domingo, 29 de abril de 2012

Prefeito de Tucano cancela São João por causa da seca

O prefeito de Tucano, José Rubens Arruda (PSB), suspendeu nesta sexta-feira (27) a festa de São João do município do nordeste baiano. O cancelamento dos festejos juninos foi por conta da seca que atinge toda a região do semiárido baiano. O município decretou estado de emergência em razão da escassez de chuva. A comemoração que acontece todos os anos no distrito de Caldas do Jorro é considerada uma das mais tradicionais da Bahia. Em 2011, quase 30 mil visitantes desembarcaram na cidade para acompanhar os shows de Elba Ramalho, Zé Ramalho e Flávio José.

No decreto, o gestor justifica a decisão devido a necessidade da realização de ações para minimizar os efeitos da seca e para seguir a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que as unidades federativas atingidas pela estiagem “adotem uma imperiosa necessidade de contenção de despesas”. “Ficam suspensas as festividades juninas ou qualquer atividade comemorativa promovida com recursos públicos municipais no âmbito de toda a Administração Pública Municipal durante o período em que o município se encontrar em situação de emergência. (...) Fica vedado o patrocínio com recursos públicos municipais, ficando as despesas exclusivamente a cargo dos seus organizadores”, diz o documento.
Fonte: BCS

Seca: Quase 100% das safras de milho e feijão já foram perdidas na Bahia

Consumidor baiano já paga mais caro pelos produtos
Com a seca que atinge quase todo o semiárido baiano desde março último, 91,8% da safra de milho já foi perdida no estado. A situação do feijão é ainda pior: 92,6% de perdas. Com a falta dos produtos, os baianos deverão pagar mais caro este ano. “Salvador vai ter que comprar de outros estados e os preços devem aumentar um pouco por causa da lei da oferta e da procura, mas não será nada alarmante”, disse, em entrevista ao Correio, o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo de Faro Teles. Mas, dados da Casa Civil estadual mostram que o preço da cesta básica na Bahia aumentou de R$ 204 para R$ 211 entre fevereiro e abril deset ano. E o feijão foi um dos responsáveis: aumentou 9,14% neste período. Segundo Teles, o milho e o feijão foram os mais afetados porque os agricultores costumam plantar os dois grãos justamente entre março e abril, para colher no São João. Só que acabaram surpreendidos pela estiagem e o resultado foi a perda de quase toda a safra. Ou seja, quem quiser comer milho cozido e canjica nesse São João vai ter que pagar bem mais caro.

Fonte: Bahia Notícias

Presença de computadores em domicílios mais que triplica em dez anos, mas não alcança marca de 40%


O barateamento dos eletrodomésticos nos últimos 10 anos popularizou o uso de diversos aparelhos. Um dos crescimentos de maior destaque foi apresentado pelo computador, que mais que triplicou sua presença em domicílios brasileiros ao subir de 10,6% para 38,3%, segundo dados do Censo 2010 divulgados na última sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a presença da internet, que não havia sido contabilizada na última pesquisa, já atinge 30,7% das residências. Televisões pularam de 87,2% para 95,1% e rádios apresentaram queda de 87,9% para 81,4%.
Fonte: Bahia Notícias

sábado, 28 de abril de 2012

Bandidos que arrombaram caixa eletrônico em Ichu invadem comércio na comunidade de Macaco em Candeal, abandonam o Pálio e roubam Uno


Depois de terem arrombado o caixa eletrônico do Posto do Banco do Brasil em Ichu e terem trocado tiros com a Polícia Militar,  na madrugada deste sábado, 28, onde um policial foi atingido na perna, outro levou tiro de raspão e um dos bandidos foi violentamente atingido,  os meliantes apreenderam fulga com destino ignorado.
A Polícia Militar continuou a diligência e foi informada da existência de um veículo Pálio de Placa ELX 9260, licença de Salvador abandonado na comunidade de Macaco  no município de Candeal. Foi informado também ao Pelotão de Ichu que existiam corpos dentro do carro.
Ao chegar na comunidade foi encontrado o veículo com marcas de tiro e com um buraco enorme no parabrisa traseiro. Dentro do carro estavam equipamentos utilizados no arrombamento, mas não existia nenhum corpo no interior do mesmo.

Na verdade os meliantes ao chegarem na comunidade de Macaco por volta das 3:30 da manhã, surpreenderam um comerciante que pediu para não identificado, dizendo que era o vigia, no entanto a vítima não atendeu,  eles acabaram arrombando a porta com uma metralhadora e afirmando que não iriam machucar ninguém, só queriam prestar socorro ao comparsa que estava ferido.

Segundo o comerciante eles perguntaram o roteiro para chegar até o Povoado de Belo Alto, e inclusive ameaçaram levá-lo como refém. A vítima desesperada pediu pelo amor de Deus que o deixasse, pois tinha filhos e netos para criar e era o esteio da família. Os bandidos puxaram a vítima pela cueca e forçaram a mostrar algum morador que tivesse um veículo para que eles continuassem a fulga.
Enquanto era a vítima era levada pelos outros integrantes da quadrilha, o bandido que estava ferido ficou deitado no chão deixando marcas de sangue no local.

