quinta-feira, 31 de maio de 2012

Coité: Equipe do CQC invade prefeitura e servidora acaba no hospital


A visita de uma equipe do Programa CQC, da TV Band, na cidade de Conceição do Coité, no centro-norte baiano, terminou em com uma servidora municipal na unidade médica nesta quinta-feira (31). Segundo informações do site Informe Bahia, durante a realização da reportagem na prefeitura, por volta das 12h30, o grupo formado por cerca de oito pessoas, acompanhado da engenheira ambientalista Juliana Boaventura, causou tumulto ao negar atender ao pedido das funcionárias que orientaram a equipe a aguardar o retorno do expediente, o que aconteceria às 14h. Os integrantes teriam subido a escada de acesso ao gabinete do prefeito aos empurrões, mas, frustrados por não encontrarem o gestor da cidade, começaram a gritar com as funcionárias que, aos prantos e tomadas de choque, estariam com dificuldade em compreendê-los. Durante a confusão, a servidora identificada como Ilka foi empurrada por Juliana Boaventura e desmaiou após cair sobre uma mesa do gabinete. Ela foi internada no Hospital Almir Passos, mas liberada no final da tarde. Segundo o site, Ilka prestou queixa na Delegacia de Polícia da cidade contra o grupo por invasão e contra a engenheira Juliana por invasão e agressão. Ao sair do gabinete, o grupo teria deixado sobre a mesa do prefeito uma cabeça bovina em avançado estado de decomposição.
Fonte: Bahia Notícias Informações e Foto: InformeBahia

Morre filhote de gato encontrado preso em motor de carro em Goiás


O filhote de gato que ficou conhecido depois de ser encontrado entalado no motor de um carro em Rio Verde (204 km de Goiânia) morreu no final da tarde desta quinta-feira (31) em decorrência de falência renal. A informação foi confirmada pelo veterinário que cuidava do bicho, Osmar Ferreira. 

Ele tinha passado por um cirurgia para reconstruir uma perfuração no intestino e estava abaixo do peso, desidratado e desnutrido. Segundo o veterinário, o quadro era muito grave. "Já no início foi detectada um insuficiência renal grave e, no início da tarde, ele começou a vomitar e não resistiu".     

A causa oficial da morte é "falência múltipla de órgãos", e foi confirmada às 17h20. Uma empresa que coleta materiais biológico vai recolher o corpo do animal e ele será incinerado, um procedimento padrão, segundo Ferreira. "Fizemos tudo que podíamos, mas o quadro era muito grave", lamentou.
A ONG de proteção animal Arpa (Associação rioverdense de proteção animal), de Rio Verde, havia informado hoje que já havia uma "fila" de interessados em adotar o filhote de gato de dois meses.

Fonte: UOL, em Goiânia - Rafhael Borges

Equipe do CQC finaliza gravações em Coité e retorna sem entrevistar prefeito

Mais uma vez o município será noticia em rede nacional.
Cinco pessoas da equipe do quadro “Proteste Já”, do programa CQC, da TV Band, estiveram em Conceição do Coité, ouvindo a população e gravando imagens dos sérios problemas ambientais  existentes na cidade.

 A equipe chegou na manhã de quarta-feira (30), e se dirigiu para o matadouro municipal, onde em diversos momentos foi necessário interromper a gravação, devido ao incômodo do mau cheiro. Na parte da tarde a turma foi para o lixão, onde são jogados todos os resíduos da cidade de forma inadequada, inclusive os ossos dos animais abatidos no matadouro.

Nessa quinta-feira (31), a equipe saiu a procura das autoridades responsáveis, para  esclarecer os fatos. Inicialmente foi à prefeitura, levando uma cabeça de boi, já que o programa tem cunho humorístico, mas o prefeito e o secretário de gabinete não foram encontrados. Foram procurados também o secretário de saúde e de meio ambiente, além do promotor e juiz, mas ninguém se pronunciou.
O repórter Oscar Filho, esteve vestido de vaca durante a gravação, ao meio da tarde subiu em um carro de som e saiu pelo comércio convidando o prefeito para prestar esclarecimentos.
A equipe finalizou as gravações por volta das 17h e partiu para Salvador, onde pega o avião de volta a São Paulo.

O programa vai ao ar na noite de segunda-feira (18).

Fonte: Calila Notícias - Por: Raiane lopes

Equipe do CQC está em Coité fazendo matéria sobre problemas ambientais

O repórter Oscar Filho está acompanhado de quatro colegas.
A produção do programa Custe o Que Custar-CQC da Band, está em Conceição do Coité, fazendo uma matéria para o quadro Proteste Já, que será exibida na segunda-feira (11).

O programa da TV Band tem um cunho crítico humorístico e chegou a Coité na manha dessa quarta-feira (30), para começar um trabalho árduo que é gravar diante do odor desagradável em que se encontra o matadouro municipal e o lixão da cidade.

A equipe está sendo acompanhada pela engenheira ambiental, Juliana Boaventura Santana, que já realizou diversos trabalhos sobre o problema e afirma ter construído três projetos que apontam soluções para o caso, mas, até agora o governo municipal não se manifestou.

