois, colocar publicidade em sites de Internet dos serviços de VoIP (telefonia pela Internet) da TelexFree. Por cada publicidade colocada, a pessoa receberia US$ 20. Acontece que toda a remuneração dos primeiros da fila era bancada pelos últimos que entravam – como em toda pirâmide, levando ao estouro da boiada depois de algum tempo. 

A versão inicial do golpe demorou um pouco a decolar devido à falta de confiabilidade na empresa. Aí Wenzeler deu o segundo passo. Foi até os Estados Unidos, localizou uma pequena empresa de VoIP e tornou-se sócio dela. A empresa tinha um pequeno escritório virtual em um grande prédio de Massachusetts. No site da TelexFree o prédio era apresentado como se fosse totalmente da empresa. E o sócio norte-americano como se fosse um gênio do marketing. 

A publicidade da TelexFree ganhou impulso quando passou a veicular que a TelexFree americana era uma multinacional que existia desde 2002. O passo seguinte foi arregimentar uma verdadeira quadrilha de oportunistas, espalhada por todo o país. Essas sub-quadrilhas montaram sites usando o nome da TelexFree na URL (o endereço da Internet). E inundaram o Youtube com vídeos vendendo as maravilhas do enriquecimento fácil. 

Nos próximos dias a Polícia Federal entrará em cena, prendendo parte da quadrilha. A grande questão que se levanta é o fato da quadrilha ter agido por tanto tempo sem ser incomodada. 

Os Procons do Acre e do Mato Grosso solicitaram informações à SEAE. Houve dificuldade em qualificar a natureza do crime. Por outro lado, não se sabia se a repressão deveria partir de Ministérios Públicos estaduais ou do Federal; se da Polícia Civil dos estados ou da Polícia Federal. A cada dia que passava, mais consumidores eram prejudicados. Pululavam depoimentos de pessoas que chegaram a vender a casa para entrar no negócio. 

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou que o governo daria toda ênfase à defesa do consumidor. O primeiro passo é aparelhar o Estado de ferramentas legais para coibir os velhos crimes que adquirem feição nova através de novas tecnologias. 

Fonte: Carta Capital - Luis Nassif

Seca: Governo vai distribuir patrulhas mecanizadas para consórcios


No Portal do Sertão, o investimento em obras de menor porte, entre sistemas de abastecimento de água, sistemas para consumo animal e poços, é de R$ 840 milhões. 

A política de convivência com a seca promovida pelo governo da Bahia terá mais uma ação de apoio à população que sofre com a falta de chuva. Com orçamento em torno de R$ 20 milhões (recursos estaduais), serão distribuídas patrulhas mecanizadas aos consórcios legalizados, reforçando a construção de barreiros, barragens subterrâneas e de aguadas na região do semiárido. 

O anúncio foi feito nesta terça-feira (12) pelo secretário da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, Rui Costa, durante a sexta reunião itinerante do comitê, sediada em Feira de Santana. 

A demarcação das máquinas que vão compor cada patrulha será tomada a partir da demanda dos próprios consórcios. De acordo com o secretário, na próxima semana, comitê e prefeitos presidentes desses consórcios se reúnem para que essa questão seja definida. “Vamos aumentar a capacidade de armazenamento de água, atendendo, com as patrulhas mecanizadas, à necessidade de cada região”. A medida será oficializada através do lançamento de edital de licitação, que deve ocorrer ainda neste mês de março. 

Ainda durante a sexta reunião itinerante, que teve a participação de prefeitos dos territórios de identidade Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe, o comitê expôs os investimentos feitos nesses territórios, totalizando R$ 276,2 milhões, entre 2007 e 2012, em prol da democratização do acesso à água. 

Ações continuam 

Segundo dados do comitê, estão em andamento a perfuração de 53 poços no território Bacia do Jacuípe e a construção de sete sistemas simplificados de abastecimento de água, além de outras obras de menor porte, que somam um pacote de investimentos de R$ 1,4 milhão. O destaque dado na apresentação foi para a conclusão do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Pedras Altas, que já beneficia 79,8 mil pessoas no território. 

No Portal do Sertão, o investimento em obras de menor porte, entre sistemas de abastecimento de água, sistemas para consumo animal e poços, é de R$ 840 milhões. Duas obras de maior porte foram destacadas: a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Feira de Santana, que está em andamento, e a ampliação do sistema de Amélia Rodrigues, cuja previsão de obra é para o início de abril. 

Fonte: Secom

Serrinha: Jovem é morto a tiros em frente à casa da namorada.


Um jovem identificado como Alisson Santos da Silva, mais conhecido como “Tai”, 19 anos, foi assassinado com disparos de arma de fogo em frente à casa da namorada, crime registrado na noite desta segunda-feira (11), no bairro da Cidade Nova, em Serrinha.

Ainda de acordo com a polícia, o crime ocorreu por volta das 22h10min. De acordo com a Polícia Militar, o homem estava na calçada da residência, localizada na Rua Biritinga, acompanhado da namorada, quando dois suspeitos se aproximaram em uma motocicleta. "Eles atiraram várias vezes contra a vítima, que morreu no local", detalhou um PM. 

Ainda segundo a PM, não houve tempo de socorrer o jovem. Alisson foi alvejado por seis disparos nas costas. A polícia realizou diligências nas regiões próximas ao local onde ocorreu o homicídio na tentativa de identificar os responsáveis pelo crime, mas ninguém foi localizado ou preso.

Alisson morava na Avenida ACM e tinha passagem pela delegacia local. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e será sepultado às 17h desta terça-feira (12) no cemitério Jardim das Acácias. Com este sobe para 9 o número de homicídios no ano de 2013 em Serrinha.