Pressionado e percebendo a situação do bandido ferido que estava deitado em seu estabelecimento, ele indicou um vizinho que possuia carro. Para o comerciante de 58 anos de idade, que é Evângélico foi mesmo uma noite de terror e só Deus para dar tranquilidade em um momento como este.
Na residência do senhor de iniciais J.C a quadrilha tomou de assalto um Fiat Uno, ano 2002, Placa JPH 9031, licença de Candeal seguindo sentido povoado de Belo Alto. Conforme o senhor J.C os assaltantes não foram agressivos
A Polícias Civil de Serrinha e Coité e o Delegado João Farias estão em Ichu para fazerem a perícia e acompanharem o caso.
O Sub-gerente do Banco do Brasil de Candeal, Djalma, informou agora é aguardar o procedimento legal da Polícia e a partir de segunda-feira a Diretoria do Banco deverá tomar as devidas providências.
Os proprietários do prédio onde o caixa eletrônico está instalado disseram que há aproximadamente um ano pediram a retirada do mesmo e com o que aconteceu neste sábado, exigirão agilidade por parte da Agência Bancária.
* Atendendo ao pedido das vítimas não publicamos apenas as iniciais dos referidos nomes.
Fonte: AL Notícias - Por: André Luiz

Assalto a cash do BB em Ichu acaba em tiroteio entre policiais e bandidos


Dois policiais ficaram feridos mais não correm risco de morte. Um dos marginais pode está muito grave segundo a polícia, pois no Fiat Strada que o mesmo saiu em fuga foi encontrado muito sangue e até massa encefálica
Por volta de 2h30 da madrugada deste sábado, 28, o 16º Batalhão sediado na cidade de Serrinha foi informado através do Pelotão de Ichu que cerca de 06 homens fortemente armados estariam arrombando o cash do Banco do Brasil situado na Av. Joaquim Lázaro Carneiro, no centro da cidade.

Rapidamente se deslocaram para Ichu  e ao chegarem na rua Otaviano Cedraz onde fica o Pelotão da Polícia Militar, verificaram que dois elementos encontravam-se na frente armados com fuzis.Os bandidos partiram em direção a guarnição deflagrando vários tiros sendo revidado pelos policiais com o mesmo poder de fogo.

Começou a partir deste momento uma perseguição contra os bandidos que utilizavam dois veículos, sendo um Fiat Pálio de demais dados ignorados e um Fiat Strada branco de placa NYH – 5863 licença de Salvador. 
Foram aproximadamente 25 minutos de intenso tiroteio entre as ruas Otaviano Cedraz, Elvira Freitas, Maria de Fátima, Joaquim Lázaro Carneiro, nas imediações da Prefeitura, OPEC Fest e Serraria de João da Cruz. Momentos de pânico e terror para a comunidade ichuense que nunca presenciou uma situação dessa. Na troca de tiros um policial conhecido como Barreto (lotado em Serrinha) foi baleado na perna, outro ferido de raspão e um dos bandidos levou um tiro que espalhou pedaços de pele e carne na parede de um estabelecimento comercial, fazendo a polícia acreditar que o mesmo possa ter morrido.

Utilizando maçarico os meliantes arrombaram o cache e de acordo com informações levando possivelmente todo dinheiro. A viatura da Polícia Militar foi alvejada com aproximadamente 28 tiros deixando-a totalmente danificada. Assustados com os estampidos e com a gritaria várias pessoas ao perceberem o cessar fogo seguiram para o local a fim de verificar o estrago gerado.
Conforme informações  do soldado Santiago participaram da operação policias da CAEL, Pelotão Especial de Serrinha e de Coité. Ele disse ainda que a perseguição continuará por vários trechos desta região.

Por: André Luiz – Ichu / AL Notícias – http://www.alnoticiasichu.com/

16ª BPM de Serrinha forma novos soldados


O 16º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (BPM/BA) realiza na próxima sexta-feira, dia 04/05, às 16h00m, no Ginásio de Esportes, localizado na Avenida ACM, no bairro Urbis II, em Serrinha, a solenidade de formatura dos novos soldados que irão reforçar o efetivo da PMBA.   

O evento vai contar com as presenças do comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, do prefeito Osni Cardoso, entre outras autoridades.        

Os alunos que durante nove meses participaram do Curso de Formação de Soldados, tiveram, além das 25 disciplinas ministradas, estágio operacional supervisionado com atuação nas ruas. O efetivo de policiais será distribuído no interior do estado.
Fonte: Blog Clériston Silva

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Record alfineta a TV Globo em propaganda de ‘A Fazenda

A Rede Record escolheu uma maneira bastante inusitada para anunciar que a quinta edição de 'A Fazenda' está próxima. A emissora coloca um carro de polícia correndo atrás de um robô, fazendo menção ao mesmo boneco do BBB, e finaliza dizendo "Um reality acima de qualquer suspeita".
A Record não perdeu a oportunidade de alfinetar a "toda poderosa" do Jardim Botânico que teve um sério problema com a polícia devido a um suposto estupro em sua última edição. 
Veja o vídeo:

 Fonte: Blog do Kuelho

CETO apreende aves silvestres no Alto do Recreio, em Serrinha


Uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) aprendeu 35 pássaros silvestres mantidos em gaiolas, em uma casa da Quadra H, no bairro do Alto do Recreio, na manhã desta quinta-feira (26).    