Em alguns momentos a equipe teve que usar máscaras, pois o odor desagradável é muito forte, tanto no matadouro como no lixão. Alguns moradores, vítimas do problema estão contribuindo com entrevistas e esclarecimentos.

Na manhã desta quarta-feira (30), o repórter Oscar Filho entrevistou algumas pessoas sobre o assunto.

Fonte: Calila Notícias - Por: Raiane Lopes
Fotos: CN e Correio do Mês

sábado, 26 de maio de 2012

4º Pelotão PM/Santaluz inicia Campanha de Conscientização no Trânsito


Uma justificativa importante para esta ação é que durante ano de 2011, houve seis mortes no trânsito e apenas em cinco meses do ano de 2012, sete pessoas já perderam a vida.
Neste sábado,26, foi dado inicio a campanha educativa de transito em Santaluz, uma iniciativa do tenente PM Gilvan Pereira, que no comando do 4º Pelotão PM – Santa Luz- vem buscando conscientizar a população sobre os direitos, deveres e responsabilidades de todos no trânsito. O primeiro passo foi afixar vinte faixas informativas de educação no transito pelas ruas da cidade para chamar a atenção do publico em geral.

Através de faixas informativas, palestras, seminários e divulgação de informações estáticas a PMBA–Santa Luz, Judiciário e Ministério Publico, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Conselho de Segurança Publica, Emissoras de Rádio (Santa Luz FM e Blitz FM), Loja Maçônica Templo da Luz, e Comercio Local estarão todos unidos nesta campanha que busca o melhor para todos.

Uma justificativa importante para esta ação é que durante ano de 2011, houve seis mortes no trânsito e apenas em cinco meses do ano de 2012, sete pessoas já perderam a vida em decorrência talvez de uma conscientização dos condutores de veículos e pedestres. “Quantas pessoas mais morrerão por irresponsabilidades, imprudências ou fatalidades? Temos que fazer algo para mudar esta realidade…” Questiona o tenente Gilvan Pereira, preocupado com a situação atual.
“Portanto esta campanha vem buscar algo inédito no município, além da união dos órgãos responsáveis pela segurança publica e a população na busca de uma Santaluz melhor.  Educar, orientar, informar, mobilizar, prevenir e  alertar, serão os primeiros passos para evitar as mortes que vem acontecendo no trânsito luzense”, alerta o oficial.

Fonte: Calila Notícias

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Feira: Ato pela pré-candidatura de José Ronaldo reuniu líderes de 11 partidos


Com o slogan “O trabalho vai voltar”, o democrata José Ronaldo lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Feira de Santana, na manhã desta sexta-feira (25), na sede do CDL de Feira.
O ato político reuniu representantes de 11 partidos e líderes de toda a Bahia, entre eles, o ex-governador Paulo Souto e os deputados federais ACM Neto (DEM) e Jutahy Júnior (PSDB).

Bastante emocionado, Zé Ronaldo, em seu discurso, disse que sua carreira política foi construída conversando e ouvindo as pessoas. “O mais importante na minha vida sempre foi estar perto das pessoas e ouvir seus problemas. Sempre pautei meu governo ouvindo as pessoas. Assim aprendi o que é a honestidade e a importância da humildade”.

Em entrevista coletiva à imprensa, concedida após o evento, Zé Ronaldo afirmou que espera dos adversários uma campanha de alto nível. Ele também anunciou que a convenção do Democratas no município será no dia 11 de junho, na casa de show Estação da Música.

“Ainda acredito que vamos ampliar o leque de partidos que vão caminhar conosco”, afirmou o democrata confiante, acrescentando que está conversando com o PMDB do ex-deputado federal Colbert Martins, a quem fez inúmeros elogios. “É um homem de vida pública correta e grande representante de Feira”. 

Para o deputado federal ACM Neto, pré-candidato democrata em Salvador, Zé Ronaldo deve ser o candidato da oposição na Bahia a construir a maior frente de partidos para disputar as eleições de outubro.

“Esse evento é só uma sinalização do que vai acontecer no dia 11 de junho, quando outros partidos vão estar ao lado de Zé Ronaldo. Por isso, acredito que vamos ganhar a eleição em Feira no primeiro turno. As pesquisas de hoje já apontam essa realidade. Sinal de que a população aprova a administração do Democratas”.

Fonte: Interior da Bahia

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Polícia prende acusados de roubar quase R$ 5 mil de correspondente bancário em Teofilândia

Três homens armados assaltaram na manhã desta quarta-feira (23) um correspondente bancário instalado em um supermercado do município de Teofilândia, a 18 quilômetros de Serrinha, e levaram R$ 4.526,50.  

Depois do assalto os bandidos fugiram em um Gol, placa HIU-8730, licença de Salvador com destino a Serrinha. Uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º BPM foi acionada e montou uma barreira na BR-116, próximo ao posto de combustível Guanabara. O veículo suspeito foi interceptado e os assaltantes presos.     

Robson da Silva Juriti, 35 anos, Maicon Almeida Santos, 28, e José Antonio Rodrigues Conceição, 39, foram conduzidos à Delegacia Territorial (DT) de Teofilândia e autuados em flagrante por assalto a mão armada pelo delegado Getúlio Queiroz Leal Paranhos Junior, titular da DT.  

Segundo Paranhos, os três acusados moram no bairro de Águas Claras, em Salvador. Com eles a polícia recuperou o dinheiro roubado e apreendeu dois revólveres calibre 38 municiados. Ainda segundo o delegado, Maicon Almeida Santos e José Antonio Rodrigues têm passagens pela polícia pela pratica de vários crimes.        

O trio deverá ser transferido para a carceragem da DT de Serrinha onde ficará à disposição da Justiça.
Veículo utilizado.
Fonte: Blog do Clériston Silva

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Jovem morre após brincar de roleta-russa em Teofilândia

Gustavo Manaia Matos, 22 anos, morreu após sofrer um disparo na parte direita da cabeça na tarde do domingo (20), por volta das 16h30min, na localidade de Maricota, em Teofilândia, município que fica a 20 quilômetros de Serrinha.   

Segundo a Central de Operações do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Manaia brincava de roleta-russa com um primo identificado apenas pelo apelido de “Tuquinha” quando acabou infringindo a lesão em si mesmo.       

Após o disparo, o primo da vítima fugiu e está sendo procurado para prestar esclarecimentos. A arma utilizada pelo jovem não foi encontrada.
Fonte: Portal Clériston Silva

Comitiva da Presidente Dilma Rousseff se envolve em acidente em Porto Alegre


Um acidente em Porto Alegre nesta segunda-feira (21) envolveu a comitiva da presidente Dilma Rousseff.
Um motociclista que fazia a escolta do comboio presidencial se chocou com um carro na Avenida Castelo Branco, segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O batedor ficou ferido e foi atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um passageiro do outro veículo envolvido na batida também se feriu. A EPTC não soube informar o estado de saúde das vítimas.

A comitiva seguiu seu trajeto normalmente. A primeira visita de Dilma foi ao ex-marido Carlos Araújo, na zona sul de Porto Alegre.

A presidente desembarcou em Porto Alegre no final da tarde desta segunda-feira e deve passar a noite e parte da manhã desta terça-feira na capital gaúcha. A curta visita inclui somente compromissos de caráter particular, como visitas a familiares, e por isso não foi divulgada na agenda oficial.

Antes de viajar para o Rio Grande do Sul, Dilma assinou a ordem de serviço para a construção de uma ponte sobre a lagoa Imaruí, na BR-101, no sul de Santa Catarina. Informações do Ig São Paulo (Foto: AE)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bahia terá concurso para 3.400 soldados da PM

A previsão é contratar 2 mil soldados em agosto deste ano.       
O edital está em fase de elaboração.

Foi autorizada a abertura de concurso público para o ingresso de 3.400 soldados policiais e bombeiros militares até 2013 na Bahia. A previsão é contratar 2 mil soldados em agosto deste ano e 1.400 em agosto de 2013. A informação foi publicada no site da Polícia Militar da Bahia.
O edital está em fase de elaboração, que estabelecerá as regras para a realização do concurso. Assim que tiver finalizado, será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Fonte: G1 Bahia

16º Batalhão PM de Serrinha cria o Pelotão de Motos “Carcará”

O objetivo da Polícia é facilitar as diligências podendo ter acesso a locais que não são possíveis a passagem de carros.
A Polícia Militar da Bahia, através do 16º Batalhão acaba de criar o Pelotão de Motos “Carcará” ( Ave típica da região cuja simbologia representa a resistência do sertanejo), composto por doze policiais militares altamente selecionados para a atividade de combate à criminalidade e às infrações de trânsito nas diversas cidades da região. Ciente do crescente aumento do número de ocorrência de crimes envolvendo motocicletas, motonetas, ciclomotores e da dificuldade de acesso a determinadas localidades na região.

O Pelotão Carcará busca, assim, a diminuição do número de infrações de trânsito e da criminalidade em cidades como Serrinha-Ba, Conceição do Coité-Ba, Araci-Ba e Riachão do Jacuípe-Ba. Os policiais militares utilizados no pelotão passam desde o dia 1 de maio por rigorosa seleção e qualificação técnica, a qual se processa de maneira constante nos treinamentos realizados”, informou tenente Neto, responsável pela comunicação do 16º BPM sediado em Serrinha.
O oficial informou ainda que diligências serão realizadas com mais rapidez em condições de trânsito engarrafado, fuga de marginais por becos e vielas nas cidades e estradas estreitas na zona rural dos municípios.
Fonte: Calila Notícias - com informações e fotos 16º BPM

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bahia registra 80 casos de assalto a banco em 5 meses


Sessenta e quatro casos aconteceram no interior e 16 na capital baiana

A Bahia registra 80 casos de ataques a agências bancárias de janeiro a maio deste ano, de acordo com o levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários do estado, divulgado nesta quarta-feira (16). Sessenta e quatro casos aconteceram no interior e 16 na capital baiana. Do total, 44 ocorrências tiveram como alvos caixas eletrônicos.