As aves correm risco de extinção. O proprietário da casa Antônio Pedro da Silva Filho, 52 anos, poderá responder por crime ambiental e ser multado. Após denúncia anônima, os policiais chegaram até o local e encontraram as aves com elevado nível de estresse. 

Entre as espécies estavam cardial, estevão, azulão, pássaro preto, canário da terra e papa-capim. A apreensão será comunicada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e as aves serão soltas na natureza.
Fonte: Blog Clériston Silva

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Morte de jornalista no Maranhão foi ‘encomendada’, diz SSP

Morto a tiros na noite desta segunda-feira (23), em um bar de São Luís, o jornalista Décio Sá será enterrado nesta terça (24), às 15h, no cemitério Jardim da Paz, em São José de Ribamar (MA). Ciente do ocorrido, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, alegou que a morte de Décio “sem dúvida foi encomendada”. A vítima foi executada com seis tiros de um homem que estava em uma motocicleta. De acordo com a polícia, o criminoso desceu do veículo, atravessou a rua e efetuou os disparos. Não há informações sobre o motivo do crime.
Fonte: Bahia Notícias

No rádio: Osni fez acordo em 2008 para apoiar Zevaldo em 2012


O prefeito de Serrinha Osni Cardoso (PT) declarou nesta terça-feira (24) que mantém um acordo firmado em 2008 com o ex-prefeito e pai do atual vice-prefeito Zevaldo Lima de apoiá-lo em 2012 caso estivesse desimpedido juridicamente para a disputa do pleito eleitoral e com boa pontuação nas pesquisas. O anúncio foi feito em entrevista ao programa “Passando a Limpo” comandado pelo radialista José Ribeiro na Rádio Regional AM.       

O acordo, segundo o comunicador, teria sido abençoado pelo então secretário das Relações Institucionais do Estado e atual secretário da Casa Civil Rui Costa. Durante a conversa no rádio, o prefeito foi pontual e respondeu a indagação do radialista sem titubear: 
Diálogo:   

- José Ribeiro: Vamos supor que Zevaldo não saia candidato porque está inelegível, mas se o filho dele aparecer bem nas pesquisas e ele resolver apoiar o filho, como fica essa situação? - Osni Cardoso: Meu acordo continua desde que ele também cumpra o acordo. Eu tô aqui pra cumprir todos os acordos e este é um deles, agora, é preciso mudar a postura... A postura pro namoro continuar é que tem que ser mudada - José Ribeiro: Então se Zevaldo ganhar na pesquisa o senhor abre mão da sua reeleição? - Osni Cardoso: Apóio Zevaldo - José Ribeiro: E se for Adriano? - Osni Cardoso: Só se ele mudar totalmente a postura e apresentar um projeto sério pra Serrinha, que trabalhe que viaje e tenha coragem de trazer dinheiro pra cá... Porque não adianta ficar só de camarote, ai as coisas não acontecem e Serrinha para no tempo.
Fonte: Blog Clériston Silva

Mulher mata companheiro a facadas em Coité


O desentendimento entre o casal era constante, e a bebida alcoólica o principal motivo
Edileide Mota Cruz, 22 anos, foi presa em flagrante após matar seu companheiro, Edmilson Pereira dos Santos, 31, com duas facadas no tórax. O crime aconteceu por volta das 22h30 de segunda-feira (23), em frente à casa de familiares da autora, situada a Rua Maurilio Carneiro, Bairro Nova Esperança, Conceição do Coité.
O delegado titular da policia civil João Farias, ao tomar conhecimento do ocorrido, mobilizou os agentes e cerca de uma hora e quarenta minutos depois, conseguiram prender a acusada quando tentava fugir em uma moto.

Segundo o delegado, a acusada confessou o crime e disse também que a relação entre eles já durava três anos, mas era marcada por muitas brigas e agressões, idas e voltas,  e no dia do crime ambos passaram o dia fazendo uso de bebida alcoólica, em ambientes diferentes e a noite foram para a residência da tia de Leidinha como é conhecida à assassina, onde iniciaram uma discussão. “Ele me chamou pra fora e eu tinha na bolsa a faca, pois diante das ameaças eu andava armada para me defender dele ou de qualquer outra pessoa que quisesse fazer alguma coisa comigo, na discussão eu saquei e furei  ele”, contou Leidinha ao CN, na presença do delegado.

Mi como era conhecido à vítima, trabalhava no açougue municipal ajudando a mãe. A autora do crime disse que o companheiro não tinha outro vício além da bebida alcoólica e confessou está arrependida do crime, atribuindo o ato ao álcool, que segundo ela começou a consumir quando tinha 12 anos. Edilene foi autuada em flagrante e já está a disposição da vara crime da comarca de Coité.