Um ano antes, a Bahia registrou 37 crimes contra agências bancárias no mesmo período, segundo o sindicato. Com base nos números, a entidade calcula que a violência às instituições financeiras foi maior que 100% entre os dois anos.

O sindicato aponta que os crimes contra os caixas eletrônicos ocorrem fora do horário de expediente bancário e que a violência é mais acentuada no interior do estado. Entre as instituições, o Banco do Brasil foi alvo de 52 ataques. Em seguida, o sindicato indica o Bradesco, com 11 ocorrências. Logo depois está o Itaú, com quatro situações.

A Polícia Civil relata que, em janeiro deste ano, foi criado o Grupo Avançado de Repressão a Crimes contra Instituições Financeiras (Gacif), com atuação específica no interior do estado. De acordo com o balanço da corporação, de janeiro a abril deste ano foram consumados 73 assaltos no interior do estado.

No mesmo período, 35 crimes foram evitados por intervenção da polícia. O G1 tenta contato com o delegado responsável pelo Gacif, Daniel Pinheiro, mas não obtém sucesso. Na capital baiana, o combate é articulado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.

*As informações são do G1

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Governador só negocia com a suspensão da greve, diz Rui Oliveira

Coordenador da APLB disse que essa situação só acontece na Bahia

Os professores da rede estadual de ensino continuam em greve por tempo indeterminado e realizam ações durante essa semana em diversos bairros de Salvador. Para esta quinta-feira (17), a programação será de panfletagem com carro de som na região do Iguatemi e nas estações da Lapa e Pirajá.

O grande ato, segundo Rui Oliveira, coordenador da APLB Sindicato, será na próxima sexta-feira (18). A categoria sairá em uma passeata/lavagem do Largo dos Mares, às 9h, em direção ao Bonfim.

Ainda de acordo com Oliveira não houve avanços nas negociações pela ausência do negociante. "Dom Murilo Krieger nos informou que o governador disse que só negocia com a gente se suspendermos a greve. Em todos os estados os governadores negociam com as categorias em greve. Aqui, Jaques Wagner quer inventar moda", relatou.

Ano letivo: Sobre o ano letivo, o coordenador da APLB disse que ainda há tempo de recuperar, mas o tempo está passando por conta da intransigência do governador.

A próxima assembléia dos docentes está marcada para a próxima terça-feira (22), às 9h, na Assembléia Legislativa.

Fonte: Metro1 – Por Aline Barnabé

Suposto vídeo de sexo da ex-BBB Renatinha com ex-namorado vaza na internet.

Filipe Soldati nega que tenha divulgado as fotos

Depois de Carolina Dieckmman ter suas fotos íntimas divulgadas na internet, outra vítima caiu na rede, mas deste vez não foram fotos, e sim um vídeo de sexo. De acordo com informações do jornal O Dia, está circulando na internet um suposto vídeo íntimo da ex-BBB Renata com seu ex-namorado, o músico Filipe Soldati.

No final de abril, algumas fotos da loira também tinham sido divulgadas por ele em seu Twitter, mas as mesmas foram apagadas logo em seguida. No vídeo, o casal aparece transando.

Ainda de acordo com a publicação, o músico nega que a divulgação tenha partido dele. "Olha gente, eu não postei vídeo nenhum. Meu computador foi hackeado na época das fotos e parece que agora postaram os vídeos. Putz...", escreveu em seu perfil no microblog.

Para quem não se lembra, enquanto a loirinha estava no BBB, Soldati chegou a falar sobre a intimidade dos dois enquanto era namorados e, não satisfeito, afirmou que ela é ninfomaníaca.

Opiniões sobre o caso já começaram circular também. "Acabo de ver o vídeo que o ex-namorado da Renata ex-bbb12 publicou na internet dos dois transando. Definitivamente o rapaz é um sociopata", escreveu o ex-BBB Marcelo Arantes nesta quarta-feira. Bafão!

Fonte: iBahia

Preso homem acusado de roubar cinco agências bancárias no interior da Bahia, entre elas a cidade de Ichú.

João Vitor Lima Martins, 19 anos,
é mais conhecido como Vitinho
De acordo com a polícia, o acusado agiu nas cidades de Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Terra Nova, Anguera, e na cidade de Ichu

Preso na tarde desta quarta-feira (16) acusado de roubar cinco agências bancárias de cidades do interior do estado. Segundo informações do site Acorda Cidade, João Vitor Lima Martins, 19 anos, mais conhecido como Vitinho, praticava os crimes com seu irmão Jorge Antônio Martins da Silva Junior, 20 anos, mais conhecido como Jorginho.

De acordo com a polícia, a quadrilha agiu nas cidades de Amélia Rodrigues, no dia 11 de fevereiro deste ano; Conceição da Feira, no dia 13 de março; Terra Nova, no dia 10 de Abril; Anguera, no dia 18 de Abril, e na cidade de Ichu, no dia 28 de Abril.

No dia do assalto ao Banco do Brasil de Ichú, Jorge, foi baleado em confronto com policiais militares e foi socorrido para o hospital Emec, em Feira de Santana. O acusado foi preso após receber alta hospitalar e foi autuado em flagrante, sendo transferido para o Conjunto Penal de Serrinha.

Delegado Dermeval
Em entrevista ao site Acorda Cidade, o delegado Dermeval Amôes Filho disse que a equipe do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras(Garcif) iniciou as investigações a partir do assalto do dia 28 de abril.

“Jorge Antônio – irmão de João - participou do assalto na cidade de Ichu, quando saiu baleado, e foi resgatado pelos comparsas que o socorreram para o hospital Emec, dando entrada a princípio como se fosse vítima de assalto. Como a equipe do Garcif já sabia das ações anteriores deslocou até o hospital e deu voz de prisão em flagrante ao Jorginho”, explicou o delegado.

A polícia ainda será em busca do restante da quadrilha. O ex-PM Hildo de Jesus Souza, que morreu em confronto com policiais de Tocantins, fazia parte do grupo.

O acusado João Vitor nega sua participação nos crimes e disse que foi a cidade de Ichú prestar socorro ao irmão porque estava baleado e terminou sendo confundido com integrante.

“Eu nunca participei de assalto a banco. Meu irmão Jorge Antônio também é inocente e não sabe o motivo da prisão”, declarou o acusado, que agora está a disposição da Justiça.

No assalto ocorrido na cidade de Ichú, a Polícia foi recebida à bala.
Fonte: Correio


Apresentador Datena ameaça ao vivo se demitir da Band

Datena disse estar sendo pressionado após denúncias contra aliados do prefeito de São Paulo

O apresentador José Luiz Datena desabafou na manhã desta terça-feira (15) em seu programa na rádio Bandeirantes e ameaçou se demitir da Band, dizendo aos ouvintes que se ele saísse do ar eles "já sabem o motivo". Ao vivo, Datena disse que ia "pegar o boné". Segundo a Folha Online, o motivo seria uma suposta pressão do prefeito Gilberto Kassab a Datena e à emissora por conta de denúncias as quais ele tem dado espaço em seu programa.

"Isso é coisa de crime organizado, de máfia. O cara (Aref) tem quase 70 anos de idade, acha que ele ia fazer sozinho? O que eu fico indignado é esse prefeito achar que é uma coisa pessoal (quando a gente faz) denúncias contra ele (sua administração)", disse Datena durante o programa.

Datena estava citando o caso do ex-assessor de Kassab, Hussain Aref Saab, que também foi diretor da prefeitura de São Paulo e acumulou cerca de R$ 50 milhões em imóveis na última decada, segundo matéria publicada na Folha de S. Paulo. Aref foi chefe do Departamento de Aprovação de Obras, que libera construções e reformas na capital paulista.

O apresentador chegou a chamar Kassab de "ingrato", se dizendo um dos responsáveis pela carreira política do prefeito. "Se tem alguém que defendeu esse prefeito, que ajudou a colocar esse cara no gibi, fui eu", disse. "Sempre defendi o Kassab, sempre o colocava no 'Brasil Urgente', quando ele era combativo, enfrentava enchentes...", continuou Datena.

"Esse cara é um ingrato, acima de tudo. Fiz (ajudei) porque achava que era um baita de um prefeito. Quando o cara esqueceu de ser bom político, e começou a querer fundar partido, e esquecer a cidade, eu sentei o cacete mesmo. Eu tinha compromisso com o bom prefeito que ele era. Deixou de ser, porrada nele", finalizou Datena.

Segundo a Folha, Kassab não quis se manifestar sobre o acidente.
Fonte: Carreio.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Professores mantém greve.


Em assembléia realizada nesta terça (15), os professores da rede estadual de ensino decidiram, por unanimidade, manter a greve que teve início no dia 10 de abril. Sem acordo entre docentes e o governo do estado, mais de um milhão de alunos seguem sem aula na capital e no interior. Os manifestantes cobram reajuste de 22,22% para que a categoria atinja o piso salarial de R$ 1.451,00, como está previsto em portaria do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, os professores farão um novo ato público nesta sexta-feira (18).    

“A ideia é fazer a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim. A concentração acontece no Largo dos Mares, às 9h”, informou. No início do mês, em outro protesto, eles venderam frutas na Praça da Piedade para complementar a renda em função do corte dos dias não trabalhados.           

Foto: Gilberto Jr./Bocão NewsFoto: Gilberto Júnior // Bocão News

Governador confirma César Borges no Banco do Brasil


A visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, à Arena Fonte Nova na manhã desta terça-feira (15) revelou muito mais do que a posição do Salvador diante do governo federal. No evento o governado Jaques Wagner terminou confirmando a ida do presidente estadual do PR, o ex-senador César Borges, para a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil.