Menos de dois meses em Coité e três crimes registrados – O índice é considerado alto, pois já são cinco homicídios no ano em Conceição do Coité. A analisar os números, o delgado admitiu que para a realidade de Coité considerada uma cidade desenvolvida, mas com os índices de homicídios baixos, deixa todos em alerta, pois o objetivo é evitar o crescimento da violência. Porém, ele aponta algo como muito positivo. Os três que praticaram os homicídios foram detidos em flagrante e permanecem presos a disposição da justiça.

Farias garante que dará o melhor de si e não medirá esforços para manter a tranquilidade na cidade.
Fonte: Calila Notícias - Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Serra do Ramalho: Padre pré-candidato anda com seguranças na cidade

Populares alertaram padre Deo para que tomasse cuidado
O padre da paróquia de Serra do Ramalho, no Vale do São Francisco, Deoclides Rodrigues, passou a circular pelo município com seguranças particulares. O motivo: anunciou a pré-candidatura a prefeito da cidade. De acordo com o religioso, após demonstrar interesse em administrar o município passou a receber recomendações de populares para que tivesse “cuidado”, já que poderia estar a correr risco de morte. "Não quis acreditar, mas por precaução passei a andar com segurança particular " informou, em entrevista ao site Oeste da Bahia. O caso já foi relatado à Diocese de Bom Jesus da Lapa, uma das circunscrições eclesiásticas da Igreja Católica na Bahia, responsável pela paróquia de Serra do Ramalho. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com padre Deo, como é conhecido, mas o telefone não foi atendido.
Fonte: Bahia Notícias

sábado, 21 de abril de 2012

Serrinha: Vaquejada terá Ivete, Aviões, Bruno e Marrone, Asa e Timbalada


Muitas novidades estão sendo anunciadas para a edição deste ano da Vaquejada em Serrinha, considerada a maior festa do vaqueiro do Brasil.
Além da cantora Ivete Sangalo, que já tinha sido confirmada na programação, a direção do Parque Maria do Carmo acaba de divulgar outros nomes na grade de shows, que serão realizados do dia 6 ao dia 9 de setembro.
O público estimado em 100 mil pessoas/dia também vai curtir Asa de Águia, a dupla sertaneja Bruno e Marrone, Timbalada e Aviões do Forró. Para agradar a todos que visitam Serrinha no feriado prolongado, a próxima edição terá três festas de camisa.
A novidade é que a sexta-feira ganhou o nome de Festa do Bezerro Manhoso. “No sábado tem a tradicional Festa da Vaca Atolada, e no domingo a Festa do Boi Malandro”, disse Carlinhos, um dos organizadores.


Estrutura: Localizada na região sisaleira do Estado, Serrinha fica a 170 km de Salvador. O Parque Maria do Carmo, com seus 175.000m², que fica às margens da BR-116, sustenta o título de maior espaço para a prática do esporte no País.
O parque conta com uma estrutura de camarotes, sanitários fixos, postos médico, veterinário, policial e bancário, churrascaria, 40 bares e estacionamento para mais de 5 mil veículos.

Demais atrações já  confirmadas : Leo Magalhães, Parangolé, Pablo, Harmonia do Samba, Tomate, Silvano Sales, Forro do Muído, Black Styyle, Solteirões do Forro, É O Tchan e Asa de Águia.

Informações: Interiror da Bahia.
cansancao.net.b

Seca: Governo da Bahia limita uso de água para consumo humano e animal

Geração de energia em Pedra do Cavalo será suspensa
O governo da Bahia suspendeu a utilização dos recursos hídricos, que não sejam com fins de abastecimento humano ou animal, nas cidades afetadas pela seca. Com a medida, agricultura, projetos de irrigação e até de hidrelétricas passarão a ter o fornecimento suspenso até que as chuvas voltem a cair. A seca no estado já é considerada a maior registrada nos últimos 30 anos e 206 municípios estão em situação de emergência até esta sexta-feira (20). De acordo com reportagem do UOL, na última terça (14), fiscais estaduais, com apoio da Polícia Militar, apreenderam seis bombas de extração de água do rio da Prata, na Chapada Diamantina. Na próxima terça (24), a operação será realizada no rio Água Fria, em Vitória da Conquista. A capacidade da barragem, que abastece a cidade do sudoeste baiano, já diminui cerca de dois milhões de metros cúbicos. Ainda este mês, mais operações devem ser realizadas em várias outras regiões. O coordenador-executivo da Defesa Civil da Bahia (Cordec), Salvador Brito, explicou que a medida, prevista nos decretos de emergência, foi tomada porque os mananciais estão secando e não há perspectiva de chuva nos próximos meses para abastecê-los. “Essas ações estão sendo tomadas para assegurar, pelo maior prazo possível, o abastecimento de água para o consumo humano e animal. Essa medida existe para evitarmos um colapso”, disse. Além de suspender o uso do recurso para “fins econômicos”, o Estado anunciou que suspenderá o uso também para geração de energia. “O governo vai suspender a geração de energia na barragem da Pedra do Cavalo, que é a maior bacia hidrográfica do estado. Lá existe uma central hidrelétrica operada pela Votorantim. Isso vai ser combinado com o operador para que haja a desativação do sistema temporariamente. Acredito que não afetará o abastecimento de energia, pois a região pode ser abastecida por Sobradinho e Paulo Afonso, que são os maiores produtores de energia. Claro que serão necessários algumas operações de redistribuição, mas nosso pensamento, hoje, é no abastecimento humano”, afirmou Brito. Nesta sexta-feira (20), 14 municípios em emergência receberam cestas básicas, cedidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A entrega dos alimentos será feita na próxima semana. Ao todo, segundo a Cordec, 138 mil cestas serão distribuídas a famílias baianas afetadas pela escassez de chuva.
Fonte: Bahia Notícias

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bebê que nasceu com 8 membros é operado no Paquistão.


Na terça-feira (17/4), um bebê com apenas uma semana de vida, chamou a atenção da imprensa e autoridades médicas do mundo todo por ter nascido com oito membros. De acordo com o tabloide "The Sun", a criança paquistanesa foi concebida com um gêmeo parasita grudado em seu abdômen, uma ocorrência rara registrada a cada 100 mil nascimentos. Na quinta (19), uma imagem divulgada pelo Instituto Paquistanês de Saúde Infantil mostra o bebê logo após a cirurgia que removeu os membros sobressalentes. Asianet-Pakistan/Barcroft India e Efe
Fonte: Bol.

Wagner baixará decreto para suspender uso comercial da água em 186 municípios


A seca que atinge o estado se agrava e, em função disso, o governador Jaques Wagner baixará decreto que suspende a outorga da água para uso comercial nos 186 municípios baianos em situação de emergência, segundo informações da coluna Tempo Presente do jornal A Tarde. O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, contou à publicação que as barragens Água Fria I e Água Fria II estão apenas com 30% da capacidade e, caso a situação permaneça no mesmo ritmo, haveria água suficiente para somente mais 70 dias. Já Wagner relatou a jornalistas no Palácio Rio Branco que o nível da Barragem de Pedra do Cavalo, responsável por abastecer Salvador e região metropolitana, baixa três centímetros por dia, o que torna o quadro ainda mais preocupante.
Fonte: Bahia Notícias

Comerciante é assassinado com quatro tiros dentro de restaurante em Serrinha.


O comerciante Everton dos Santos Silva, 23 anos, conhecido como "tinho", que morava na Rua Basílio Cordeiro, foi assassinado a tiros no início da noite desta quarta-feira, 18, por volta das 18h20min, em Serrinha.       

Segundo a Polícia Civil, a vítima estava dentro do restaurante de sua propriedade (Prazeres da Culinária), localizado nas proximidades do Centro Social Urbano (CSU), quando dois homens chegaram em uma moto, demais dados ignorados, desligaram o motor do veículo, entraram no estabelecimento e deflagraram quatro tiros de revólver calibre 38.
Os tiros acertaram a vítima nas costas, cabeça e pescoço. Um funcionário do restaurante que preferiu o anonimato, disse que antes de atirar em Everton os criminosos o mandaram sair do local para não testemunhar o crime. “Saia daqui pra depois não sobrar pra você”, disseram.          

O funcionário não conseguiu identificar os assassinos que, após os disparos, fugiram em alta velocidade tomando rumo ignorado. Agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) fizeram a perícia do local e removeram o corpo para necropsia em Feira de Santana. O crime está sendo investigado pelo Serviço de Inteligência (SI) da 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin).
Fonte: Blog Clériston Silva

quarta-feira, 18 de abril de 2012

APLB se reúne com líder do governo para discutir reabertura de negociação


Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) se reuniram nesta quarta-feira (18) com líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Zé Neto (PT), para discutir uma possível reabertura de negociação com a administração estadual. Os educadores baianos estão em greve há uma semana e mais de um milhão de estudantes estão fora das salas de aula. “Desde já sabemos que, para este ano, as questões orçamentárias não são planos de qualquer tratativa, já que estamos no limite prudencial. Entretanto reconheço que manter o relacionamento com diretores da APLB e tentar saídas deve ser permanentemente um caminho a ser seguido”, disse o parlamentar. Segundo ele, ficou acertado que outra renuião acontecerá antes da votação na AL-BA do projeto de lei que incrementa os salários da carreira do magistério público estadual dos ensinos fundamental e médio. A sessão está prevista para a próxima terça-feira (24).

Fonte: Bahia Notícias

Motoqueiro atira em grupo de adolescentes e acerta carro em garagem


Na opinião de algumas pessoas os jovens se livraram poque estava apenas uma pessoa na moto

Quatros adolescentes moradores do Bairro Carijé em Conceição do Coité, passaram maus momentos por volta das 23h de terça-feira,17, quando retornavam de um circo. O grupo andava a pé quando se aproximou uma moto e o condutor fez os disparos. De acordo com um dos jovens que pediu para não ser identificado, a moto passou por eles, fez a manobra e passou a segui-los, fez um primeiro disparo na esquina da CIRETRAN, eles correram cada uma para um lado diferente, o motoqueiro fez o segundo disparo e o terceiro, tudo isso com a moto em movimento com a arma em punho e a outra guiando o veículo.
 Fonte: Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas

Por sorte nenhum tiro atingiu os adolescentes, porém um portão de uma garagem foi atingido, o projétil atravessou e acertou a tampa do porta malas do Corsa da professora Rose que reside na esquina da Rua Carijé com a Manoel Gonçalves. O atirador não foi identificado, testemunhas disseram que o mesmo estava sozinho, numa moto escura e usava capacete.

A professora foi a delegacia onde prestou queixa e prepostos da polícia civil estiveram na residência a fim de iniciar o trabalho de investigação. A guarnição da 4ª Cia de plantão esteve no local minutos depois dos disparos, identificou o projétil como sendo de revolver calibre 38, realizou rondas mas não encontrou o autor.

” Meus filhos estavam acordados na sala e ouviram os disparos a bala veio baixa, já pensou se fosse mais pra cima? Teria atingido algum deles”,disse a professora apontando para o local onde os filhos estavam no mesmo anglo do carro.

Operários da Arena Fonte Nova encerram greve


Operários da Arena Fonte Nova decidiram na manhã desta quarta-feira (18) encerrar a greve iniciada na última quinta (12). Segundo a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação, Montagem e Manutenção Industrial (Sintepav), porém, o acordo foi firmado diretamente com o consórcio responsável pelas obras da Fonte Nova. Logo, a paralisação permanece em outras obras, já que a greve incluía trabalhadores da construção pesada em todo o estado. Em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102.5, o secretário estadual para Assuntos Relacionados à Copa (Secopa), Ney Campello, comemorou o fim do movimento e reiterou que o acerto refere-se exclusivamente aos funcionários que trabalham no canteiro de obras do futuro estádio. “Eles acataram uma negociação em separado tendo em vista a criticidade do prazo. Isso não repercute necessariamente nas negociações com o sindicato quanto às outras obras”, declarou. Segundo o titular, os trabalhos já serão retomados a partir desta quarta e a paralisação não afetará o cronograma para a Copa das Confederações de 2013. “Essa é uma excelente notícia e uma demonstração de maturidade e compromisso dos operários e do sindicato com o nosso propósito de o estádio estar pronto para a Copa das Confederações”, disse. Com o acordo, os funcionários da arena terão reajuste salarial de 10,5 %, aumento do valor da cesta básica para R$ 230, 85% de reajuste na hora extra de março até junho e 100% a partir de julho, além de abono dos dias não trabalhados durante a paralisação.
Fonte: Bahia Notícias - Por Rodrigo Aguiar / Patrícia Conceição / Evilásio Júnior

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Trabalhadores da Arena Fonte Nova decidem continuar paralisação


Os trabalhadores da construção pesada paralisaram as atividades em todos os canteiros de obras da Bahia por tempo indeterminado na manhã desta quinta-feira (12). Por conta da mobilização, estão interrompidas as principais obras do estado, como Arena Fonte Nova, Via Expressa, Via Bahia, Ferrovia Oeste-Leste, Parque Naval,  Linha 1 do metrô, entre outras.

Os principais tópicos da pauta de reivindicação são o reajuste salarial e o recebimento de benefícios como cesta básica, plano de saúde, além do percentual de horas extras, segundo a presidente da Força Sindical da Bahia, Nair Goulart.

De acordo com a sindicalista, a pauta é negociada com o sindicato patronal desde janeiro deste ano, mas a proposta ofertada pelos empreiteiros não foi aceita pelos operários. Por isso, o reajuste, que deveria ser pago em 1° de março deste ano, não pôde ser cumprido. "Qualquer resultado que tiver será retroativo a março", explica. O salário dos trabalhadores varia segundo as funções, porém, uma das propostas é criar um piso salarial horizontalizado entre todas, afirma Nair.

 O Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), através do advogado Igor Gomes, relata que foi ofertado um reajuste geral de 10% para todas as funções da categoria para não gerar a greve. "Os principais impasses são a cesta básica, que é um reajuste alto, de R$ 250, que as empresas não podem pagar, e na questão das horas extras do sábado, que eles querem de 100%, mas já damos de 70%. E o reajuste de 10% eles também não aceitaram", relata o advogado.

Segundo ele, o atraso no cronograma com a suspensão das obras pode causar graves prejuízos à sociedade, além de pesar também contra a questão financeira de cada empresa. "Uma paralisação como a da Fonte Nova pode inviabilizar de a Bahia fazer parte da Copa das Confederações, em 2013, e o problema pode ser maior para toda a sociedade", avalia.

Em nota, a Arena Fonte Nova informou que está negociando a pauta de reivindicações dos trabalhadores da Arena com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepa).

Do G1,BA 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

TEOFILÂNDIA: Homem é morto a pauladas após disputa de terra


Um homem identificado por Edvaldo Bispo de Santana de 54 anos, que residia no povoado Olhos D’água, na cidade de Teofilândia-Bahia foi morto a pauladas deferidas por Valmir Bispo Campos de 30 anos que mora no povoado Baixão.

Os golpes atingiram a cabeça da vítima que não teve como se defender e morreu na hora, o genitor do autor o Sr. Emar Pinto Campos, foi detido pelo Delegado Titular daquela cidade o Bel. Getúlio Queiroz, para prestar esclarecimentos. O motivo da agressão foi por causa de uma cerca construída na localidade conhecida por Acampamento Santa Virginia, na zona rural da cidade, onde o fato aconteceu.

Fonte: Notícias do Dia

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Veículo foi encontrado abandonado e depenado no município de Teofilândia


Um veículo Chevrolet, modelo Corsa Hatch, cor cinza, foi encontrado na BR 116 aproximadamente a 2,3 km da cidade de Teofilândia em uma ponte nas proximidades do Povoado da Boa Esperança.
O carro sem as placas e completamente depenado foi localizado por um morador da região, que acionou a Polícia Militar a qual foi até o local investigar o fato, inicialmente as investigações indicam que o veículo tinha sido desmontado no local, porém não se tem pistas sobre os autores.
A polícia está investigando e buscando provas sobre o ocorrido.
Há alguns dias um veículo Fiat Uno também foi encontrado na BA 411, Barrocas, próximo a Fazenda Lajedo, só que o veículo foi encontrado incendiado. Veja.
Informações e Fotos: O Dia News

O jornalismo nativo e o caso Cachoeira


Aparentemente rompeu-se o longo pacto político de 2005, dos grandes grupos de mídia.     

Conforme adiantei na série "O caso de Veja", a revista escondeu-se no macartismo mais primário para montar suas jogadas. Cada loucura da revista, por mais inverossímil que fosse, era repercutida pelos demais jornais e pelo Jornal Nacional, porque havia um objetivo maior, de derrubar o governo. Esse pacto espúrio acabou conferindo à Veja um poder quase ilimitado.
E aí se entra no papel de personagens públicos. Na era do espetáculo, há personagens midiáticos, fabricados e que ganham visibilidade à custa de doses maciças de divulgação.  

No período mais escabroso do jornalismo brasileiro, o pacto midiático tentou transformar figuras menores do jornalismo da Veja em personalidades com enorme visibilidade, exclusivamente para conferir-lhes maior poder de fogo no fuzilamento de reputações dos que ousassem denunciar os métodos criminosos da revista. Depois de usados, voltaram ao esgoto.  

E como foi fácil esse aliciamento da mídia, valendo-se da transição no comando dos três principais grupos jornalísticos! De nada adiantaram alertas sobre a fria em que estavam entrando. O despreparo os fazia acreditar que se estava ingressando em uma nova fase do jornalismo, em que se aboliam totalmente as divisórias entre o fato e a ficção, ignorava-se a lei, os poderes constituídos, envolvia-se o Supremo nas suas manipulações, tentava se desacreditar a Polícia Federal, como se pairassem acima das instituições..    

Agora, a ficha começa a cair. Apesar das enormes pressões sofridas, o Correio Braziliense rompeu o pacto de silêncio em torno de Demóstenes. O Globo, finalmente, começa a dar espaço para seus jornalistas entrarem no tema.

Vai ser uma oportunidade única de desvencilhar a imagem da mídia brasileira do esquema que foi montado por Roberto Civita, em parceria com o crime organizado.
Por Luis Nassif, em seu blog:

domingo, 8 de abril de 2012

Ambos foram atingidos por tiros e encaminhados para o Hospital de Quijingue.


Por volta das 17h30 de sábado, 07, foi assaltado por dois bandidos em uma motocicleta Honda 150, o posto de combustível (Posto Brasil) em Quijingue. Após renderem o frentista e roubarem a quantia de R$ 280 , os criminosos fugiram por uma estrada vicinal, em direção ao município de Euclides da Cunha. Na fuga, os bandidos efetuaram alguns disparos, atingindo o vidro da porta do passageiro do carro do presidente da Câmara de Vereadores de Quijingue, Washington Gois. e seguiram para o povoado de Vertente do Cupã, no município de Euclides da Cunha.

Assim que comunicada, viaturas das Polícias Civil e Militar começaram a perseguição aos bandidos, alcançando-os nas proximidades do Vertente do Cupã, no município de Euclides da Cunha. Lá os policiais foram recebidos à bala, houve intensa troca de tiros e os dois bandidos foram alvejados, presos e levados para o hospital de Quijingue.

Um dos bandidos, conhecido como “Neguinho da Litinha” foi transferido para Salvador, devido aos tiros que levou dos policiais.

O assalto foi elucidado em menos de 1 hora depois do ocorrido, graça aos empenhos dos policiais cíveis e militares que desempenharam bem seu papel.

A dupla estava com revólver e pistola, relógio, isqueiro e aparelho celular que estão em poder da delegacia local.

Fonte: Calila Notícias - Por Ricardo Oliveira


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Motociclista morre ao colidir com um Gol na BA 120 trecho Coité/Retirolandia

Segundo informações a vítima fatal era morador da Laginha, zona rural de Coité

Aconteceu na noite de quinta-feira (05) na rodovia BA 120 próximo a localidade conhecida como Ponto da Pinha entre Retirolândia e Conceição do Coité, um grave acidente envolvendo o Gol G-4 de placa ANQ-0787 licença da cidade de Feira de Santana, conduzido por Edson de Lima Sarmento, 43 anos,que viajava com sua esposa e seu filho, de Feira de Santana, sentido a Monte Santo BA para passar o fim de semana prolongado com a família quando foram surpreendidos por uma motocicleta Honda Modelo Fan-125 de placa JRQ-0502 licença de Pojuca – BA conduzida por Mirailton dos Santos, de aproximadamente 29 anos residente no povoado de Laginha de Conceição do Coité – BA que não portava documentos e segundo informações estava trafegando na contra-mão.

Ao perceber que a motocicleta vinha em sua direção, Edson Lima tentou desviar mas nao conseguiu evitar a colisão, girando na pista e parando em uma roça vizinha ao local do acidente.

Edson e família foram socorridos e conduzidos ao Hospital Municipal de Retirolândia e, com ferimentos leves foram medicados e liberados em seguida, já o condutor da moto sofreu diversas fraturas expostas e não resistiu aos ferimentos vindo a óbito ainda no local do acidente, seu corpo foi trazido para o Hospital Municipal de Retirolândia e será encaminhado ao IML em Feira de Santana.

“Eu vinha com minha esposa em meu veículo, e meu irmão, esposa e o filho no carro dele, para aproveitarmos o fim de semana prolongado juntos com nossa família em Monte Santo, Como eu vinha numa velocidade maior, parei em Retirolândia para esperá-lo aproximadamente uns 20 minutos, percebi que o mesmo estava demorando e resolvi voltar para saber se havia acontecido algo, logo ele me ligou e falou do acidente,” Contou Eliel Lima .

Mãe do motociclista ao saber da morte do filho tentou suicídio

A lavradora Maria de Jesus Souza,54 anos, mãe da vítima, ao saber do acidente e que o filho estaria morto tentou suicídio usando uma faca tentou furar seu pescoço e só não consumou porque uma vizinha impediu a ação. Ela estava inconformada mas não negou que o filho fazia excessivo uso de bebida alcoólica. Simone de Souza uma das irmãs disse que Mirailton ja havia sofrido pelo menos seis quedas de moto e uma delas deformou sua face. Ele era um homem muito trabalhador, daquele tipo de camelô que trabalha  de porta em porta , mas quando tirava pra beber deixava todos nós preocupadas e no dia da morte saiu de manhã e não tínhamos notícia dele.
Parece que a vida dele teria um fim em acidente de moto, porque ele dizia sempre que ia morrer”, contou com tristeza Simone.

DA REDAÇÃO e Fotos  CN * com informações Retironoticias

Procissão do fogaréu em Serrinha reúne mais de 15 mil pessoas e prefeito quer transformar na Nova Jerusalém do Brasil


Aconteceu na noite de quinta-feira (05), na cidade de Serrinha, localizada no território do sisal, a tradicional procissão do fogaréu, que saiu da Praça da Matriz, passou pela Rua Macário Ferreira, seguindo até a Praça Luiz Nogueira, sentido BA 411, até à Colina Sagrada, percorrendo um trecho de aproximadamente 3 km onde aconteceu a Encenação da Paixão de Cristo. Antes da procissão, que teve inicio às 20h, foi celebrada a Missa da Ceia do Senhor e em seguida, segundo cálculo dos organizadores, cerca de 15 mil pessoas caminharam em direção a Colina carregando tochas e entoando hinos religiosos típicos de época quaresmal.

Na Colina foi motado uma estrutura de palco, som, telão e iluminação, a parte das rochas que rodeiam a imagem de Senhora Santana foi usada pelos atores que apresentaram a encenação da paixão e morte de Jesus. Como tradicionalmente acontece neste periodo, muitos turistas e orgãos de imprensa não perderam a oportunidade de assistir e produzir ao espetáculo, que prossegue logo mais a noite desta sexta-feira da Paixão na Praça Luiz Nogueira.


A manifestação cultural-religiosa já existe em Serrinha há 82 anos e no início era acompanhada apenas pelos homens e segundo o bispo diocesano Dom Otorrino Assolari, o ato simboliza o acompanhamento a Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para o sacrifício e se faz necessário por parte dos fiéis mais entusiasmo religioso. Mesmo sabendo que muita gente vai à procissão motivada pela questão da divulgação turística e que algumas pessoas ali presentes não têm o hábito de ir à igreja, é um bom momento e motivo de reflexão para começarem a participar das atividades religiosas.

A multidão que subiu o monte de maior altitude da cidade, segundo o prefeito Osni Cardoso, é uma verdadeira demonstração de fé. “Nossa proposta é tornar Serrinha a nova Jerusalém brasileira com mega-encenações a céu aberto da Paixão e Morte de Cristo, começando no domingo de ramos, inicio da semana santa e este ano, no domingo, aconteceu à procissão com mais 100 atores, acompanhando de uma multidão, seguiram em procissão pelas ruas e praças, simbolizavam a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém e baseando no tema da campanha da fraternidade, foi elaborado um roteiro que passou em frente aos hospitais”, contou Cardoso.

Fonte: Calila Notícia - Por: Valdemí de Assis / Fotos: Raimundo Mascarenhas