A informação ainda não é oficial, mas Wagner afirmou ter conhecimento das negociações. “Não foi uma solicitação estadual e não tem nada haver com a Bahia. Foi uma decisão da presidente Dilma Rousseff e deve ser ratificada pelo Conselho Administrativo do banco”, afirmou em entrevista coletiva.        

Wagner negou qualquer interferência dele no processo de negociação, mas afirmou que a decisão deve trazer reflexos para a Bahia. “Claro que vai mexer com o estado, mas não foi uma deliberação do governo estadual”, concluiu o governador.          

A assessoria de comunicação de Borges não confirmou a informação, mas adiantou que ex-senador embarcou na manhã de hoje para Brasília. Os rumores sobre a ida de César Borges para a Banco do Brasil surgiu na semana passada com a decisão da presidente Dilma Rousseff em indicar um político do PR para a cúpula do BB. Borges deve assumir o lugar do atual vice-presidente de Governo do BB Ricardo Oliveira.

Foto: Gilberto Júnior // Bocão News

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tapiramutá: populares invadem delegacia, retiram preso de cela e o espancam até a morte

Policiais das cidades vizinha foram chamados para conter a fúria dos invasores, mais não ouve tempo de impedir a tragédia.
Cerca de 70 pessoas armadas com porretes e pedras,invadiram no inicio da noite desta segunda-feira,14, a delegacia de policia de Tápitamutá, cidade localizada na região de Morro do Chapéu, retiraram o preso Lucas Pio de Jesus, (vulgo Lunguinha),23 anos, (foto) acusado de latrocínio, no último sábado,12, contra o idoso de pré-nome Flávio, que era deficiente visual.  
De acordo com o repórter do jornal Gazeta da Chapada, Lunguinha depois de retirado da cela foi jogado na rua e espancado violentamente até a  morte. Outro informante disse que após agredirem o preso, atiraram fogo em seu corpo e depois desferiram golpes de machado.
A cidade viveu clima de tensão. Policiais  das cidades vizinha foram chamados para conter a fúria dos invasores, mais não ouve tempo de impedir a tragédia.
Depois de ter sido morto, os manifestantes atearam fogo no acusado.
Da redação CN * com informações do RFNoticias

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Seca: Mandacaru vem sendo a última alternativa para alimentação do gado.


O mandacaru resiste à seca, mesmo das mais fortes, pois trata-se de uma planta úmida que pode alimentar e hidratar o animal.
Há um dito popular no sertão, que o mandacaru não dá sombra nem encosto, mas, neste momento crítico de estiagem  vem tendo um papel muito importante para matar a fome dos animais. Mas para o animal se alimentar com o mandacaru precisa de um esforço muito grande do homem, pois, precisa que seja cortado e queimado os espinhos, usando a técnica de um botijão de gás e um equipamento semelhante a um maçarico acompanhado com um botijão de gás. Esta técnica vem sendo usada por todos os vaqueiros do sertão nordestino, pois a seca assola todos os estados.

Em Riachão do Jacuípe quem vem tendo uma missão muito árdua para saciar a fome de oitenta bovinos na Fazenda Pindorama na região do Distrito de Chapada é o vaqueiro Manoel Alves de Brito, 66 anos, e que tem na sua companhia o sobrinho Jefferson de Jesus. Nezinho como é conhecido o responsável pelo alimento do gado, disse que foi contratado para fazer este tipo de serviço há oito meses e não mais parou, pois a chuva não veio.
“Tenho que alimentar todo dia oitenta cabeças  de boi e vaca, derrubando o mandacaru e depois que arrumo a moita volto queimando os espinhos. A missão é grande, de quando eu cheguei aqui até hoje morreram quatro reis, e agora dificultou mais ainda, pois até a água que estava vindo da Barragem do Cedro de caminhão para cá, a prefeitura proibiu pegar. Eles estão falando que é por precaução, pois a água é boa até para o consumo humano e se a coisa piorar a população vai consumir dela. A alternativa de água agora é na barragem do rio jacuípe, que é pouca também”, observou Manoel.

Manoel disse também que nunca viu uma seca tão grande, segundo ele, em outras ocasiões via falar em seca, mas ouvia comentário que tinha região que não estava seca, “mas agora o que se fala é que todo lugar tá a mesma coisa”, concluiu o produtor.

O curioso é que o mandacaru  simboliza a seca do sertão, ele está presente nos campos áridos das fazendas ainda sem proporcionar  sombra nem encosto, embora não seja nenhum “filé” o agricultor ainda prefere ter o trabalho de fazer o difícil processamento para não perder o rebanho.
Neste período de estiagem é muito comum palestras e debates para solucionar os efeitos da seca, um sábio estudioso do problema disse que a seca nunca  vai acabar no sertão, o que é preciso é saber conviver com a estiagem prolongada e a convivência com a seca consiste em mais perfuração de poços, estocar alimento usando a técnica da silagem, plantio de palma e mandacaru, preferencialmente as espécies sem espinhos, entre outras alternativas. 
Fonte: Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas

Mãe flagra abuso sexual da filha de 12 anos e aciona a polícia.

Segundo a polícia, ajudante de pedreiro confessou abuso sexual da enteada.
Em depoimento, a adolescente afirmou que abuso ocorre há cerca de um ano.

Um ajudante de pedreiro foi preso na noite de quinta-feira (10), no distrito de Jorrinho, a 280 km de Salvador, após sua esposa surpreendê-lo mantendo relação sexual com a enteada de 12 anos na sala de casa, localizada na cidade de Feira de Santana. De acordo com a polícia, após a mulher presenciar o abuso da filha, dirigiu-se à delegacia da cidade, mas o suspeito fugiu antes da chegada da polícia.
Ele seguiu para a zona rural da sua cidade de origem, Tucano, mas foi encontrado por volta das 20h e encaminhado para a delegacia de Feira de Santana. O homem foi autuado por estupro de vulnerável e está preso.

A enteada do suspeito informou à delegada Márcia Pereira, titular da Delegacia Para o Adolescente Infrator (DAI), que o homem cometia o abuso sexual desde junho de 2011. A garota foi submetida a exame médico legal.

A delegada informa que, durante o depoimento, o suspeito confessou o crime e ainda relatou que desvirginou a adolescente há cerca de um ano. Ele relatou que os abusos eram praticados quando a família não estava em casa. O suspeito convive com a mãe da vítima há pelo menos um ano, e desde então, teria começado a assediar a enteada, segundo a polícia.
G1 Bahia

Polícia prende homem com moto roubada em Serrinha

Jociel Cordeiro de Oliveira, 26 anos, conhecido como “ciel”, foi preso na noite desta quinta-feira (10), no bairro de Vila de Fátima, em Serrinha, com uma moto roubada.

A prisão foi realizada às 19h por militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º BPM. Segundo a PM, a moto, uma Honda POP, placa JRW-0493, havia sido tomada de assalto na sexta-feira (4) na cidade de Santa Bárbara.

Na residência do suspeito a polícia encontrou ainda três pedras de crack e um cachimbo (utensílio usado para o consumo da droga). Jociel foi levado para a 1ª DT (15ª Coorpin) de Serrinha.
Fonte: Portal Clériston Silva

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ford já atinge a marca de 2 milhões de veículos na unidade de Camaçari


A Ford comemorou a produção de 2 milhões de veículos no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari.
O veículo número 2 milhões a sair da linha de montagem foi um Fiesta RoCam Hatch 1.0 Pulse, completo, na cor vermelho Arpoador. Além do modelo Hatch, campeão de vendas da marca, a fábrica na Bahia produz também o EcoSport e o Fiesta RoCam Sedan, destinados ao mercado brasileiro e à exportação.

Do total de veículos montados na unidade, 825.961 foram do modelo Fiesta RoCam Hatch, 727.289  do EcoSport e 443.985 do Fiesta RoCam Sedan, além de 2.765 picapes Courier. O marco foi alcançado após 10 anos e meio de operação, em um momento de significativos investimentos para a ampliação da sua produção, que somam, até 2015, R$ 2,8 bilhões.

A fábrica de Camaçari ampliará a sua capacidade anual de produção para 300 mil veículos e iniciou a construção de uma nova fábrica de motores. Informações do Correio.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Riachão: Bandidos tentam estourar o caixa do BB do Sindicato dos T. Rurais


Nesta terça-feira (08), elementos desconhecidos tentaram estourar o caixa eletrônico do Banco do Brasil que funciona ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe, no Bairro da Caixa D’água.

Segundo as informações de populares, os elementos chegaram por volta das 19h em um veículo Pálio, cor branco, vidro fumê, de placa não identificada, arrombaram a porta e colocaram alguns acessórios para explodir o caixa eletrônico.

Em seguida, se retiraram do local, retornaram às 20h30, mas foram surpreendidos com a movimentação dos vizinhos, que desconfiaram e acionaram a policia. Porém, quando a guarnição chegou, os elementos já haviam fugido por destino ignorado.

A polícia constatou a tentativa de assalto encontrando os fios que interligam com o sistema da agência bancária desativados, além de confirmar a violação de uma porta que permite a retirada das cédulas. Contudo, nenhuma quantia foi subtraída pelos assaltantes.

A reportagem do Interior da Bahia conversou com Renivaldo Miranda (Reninho), presidente do STR-de Riachão, que lamentou o ocorrido.

“É uma pena! Aqui é uma alternativa para os aposentados receberem seus benefícios sem ter que enfrentar longas filas. Mas, sinceramente, fica difícil a permanência do caixa eletrônico aqui. Se houvesse a explosão de algum dispositivo por parte dos elementos, certamente comprometeria as estruturas do prédio onde funciona a entidade”, explicou.

Fonte: Interior da Bahia - Por Noroel Fernandez

sábado, 5 de maio de 2012

Bruno pode deixar cadeia e se apresentar ao Flamengo:


O advogado do goleiro Bruno, Rui Pimenta, promete que irá fazer com que o jogador se apresente ao Flamengo um dia depois de ser libertado, caso consiga um habeas corpus para deixar a cadeia.  De acordo com o advogado isto pode acontecer em breve. Rui Pimenta afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar em até três semanas o pedido de habeas corpus para que Bruno aguarde em casa o julgamento sobre a sua participação na morte da ex-amante Eliza Samudio.
  
"Não tenho dúvida de que seu recurso em habeas corpus será concedido pelo Supremo Tribunal Federal", diz Rui Pimenta. “No dia seguinte à libertação,  vou reapresentá-lo ao Flamengo para que seja reintegrado ao time”, promete o advogado.
A promessa de reintegrar Bruno ao Flamengo tem sustentação jurídica, segundo Rui Pimenta. “O goleiro teve o contrato suspenso (e não rescindido) pelo Flamengo, após a prisão, há dois anos. Quero apresentá-lo para fazer valer as leis trabalhistas. Ele ainda tem contrato com o clube e deverá aguardar o julgamento em liberdade, seguindo o que determina a lei”.
  
A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, não foi encontrada para comentar a possibilidade de voltar a ter Bruno no clube. Falando pelo clube, a assessora Roberta Pinto confirmou que o contrato de Bruno está suspenso “porque o goleiro estava impossibilitado de cumpri-lo. Se for solto, falaremos diante de nova realidade”, explicou a assessora.
Bruno é acusado de ter participado de sequestro, assassinato e ocultação do cadáver da ex-amante, Eliza Samudio, com quem teve um filho. Desaparecida em 2010, o corpo de Samudio até hoje não foi encontrado. O crime, segundo a Justiça, ocorreu no dia 10 de junho de 2010. Informações Uol.

Coité: Acidente na BA 409 envolvendo moto Bis e Parati deixa duas mulheres e criança gravemente feridas

A criança foi transferida em estado gravíssimo.
Um grave acidente ocorrido por volta das 18h deste sábado,05, no km 31 da BA 409, entrada do conjunto habitacional cidade jardim, saída Coité / Serrinha,  deixou duas mulheres e uma criança feridas, duas delas em estado muito grave. Jailma Almeida Silva, 33 anos, moradora da Rua Duque de Caxias em Coité e a criança Ana Beatriz Carneiro Gordiano, 8 anos, estavam na moto Bis placa JSH 6911 licença de Conceição do Coité, quando foram atingidas por um veículo Parati de placa JMQ 6370 licença de Feira de Santana, conduzido por Manoel Nascimento Pereira, 52 anos, morador do Povoado de Tabuleiro de Amorosa zona rural de Conceição do Coité. A companheira de Manoel,  Lucilene Ferreira Oliveira, recebeu uma forte pancada na testa mas não corre risco de morte e permanece em observação no Hospital Almir Passos.
A tragédia –  Segundo Nezinho como é conhecido popularmente o condutor da Parati, ele que foi detido logo após o acidente, na delegacia contou ao CN que havia saído das casas populares onde mora uma irmã, inclusive ela  estava no carro no momento do acidente, mas não sofreu ferimentos, identificada por Tereza Nascimento, observou a mulher e a criança no carona da Bis, “ ela abriu a seta para a direita como deve ser feito e eu continuei minha viagem quando menos esperei , ela atravessou de vez na minha frente para entrar para as casas , tentei livrar do acidente mas não conseguir”, contou o motorista que trabalha diariamente fazendo transporte de passageiros de sua comunidade para Coité. Questionado se ele havia consumido bebida alcoólica, ele admitiu ter tomado algumas cervejas, mas garantiu que foi pouca e tinha consciência ao volante.
A violência do acidente foi tão grande que a moto foi arrastada pelo carro por cerca de 25 metros e só parou no acostamento e na contra mão.  A brigada voluntária Anjos da Vida foi solicitada e ao chegar deparou com a gravidade do acidente, fez o resgate das vítimas e as levou para o Hospital Almir Passos (HAP) e Clinica Médica da Criança – CLIMECC  respectivamente. Jailma deu entrada apresentado fratura em uma das pernas e escoriações pelo corpo e diante da gravidade foi encaminhada para outra unidade hospitalar em Feira ou Salvador. A criança em estado mais crítico foi transferida com fratura nas duas pernas, sendo uma exposta, suspeita de fratura em um dos braços e também com suspeita de traumatismo craniano. Ela deixou a Clinica inconsciente.  A garotinha é filha de Márcia A. Carneiro que estava de mudança para o conjunto habitacional.
Informações dão conta que a criança havia passado o dia na casa de Jailma, brincando com sua filha da mesma idade e no momento do acidente estava levando para entregar a mãe.

Familiares e amigos próximos demonstraram indignação pela demora da transferência da criança, pois depois de liberada pela médica plantonista, ela ficou por mais de uma hora dentro do veículo, sendo que um dos fatores foi problema no balão de oxigênio que precisou ser trocado quando estava tudo pronto para partida.

Segundo informações de familiares ao CN, por volta das 21h30 a criança e a condutora da Bis deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador. Jailma tem um quadro aparentemente tranquilo está consciente e conversando, enquanto que a garotinha deu entrada do mesmo jeito que deixou a Climecc.

Fonte: Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas