terça-feira, 30 de novembro de 2010

CETO prende homem por porte ilegal de arma em Serrinha

Em uma ação de patrulhamento de rotina, policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), prenderam na tarde desta segunda-feira, 29, por volta das 13h00m, na Rua Boa Esperança, bairro da rodagem, um homem identificado como Danilo Pereira dos Santos, 18 anos.

Um menor de iniciais C. G. A. 17 anos, também foi apreendido e encaminhado ao Juizado Especial.

Segundo informações do 16° BPM, os indivíduos estavam armados e tentaram fugir ao notar a presença dos policiais. “Quando nós chegamos à rua eles saíram correndo por dentro de uma casa e dispensaram a arma com um cartucho percutido e não detonado”, disse Moura Mota, comandante da guarnição. Os suspeitos foram alcançados pelos PMs e apresentados na delegacia da polícia judiciária.

Durante entrevista à Rádio Continental, Danilo disse que o menor teria comprado a arma por R$ 200,00.

Fonte: Blog do Clériston Silva - Foto: Renny Maia

sábado, 27 de novembro de 2010

Eletricista natural de Santaluz é uma das vítimas da guerra urbana do Rio de Janeiro

Segundo familiares o rapaz tinha viajado para a capital carioca há duas semanas.


O eletricista Albérico Santos Oliveira, 27 anos, natural de Santaluz, morreu vitima de uma bala perdida ás 19h de sexta-feira (26), quando voltava para casa em uma das áreas de conflitos entre a polícia e os traficantes na cidade do Rio de janeiro. Albérico estava a quinze dias no Rio de Janeiro, onde foi trabalhar em um conjunto habitacional que esta sendo construído.

Oliveira é natural do povoado de Lagoa Escura zona rural de Santaluz, situada na região de Várzea da Pedra. Os familiares estão inconformados e buscam uma forma de fazer o translado do corpo para sepultamento.

NOVAS INFORMAÇÔES

Situação no Rio de Janeiro – Com a morte de Albérico Santos, subiu para 38 o número de vítimas fatais em consequência da troca de tiros entre a polícia e os criminosos no Rio de Janeiro, que começou no bairro de São Cristóvão, na zona norte, e terminou na zona portuária, no Santo Cristo. O número foi divulgado na noite de sexta-feira (26) no balanço oficial da Polícia Militar.

Nos seis dias de conflito, a PM diz que foram apreendidas dezenas de armas, granadas, drogas e garrafas de gasolina. Pelo menos 96 veículos foram incendiados, entre eles, vários ônibus.

O Rio de Janeiro vive uma guerra contra o tráfico. Hoje, policiais e integrantes das Forças Armadas continuam a ocupação das favelas dominadas pelo tráfico. Policiais civis, militares e federais foram alvos de disparos de traficantes na tentativa de entrar no Complexo do Alemão. As operações em morros e favelas visam acabar com a série de ataques, arrastões e incêndios em veículos.

Falar em cena de guerra não é exagero: veículos blindados da Marinha estão sendo usados nas operações. Ontem à noite, o Ministério da Defesa liberou 800 homens para reforçar os trabalhos de combate ao tráfico no Rio. Mesmo assim, os bandidos desafiam as autoridades e continuam impondo tentativas de ataques.

Entenda a onda de ataques no Rio de Janeiro -

Desde o dia 21 de novembro, ataques e incêndios em veículos assustam motoristas e moradores do Rio. Para as autoridades de segurança, as ações são uma retaliação dos traficantes contra a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nos morros e favelas.

Criadas há dois anos, as UPPs são centros de ocupação permanente da Polícia Militar instalados em favelas antes controladas por traficantes de drogas ou integrantes de milícias.

Um dia após o início dos ataques, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ligaram a série de ataques à política de ocupação de favelas e à transferência de detentos para presídios federais. Beltrame já não descartava mais ataques de “traficantes emburrados” e afirmou que o Rio não mudaria sua política de segurança pública. Na ocasião, o comandante-geral da PM atribuiu a onda de violência a uma ação orquestrada por uma única facção criminosa. Os serviços de inteligência da polícia, porém, interceptaram conversas entre traficantes do Comando Vermelho e da ADA (Amigo dos Amigos) que indicavam uma união entre as facções rivais para uma mega-ação de confronto. O policiamento nas ruas foi reforçado, com os policiais colocados em estado de alerta –férias e folgas foram suspensas.

Na quarta-feira (24), um grupo de criminosos que ateou fogo a um ônibus em Vicente de Carvalho (zona norte do Rio) deixou um recado em um bilhete para a polícia: “se continuar as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) não vai ter Copa e nem Olimpíadas”. A polícia disse que o aviso foi deixado no veículo e que seria uma forma de “intimidar” as autoridades.

As primeiras operações deflagradas para impedir o confronto e coibir os ataques a veículos provocaram mortes de civis e suspeitos. Uma das vítimas foi à estudante Rosângela Barbosa Alves, 14, baleada durante confronto entre PM e traficantes na Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte do Rio. Atingida nas costas, a menina chegou a ser levada a um hospital, mas não resistiu.

Ainda na quarta-feira, o governador do Rio pediu ajuda à Marinha brasileira. No dia seguinte, carros blindados participaram das operações, concentradas na zona norte.

Na quinta-feira (25), 5º dia de ataques, policiais civis e militares, usando veículos da Marinha e também o Caveirão, ocuparam a Vila Cruzeiro, provocando a fuga de criminosos para o conjunto de favelas vizinho, o Complexo do Alemão.

Fonte: Calila Notícias - Por Valdemí de Assis * com informações de agências

Suspeito de Tráfico morre em troca de tiros com a polícia em Serrinha

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi morto na noite desta sexta-feira (26), por volta das 20h30m, durante a operação “Sentinela do Sertão” da Polícia Militar no bairro Vila de Fátima, em Serrinha.

Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16° BPM foram até a Rua A, conhecida como Rua da Quadra, verificar uma denúncia de tráfico de drogas e foram recebidos a tiros.

No confronto, Carleon de Jesus Cerqueira, 29 anos, conhecido como “Ninho”, foi atingido. Ele foi levado pelos policiais para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HOSCA), também em Serrinha, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Segundo a Secretária de Segurança Pública (SSP), o acusado já tinha passagens pela polícia.

De acordo com o 16º BPM, Carleon estava com um revólver calibre 38 com dois cartuchos deflagrados e quatro intactos, 25 papelotes de maconha pronta para o consumo, 400 gramas da erva seca e 2 pedras de crack.

O caso foi registrado na delegacia local.

Fonte: Blog do Clériston Silva

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

“VILA CRUZEIRO É DO ESTADO” , DIZ POLÍCIA CIVIL

Blindado da Marinha em operação na Vila Cruzeiro
“Posso dizer com 100% de certeza que a Vila Cruzeiro é do Estado”, afirmou o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, após descer nesta quinta-feira (25) do topo do morro, localizado na zona norte do Rio de Janeiro. Ainda ofegante, o coordenador afirmou aos jornalistas ser um “dia histórico”. Após a entrada do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na favela, aproximadamente 200 criminosos armados fugiram para o Complexo do Alemão. A debandada foi feita por uma estrada de terra que corta o Morro do Caricó, que separa as duas comunidades. A Vila Cruzeiro é uma das principais localidades em que os traficantes se organizam. A polícia acredita que vários criminosos que deixaram outras comunidades, devido a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), migraram para a lá. Mesmo após a fuga dos bandidos, a polícia continuará na região.
Fonte: Bahia Notícias.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PM confirma 12 mortos em operações no Rio nesta quarta


Adicionar legenda

Segundo a polícia, um suspeito foi morto em São Cristóvão.
Operações acontecem nesta quarta-feira (24), após novos ataques.

Chega a 12 o número de mortos em operações da Polícia Militar no Rio e na Baixada Fluminense nesta quarta-feira (24). O objetivo das ações é buscar suspeitos envolvidos nos ataques que ocorreram desde domingo (21). As informações constam do último balanço oficial da Polícia Militar, divulgado às 15h30.

Segundo o balanço, 13 pessoas foram presas nas ações desta quarta e um policial militar ficou ferido. Nas ações, também foram apreendidas armas de diversos calibres e drogas.

Segundo informações do 4º BPM (São Cristóvão), um suspeito de tráfico foi baleado e morreu durante um tiroteio no Morro do Tuiti, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.

De acordo com a Polícia Militar, nas comunidades de Guaxá e Jardim Floresta, ambas áreas do batalhão de Belford Roxo, oito pessoas foram mortas.

Na comunidade do Faz Quem Quer, área do batalhão de Rocha Miranda, outras três pessoas morreram.

Na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, a Polícia Militar prendeu um homem de 23 anos, que estava com duas bombas caseiras, uma granada e gasolina. O suspeito foi encaminhado para o 34° DP (Bangu). Nesta ação, uma moto roubada foi recuperada.

Imagens feitas pelo Globocop no início da tarde desta quarta-feira mostram homens fortemente armados se reunindo em um dos acesso à Vila Cruzeiro, na Penha, subúrbio do Rio. Eles chegam ao local em grupos, em motos, armados com fuzis e apontam os fuzis para o alto. Tiros chegaram a ser disparados. Após imagens veiculadas, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) deu início a uma operação no local.

Foram registrados pelo menos 15 ataques desde a noite de terça-feira (23) até a manhã desta quarta, no Rio e Grande Rio. Cinco ônibus, 12 carros e uma van foram incendiados.

Uma carta que fala sobre a insatisfação dos criminosos com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio foi divulgada nesta quarta-feira (24). O documento foi apreendido pela polícia em outubro, com uma mulher que foi visitar o marido no presídio de Catanduvas, no Paraná. De acordo com a polícia, a mulher levava duas cartas escondidas, e foi presa por causa do conteúdo suspeito das mensagens.

Em uma das cartas, fica clara a revolta dos criminosos com a pacificação nas favelas do Rio. “Eu estou aqui aguardando a UPP: a bala vai comer sério”.

Fonte: Globo.com

Morre o juiz Edvaldo Jatobá

Morreu na madrugada desta quarta-feira (24) em Salvador, após complicações de uma cirurgia no coração o ex-juiz da Vara de Execuções Penais de Feira de Santana, Edvaldo Oliveira Jatobá, de 69 anos.

Segundo parentes e amigos mais próximos, Jatobá foi submetido a uma intervenção cirúrgica em um hospital da capital, na qual foi inserida uma prótese na válvula mitral e durante a noite houve complicações cardíacas que provocaram sua morte.

Edvaldo Jatobá estava trabalhando a quase três anos em Salvador como juiz substituto. Ele foi titular da comarca de Serrinha e também substituiu em Feira de Santana o juiz Paulo Sergio Barbosa que havia sido transferido para outro município.

O corpo do magistrado está sendo velado no salão do júri do Fórum Luiz Viana Filho na cidade de Serrinha e será sepultado na tarde de hoje no município de Saúde, próximo a Jacobina.

Fonte: Blog Clériston Silva



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Homem morre afogado em Nova Esperança município de Ichu

O trabalhador rural Jorge Anunciação, estava pescando quando resolveu dar um mergulho e não retornou a superficie.

Morreu por volta do meio dia de hoje (23) no Povoado de Nova Esperança, Ichu, o trabalhador rural Jorge Anunciação, conhecido como Jorge Veludo.

Jorge estava junto com uma das suas irmãs pescando na represa que fica ao lado da Escola Municipal Deputado Emério Resedá quando resolveu mergulhar e não voltou mais. Neste momento a irmã começou a pedir socorro chamando a atenção de populares que juntos com parentes realizaram a busca encontrando o corpo infelizmente sem sinais vitais.

Conforme relato de um dos seus irmãos que participou do resgate, a vítima sabia nadar muito bem, mas estava fazendo uso de bebida alcóolica e estava de calça jeans o que pode ter ajudado no afogamento.

Jorge Veludo tinha 54 anos, era casado e pai de 04 filhos. Era filho da senhora Maria Júlia Jesus Anunciação e de um senhor de prenome Carlito.

O sepultamento deverá acontecer amanhã no cemitério da comunidade de Nova Esperança.

Fonte: Calila Notícias - Por: André Luiz

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Novo aumento para parlamentares é "injustificável", dizem analistas; veja quanto ganham as autoridades em Brasília


O desejo de deputados e senadores de elevarem seus salários em pelo menos 18%, ainda que para repor a inflação dos últimos três anos, não se justifica sem a redução de outras benesses, dizem analistas ouvidos pelo UOL Notícias. Eles defendem que, se querem aumento, os parlamentares devem cortas suas verbas de gabinete, ou abrir mão de parte da cota mensal de passagens aéreas, ou ainda poupar na ajuda de custo.

Após as eleições deste ano, lideranças partidárias do governo e da oposição concordaram em debater o assunto. Contam com a anuência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo salário de R$ 11,4 mil é menor do que o dos congressistas, fixado em R$ 16,5 mil. O teto do funcionalismo público é estabelecido pelos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), em R$ 26,7 mil.

No entanto, ao contrário do chefe do Executivo e dos ministros da mais alta corte do país, deputados e senadores contam com generosas verbas de gabinete e cotas de passagens aéreas. E também trabalham menos dias em Brasília, uma vez que a agenda mais pesada do Congresso se dá entre terça e quinta-feira. As sessões de segunda e de sexta-feira costumam ser vazias e reservadas a discursos protocolares.

“Os ministros, o presidente e os ministros do Supremo ganham muito mal. Pessoas nessas posições devem ganhar bem. Mas os parlamentares não justificam seu custo”, disse Claudio Weber Abramo, diretor executivo da Transparência Brasil. “Não se conta apenas salário de parlamentar. Somando tudo, cada um controla mais de R$ 100 mil. Multiplique por 513 deputados e 81 senadores. Desperdício.”

Os deputados, por exemplo, recebem salário, até R$ 60 mil para contratar funcionários e ajuda de custo de, no mínimo, R$ 23 mil – incluindo passagens aéreas para os eleitos pelo próprio Distrito Federal, que a rigor na precisariam de passagens para voltar ao Estado de origem. Caso haja reajuste nos salários, para perto de R$ 20 mil, os parlamentares não prometem reduzir despesas extras. Técnicos do Executivo já argumentaram que o aumento não está previsto no orçamento 2011.

Fonte: UOL

sábado, 20 de novembro de 2010

PRODERB em Coité já conta com mais de 100 crianças

PRODERB é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.

A Polícia Militar, através da 4ª Cia/16º BPM de Conceição do Coite, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) implantou no município o PROERD (Programa de Educação e Resistências às Drogas e a Violência). São mais de 100 crianças entre 9 e 14 anos beneficiadas pelo programa até o momento.

O instrutor PROERD, o soldado PM Leandro interagiu semanalmente com alunos e professores discutindo assuntos sobre como resistir ao assédio das drogas e álcool. Agora esses alunos serão capazes de refletir sobre isso na escola, em casa, levando esses conceitos ao longo de suas vidas. Os alunos participarão de uma formatura que contará com a presença de seus pais, familiares , professores e comunidade em geral.

"Força Tarefa" de boas ações: CDL, PM, SEC. EDUC. e CONSEG

“Para nós da Polícia Militar é uma grande satisfação trazer para nossa comunidade um programa como este. A parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através da equipe da Profª Genilda Mota, está sendo imprescindível para o sucesso do programa e, com o apoio do CONSEG expandiremos o projeto no próximo ano. Leandro organizou uma visita à sede da 4ª Cia e foi perceptível o afeto e respeito que aquelas crianças demonstravam ao policial militar. Para o capitão PM Joilson Lessa, comandante da 4ª Cia, esse é o principal objetivo, orientar as crianças e disseminar a filosofia de Polícia Comunitária. “Para o próximo ano, já aderimos ao Projeto Polícia Ensina e, já nos foi disponibilizado um computador e um data show(retroprojetor) para auxilio didático”. Concluiu o oficial.

Saiba mais sobre o PROERD

É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental. Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

Fonte: Calila Notícias - com informações da ASCOM/PM

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CASTRO ALVES: BLOGUEIRO AMEAçADO DEIXA A CIDADE

O blogueiro Leandro Alves, editor do site “A Bahia News”, deixou a cidade de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, após o veículo divulgar que ele foi ameaçado de morte por um homem conhecido como Nem, motorista do prefeito Clóves Rocha (DEM). As ameaças teriam sido motivadas após o comunicador repercutir nota do BN em seu blog, com a notícia da prisão do alcaide durante a Operação Carcará, da Polícia Federal, que deteve outros seis prefeitos baianos. O blogueiro conta que resolveu deixar a cidade nesta sexta-feira (19), após saber que Nem e um servidor da prefeitura, conhecido como Vandinho, estavam à sua procura. “Fui até a delegacia conversar com o delegado, mas ele não me deu nenhuma garantia de segurança. Disse que estavam apenas tentando me intimidar e que eu não deveria me preocupar com as ameaças”, relatou. Aconselhado pela família, Leandro resolveu deixar a cidade, com receio de ser assassinado. O blogueiro, que visitou a redação do BN para contar a situação que vive no momento, afirma que não tem condições de pagar um advogado e, por isso, pretende recorrer à Defensoria Pública. “Não tenho nada contra o prefeito. Tenho apenas cumprido meu papel de mostrar o que está errado em Castro Alves, para que seja corrigido. Entretanto, o gestor não está acostumado com críticas. Um radialista inclusive já foi agredido por pessoas ligadas a ele por ter um programa denunciador”, afirma.

Fonte; Baha Notícias - Por João Gabriel Galdea

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dupla Patati – Patatá sofre acidente em Valente

Os palhaços mais conhecidos no meio da garotada em todo o Brasil na atualidade, estavam indo para uma apresentação em Santaluz.

Uma colisão frontal na manhã desta quarta-feira (17) no km 25 da BA 120, perímetro urbano da cidade de Valente, deixou três pessoas feridas, dentre elas Fábio de Melo Gomes (palhaço Patati) que faz dupla com Dorivaldo Reis Junior (Patatá). A dupla é uma das mais conhecidas no meio infantil na atualidade e faz apresentações em todo o Brasil.

Eles estão em turnê pela região do sisal e seguiam de Serrinha onde estão hospedados para se apresentar em Santaluz, quando por volta das 08h30 o carro que viajavam, o Gol de placa JQV 3995 licença de Salvador, bateu de frente com outro Gol, placa AIL 4923/Valente, conduzido por Fernando Trabuco, que ao lado da esposa Ivandir Rios viajava sentido contrario.


Este Gol teria entrado da contra mão
 e provocado o acidente

Wellington de Jesus Silva, motorista dos palhaços, informou na Delegacia de Valente que o acidente foi provocado por Trabuco que não esperou o carro deles quem tinha a preferencial passar e ao tentar entrar para o loteamento Cidade Futuro acabou provocando o acidente.

O casal e o palhaço Patati foram encaminhados ao Hospital Municipal José Mota em seguida transferidos para Feira de Santana, mas felizmente nada de grave ocorreu.

A técnica em enfermagem Nazaré Araújo, acompanhou Patati até Feira de Santana, segundo ela, ele apresentou uma forte pancada na caixa torácica foi examinado em Feira de Santana e em seguida liberado.

O casal, pai e mãe de Flaviano empresário da cidade de Valente ficaram em observação no hospital EMEC em Feira de Santana e receberam alta no final da tarde.

Saiba mais da dupla mais famosa do Brasil

Patati e Patatá já se consagram no meio infanto juvenil de todo o país. Eles agitam a garotada com músicas alegres e coreografias super divertidas.

Os sucessos “Se você quer sorrir” e “Chuveiro, chuveiro”, além de outras canções, já possibilitaram a incrível venda de mais de 5 milhões de produtos, entre CDs e DVDs, sendo reconhecidos atualmente como a “dupla de palhaços mais amada do Brasil”. Realizam um intenso trabalho em todo o território nacional, através do Projeto “Corpo a Corpo”, com o qual rodam milhares de escolas do País animando e encantando os pequeninos com suas músicas e travessuras.

Fonte: Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Homem acusado de assaltar moto morre em conforto com a polícia em Valente

assaltante-morto-em-valente

Francisco era natural de Queimadas e coincidentemente morreu próximo ao local onde o também queimadense "Biliu" tombou morto na semana passada.

Francisco de Assis Carvalho, 30 anos, residente à Rua Alda Martins, 159, na cidade de Queimadas morreu na manhã desta segunda-feira (15), em confronto com policiais militares de Santaluz e Valente. De acordo com informações da PM, ele era um dos assaltantes que participou do assalto a moto Honda Tittan ES, CG 150, vermelha, p/p JQO 2089, licença de Santo Antonio de Jesus, pertencente à Silvanei Rios Araújo, 21 anos, na noite de domingo (14), no Bairro da Caixa D’Água, em Valente.As diligências foram suspensas durante a noite e retomadas na manhã de segunda-feira, quando as 09h a dupla foi localizada na Fazenda Lagoa das Pedras, onde houve um primeiro confronto, tendo os mesmos desaparecidos mais uma vez no matagal. Ás 09h30, Francisco foi localizado no Povoado de Boi Novo, na divisa de Valente com Santaluz, segundo informações ele teria  disparado diversas vezes contra a PM, que revidou e acabou acertando Assis, que foi levando para o Hospital José Mota Araújo, aonde chegou sem vida.

A motocicleta estava com o casal Antonio Alexandre de Oliveira e sua namorada Cleidiane Nascimento Silva, amigos do proprietário, quando foi tomada de assalto por dois homens, um deles aparentando menor de idade e outro de estatura baixa, cor parda, reconhecido por Alexandre como sendo Francisco de Assis.

Assim que ficou sabendo do fato, a polícia foi mobilizada e conseguiu cercar a dupla, que reagiu atirando contra a guarnição formada pelos PMs lotados em Santaluz, tendo conseguido fugir pelo matagal próximo à entrada da Comunidade do Papagaio, á 05 km de Valente, depois de deixar a BA 120 e entrar por uma e estrada vicinal á esquerda, sentido Santaluz.

O parceiro de Assis, não foi localizado pela polícia até o fechamento desta matéria, entretanto o Sr. José Antonio de Carvalho, 84 anos, pai do suposto assaltante morto, disse ao CN, que o filho tinha saído de casa na manhã de sábado na companhia de um adolescente de pré-nome Ró de Zeno. Segundo ele, o adolescente é viciado em droga e teria induzido seu filho a tornar usuário e até mesmo a roubar para adquirir as pedras de crak, do qual era viciado.

Ele contou também, que recentemente Francisco foi preso na cidade de Queimadas por roubar um som de carro na companhia de Ró, sendo obrigado a pagar R$ 1.500, de honorários de advogado para liberar o filho. Ele não soube dizer se Ró ainda é menor.

DSC01083O Sr. José Antonio, passou à tarde de segunda-feira na cidade de Valente, onde tentava a liberação do corpo para ser encaminhado ao Instituto Médico Legal de Feira de Santana, porém a carteira de identidade do filho não batia com os dados do Instituto Pedro Melo, na Bahia e a mesma era uma Xerox, provavelmente, uma nova carteira retirada no estado de Minas Gerais, onde trabalhava de ajudante de pedreiro em Belo Horizonte, tendo chegado à Bahia há quarto meses e ainda estava recebendo o seguro desemprego.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Proclamação da República no Brasil


História da Proclamação da República, feriado do dia 15 de Novembro, crise da monarquia, Marechal Deodoro da Fonseca, movimento republicano, história do Brasil, fim da monarquia, democracia no Brasil.

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

• Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;

• Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

• A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

• Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República
Proclamação da República, na praça da Aclamação, hoje Praça da República.

Adicionar legenda

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

Fonte: Sua Pesquisa.com

Vândalos tocam fogo em Kadett e caminhão em Coité

Dois veículos por pouco não foram destruídos pelo fogo no final da noite deste domingo (14) na Rua Dionísio Pinto próximo a praça dos postos de combustíveis.

Dois incêndios de forma simultânea por volta das 23h40 atingiram um veículo Kadett de placa JKW 9633/Salvador que estava estacionado no pátio de uma oficina e um caminhão Mercedes Bens placa JLC 1443 licença de Conceição do Coité, de pertencente a Alberto Mota, conhecido por Beto. Ninguém soube informar a quem pertence o carro de passeio.

As chamas foram contidas graças à ação de Pedro Cordeiro, conhecido por Pedro Rico, ex-vereador por Conceição do Coité e seu filho Vinicius Araújo que passavam no local e utilizaram o extintor do veículo que estavam para controlar as chamas.

Segundo Vinicius enquanto eles apagavam o fogo do Kadett a cerca de 70 metros uma pessoa identificada por André Souza, já estava com um balde d’água nas mãos para apagar o fogo que começava a se alastrar pela lona do caminhão.

As pessoas que trabalharam para apagar o fogo dos veículos não viram ninguém suspeita de ter praticado o crime, mas não descartam ter sido ato de vandalismo. Beto motorista do caminhão estava em casa quando foi avisado por André, ele imediatamente pegou o extintor para controlar definitivo o fogo. O caminhão está carregado de ração para cavalo.

Beto lamentou o ocorrido, “ a vida toda eu estaciono o carro na porta de minha casa e nunca ninguém havia mexido, não sei porque fizeram isso”, questionou.

Fonte: Calila Notícias

sábado, 13 de novembro de 2010

Prefeitos presos na Operação Carcará são libertados

Familiares dos acusados de envolvimento em esquema de fraudes em licitações e desvios de verbas públicas estão reunidos em frente ao complexo prisional da Mata Escura, em Salvador, neste sábado, 13, aguardando o cumprimento dos mandados de habeas corpus que determina a liberação dos presos. Os familiares reclamam da ação policial, que dizem ser arbitrária e afirmam que os acusados são inocentes.

Dos 43 presos durante a Operação Carcará, da Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), realizada entre quarta e quinta-feira, 42 serão soltos, incluindo os sete prefeitos que haviam sido detidos.

A Justiça acatou o pedido de habeas corpus feito pelas defesas dos acusados de participar de um esquema de fraudes em licitações e desvios de verbas públicas, que teria causado um prejuízo de pelo menos R$ 60 milhões aos cofres públicos, em 21 municípios do interior baiano. O único acusado que continua detido é o empresário Edson dos Santos Cruz, apontado como mentor e líder do esquema, que cumpre prisão preventiva de 30 dias.

Fonte: A Tarde e Agência Estado

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CARCARÁ: SOBE PARA 43 NÚMERO DE PRESOS

Foto: bocaonews

Outras três pessoas acusadas de participar do esquema de fraudes em licitações, debelado pela Operação Carcará, foram presas na quinta-feira (11). A assessoria de imprensa da Polícia Federal afirmou ao Bahia Notícias que restam apenas três mandados de prisão para serem cumpridos. Os nomes e as cidades dos detidos ainda não foram divulgados. Conforme a PF, das 43 detenções efetuadas, apenas Edison dos Santos Cruz, empresário acusado de liderar a suposta quadrilha, teve a prisão temporária. Ele permanecerá na Cadeia Pública de Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, por pelo menos 30 dias, já que o prazo é prorrogável. Os demais foram detidos preventivamente por cinco dias.

Fonte: Bahia Notícias

Tragédia: homem mata a mulher na frente da filha e depois se suicida.

O ciúme provocou uma tragédia na zona rural do município de Água Fria a 42 quilômetros de Serrinha. A dona de casa Maria Lucileide de Jesus, 32 anos, foi morta pelo ex-marido, o trabalhador rural Edmilson Ferreira dos Santos, 33 anos, que se matou em seguida.

O homicídio seguido de suicídio aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, por volta das 05h15m, no povoado de Catana Velho. De acordo com populares, Lucileide morava na mesma casa com Edmilson, porém estavam separados há um ano. Familiares afirmaram durante entrevista à Rádio Continental que os dois brigavam constantemente porque Edmilson não aceitava o fim do relacionamento e acreditava que a mulher já estava namorando outra pessoa. “Ele estava desconfiado e prometeu que quando tirasse a dúvida iria acabar com a vida dela. Ninguém acreditava que isso fosse acontecer”, disse uma prima de Edmilson, que não quis se identificar.

De acordo com informações da polícia, a mulher estava dormindo com uma filha do casal de 8 anos, quando Edmilson entrou no quarto com uma faca tipo peixeira, retirou a criança da cama e aplicou um único golpe no pescoço da vítima. As pessoas que estavam na rua ainda tentaram socorrer a mulher, mas ela não apresentava os sinais vitais.

Em seguida, Edmilson saiu de casa com uma espingarda de fabricação caseira, e nas proximidades de um açude da localidade ele disparou um tiro contra o próprio peito. Ainda segundo populares, Edmilson carregou a arma no local onde se matou.

Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Feira de Santana e serão liberados para sepultamento as 15h. O casal tinha 4 filhos.

Outras Imagens:

Edmilson carregou a arma, espingarda de socar, no local onde se matou


Fonte: Blog do Clériston Silva

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PF desarticula esquema de desvio de verbas federais em 20 municípios baianos

Operação Carcará: 29 presos na Bahia por fraudes em licitação e desvio de verba federal
A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, prendeu, nesta quarta-feira, 10, 29 pessoas em todo o estado, como resultado da Operação Carcará da Bahia, contra desvio de verbas federais e fraude em licitações. Os contratos onde foram constatadas irregularidades movimentavam R$ 60 milhões. Sete prefeitos estão envolvidos, sendo que os administradores de Aratuípe (Antônio Miranda Silva Júnior - PMDB, conhecido como Sinho), Cafarnaum (Ivanilton Oliveira Novaes - PSDB), Itatim (Raimunda da Silva Santos - PSDB, conhecida como Mundinha), Lençóis (Marcos Airton Alves Araújo - PR, conhecido como Marcão) e Elísio Medrado (Everaldo Caldas, PP) já estão presos.

Apesar dos mandados de prisão, a PF ainda não confirmou a detenção dos prefeitos de Santa Terezinha (Agnaldo Andrade - PT do B) e Utinga (Joyuson Vieira Santos - PSDB). As prefeituras de Salvador e Feira de Santana não foram investigadas. A operação ainda está em andamento.

Os detidos estão sendo encaminhados para Salvador e pelo menos cinco deles já estão na sede da PF, em Água de Meninos. Ao todo, foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão, 45 de prisão temporária e um de prisão preventiva, em 20 municípios baianos além da capital. Segundo informações da PF, esta é a maior operação realizada em toda a história do órgão, e envolveu 450 policiais federais desde às 5h desta quarta-feira. De acordo com a PF, além dos prefeitos, estão envolvidos secretários municipais, servidores públicos na área de licitação e empresários.

Edison dos Santos Cruz (dir) que comandava o esquema, e o filho Wesley Oliveira Cruz (esq)
Os envolvidos serão indiciados por crime de peculato, emprego irregular de verbas públicas, estelionato, formação de quadrilha ou bando, fraude a licitação, modificação ilegal de contrato ou pagamento antecipado, impedimento, perturbação ou fraude ao ato licitatório, afastamento de licitante, fraude na execução do contrato, crimes de responsabilidade de prefeito municipal e corrupção ativa e passiva.

O desvio atingiu verbas federais que deveriam ser destinadas aos municípios para aquisição de medicamentos, merenda escolar e execução de obras públicas. As irregularidades aconteciam através de manipulação de concorrências. Segundo a PF, a investigação começou há um ano a partir de uma denúncia sobre crimes relacionados a uma licitação envolvendo a empresa Sustare - Distribuidora de Alimentos, localizada no município de Itatim, e outras empresas pertencentes ao grupo comandado por Edison dos Santos Cruz, que fornecia merenda escolar. O mandado de prisão preventiva foi destinado a Cruz, que seria o mandante da organização.

As licitações eram fraudadas por meio da utilização de notas fiscais frias e superfaturamento de preços praticados. Em alguns casos, não havia entrega do produto contratado. Para realizar esta operação, a PF coletou provas durante um ano e o material apreendido como documentos e computadores serão analisados pela PF e CGU. O relatório final será encaminhado ao Ministério Público Federal.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Palmeira, Cravolândia, Itatim, Utinga, Cafarnaum, Lençóis, Aratuípe, Ibicoara, Brejões, Cândido Sales, Santa Terezinha, Iraquara, Bonito, Santo Estevão, Lamarão, Elísio Medrado, Mulungu do Morro, Souto Soares, Castro Alves, Lafaiete Coutinho.

Prisões - De acordo com a delegada coordenadora da operação, Aline Marquezine, os prefeitos que foram presos receberam comissão a partir dos pagamentos realizados para as empresas. Segundo ela, há indícios de que os prefeitos das demais cidades tinham conhecimento das irregularidades, mas a PF só prendeu as pessoas sobre as quais foram reunidas provas. Entre os programas do governo federal envolvidos na licitação estão o Fundeb, voltado para a educação básica, PNAE, destinado à merenda escolar, PAB e Farmácia Básica, relativos a medicamentos.

Aline afirmou que eram seis as principais empresas envolvidas no esquema fraudulento e tinham base no município de Itatim. Só participavam das licitações empresas envolvidas no crime e, segundo ela, outras empresas recebiam propina pra sair da licitação. "O nome da operação foi escolhido porque o sentimento de impunidade fazia com que ao longo de anos se perpetuasse a prática de desvio de verbas federais destinadas para esses municípios. Era uma verdadeira rapinagem do dinheiro público", disse José Maria Fonseca, superintendente da PF, acrescentando que carcará é um resistente animal de rapina.

Segundo Cristiano Sampaio, delegado de combate ao crime organizado, o esquema comprovadamente ocorre desde 2009, mas há indícios de que a prática ocorre há muito tempo. As provas foram recolhidas através de escutas telefônicas e relatórios da CGU. Ele afirma ainda que o valor total do prejuízo pode superar os R$ 60 milhões. "Os municípios envolvidos no esquema movimentaram R$ 300 milhões de 2009 para cá, mas não há confirmação se todo o dinheiro foi objeto de fraude", completa Antônio Veiga Argolo, chefe da CGU/BA. O montante será rastreado, mas já foram ordenados sequestro, bloqueio e indisponibilidade de recursos dos envolvidos.

A próxima etapa da operação será investigar outros municípios em relação aos quais não foi possível reunir provas suficientes. De acordo com Cristiano Sampaio, a organização criminosa está pulverizada por vários partidos e, por causa disso, não se atribui ligação política com o caso. Para Aline Marquezine, é mais difícil quebrar esse tipo de esquema na Bahia.

"O que dificulta é que as empresas de fato existem e entregam alguma coisa aos municipios, só que o que é entregue é superfaturado e isso dificulta a a investigação da fraude", disse ressaltando o prejuízo que a organização criminosa provocava na alimentação dos estudantes de escolas públicas, já que alguns produtos da merenda escolar não eram entregues ou eram enviados em pequena quantidade. Ela acrescentou que segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), 70% da merenda tem que ser composta por alimentos tradicionais, enquanto que o grupo colocava mais de 70% de produtos industrializados como sucos e sopas prontas, prejudicando a nutrição das crianças.

A Tarde On Line / Com redação de Giovanna Castro

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Homem é preso acusado de furtar chicletes em supermercado de Coité


segundo o proprietário do estabelecimento o furto já vinha acontecendo a cerca de dois anos, tendo um prejuízo de aproximadamente R$ 16 mil, só desta vez foi levado a quantia de R$ 600.

A polícia militar de Conceição do Coité, 4° CIA prendeu ás 15h desta segunda-feira (8) o representante comercial de Santaluz de pré nome Roberdam, acusado de furto em Edinho Supermercado. De acordo com a polícia ele foi apresentado na delegacia depois de ter furtando várias caixas de chiclete Trident.

Ele entrava no supermercado como representante e furtava as caixas de chiclete, segundo o proprietário do estabelecimento o furto já vinha acontecendo a cerca de dois anos, tendo um prejuízo de aproximadamente R$ 16 mil, só desta vez foi levado a quantia de R$ 600.

O estabelecimento aonde aconteceu o furto, fica situado ao lado do mercado municipal. Dezenas de caixas de Trident foram encontradas na mala do vendedor.

Fonte: Calila Notícias - com informações da DEPOL

Homem morre afogado enquanto pescava na zona rural de Serrinha

Um homem morreu afogado enquanto pescava com amigos, na manhã desta segunda-feira, 8, por volta das 10h00m, no açude do mandacaru, região do povoado Cabeça da Vaca, zona rural de Serrinha.

Segundo informações da Polícia Militar e Civil, Nilton César Ferreira, 34 anos, conhecido como “Lulu”, estava pescando na companhia de mais três amigos quando foi mergulhar e não retornou. “Quando nós acabamos a pescaria ele disse que ia tomar um banho e entrou na água. Eu acredito que ele passou mal e não conseguiu nadar”, disse o irmão da vítima que não quis se identificar.

Depois de passar a manhã inteira procurando o corpo que estava no fundo do lago, populares conseguiram resgatá-lo por volta das 17h10m. Ainda segundo informações, Nilton, que era casado e tinha duas filhas, fazia uso de bebida alcoólica com freqüência.

Agentes da polícia civil foram acionados para fazer o levantamento cadavérico. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica – DPT – em Feira de Santana.

Outras imagens:

A vítima foi mergulhar e não retornou
O fato aconteceu no açude do mandacaru

Fonte: Blog do Clériston Silva



Advogado é encontrado morto dentro de casa em Serrinha

O advogado Genebaldo de Lima Queiroz, 67 anos, foi encontrado morto no interior da sua residência, localizada no clube locomotiva, às margens da BA 409, rodovia que liga as cidades de Serrinha e Conceição do Coité, na manhã de domingo, 7.

Policiais Militares e agentes da Polícia Técnica foram acionados por familiares que entraram no local e encontraram o corpo em cima da cama. A morte do advogado, que já foi candidato a prefeito em Serrinha e um dos fundadores do Jornal O Tabuleiro e do Movimento Renovador Popular (MRP), deixou a comunidade surpresa.

A princípio pensou tratar-se de um infarto, porém o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador com suspeita de envenenamento. A polícia investiga o caso.

Fonte: Blog do Clériston

sábado, 6 de novembro de 2010

Agência do BB arrombada mais uma vez

A cidade amanheceu apavorada e todos temiam que o episódio do dia 12 de abril se repetisse, quando a agência foi totalmente destruída com explosivos usados pelos assaltantes

O Banco do Brasil da cidade de Candeal foi mais uma vez arrombada na madrugada deste sábado (06), por volta das 02h30, quando, não se sabe precisamente a quantidade, ladrões invadiram a agência e com um maçarico arrombaram dois caixas eletrônicos. O barulho dos equipamentos usados pelos ladrões foram ouvidos pelos moradores mais próximos, porém, segundo informações de um deles que pediu para não ser identificado, preferiram não sair à rua até que o movimento encerrasse. Antes os ladrões desativaram a central da operadora Claro, deixando a cidade sem sinal de celular.

A cidade amanheceu apavorada e todos temiam que o episódio do dia 12 de abril se repetisse, quando a agência foi totalmente destruída com explosivos usados pelos assaltantes

A Polícia Militar foi acionada e esteve, porém os ladrões já tinham deixado o local. A Polícia Técnica foi chamada para efetuar a perícia e até o fechamento desta matéria não havia sido informados a quantia roubada, nem a quantidade de homens que participaram do ato e os carros que eles estavam utilizando. A agência de Candeal foi reformada recentemente depois da explosão de abril.


Fonte: Calila Notícias - Por: Valdemí de Assis * com informações de André Luiz

VEREADOR É ACUSADO DE ESPANCAR BLOGUEIRO

O vereador Jaci Bó (DEM), do município de Itapetinga, no sudoeste do estado, está sendo acusado de espancar o blogueiro Davi Ferraz, que chegou a ir parar no hospital, com ferimentos no rosto, na noite desta sexta-feira (5). De acordo com Ferraz, editor do blog Sudoeste Hoje, ele trafegava em seu carro pelas ruas da cidade quando um homem começou a gritar seu nome, dizendo palavras ofensivas. “Ouvi de longe um cara sem camisa me gritando. Repentinamente, um Fiesta Preto com o vereador Romildo Teixeira, Nilton do Bicho e conduzido pelo advogado Hildérico Nogueira parou em frente ao meu veículo, me fechando a passagem. Logo recebi, inesperadamente, um murro no rosto, do vereador Jaci Bó, que grudou em minha camisa me puxando para fora do veículo”, relata. Segundo a vítima, que estava em seu carro na companhia dos filhos, o edil ainda lhe acertou diversos golpes na cabeça com um pedaço de pau. Ferraz deu queixa na Polícia e afirmou estar sendo ameaçado de morte por Bó. O blogueiro segue internado no Hospital Cristo Redentor (HCR) com várias lesões e hematomas, principalmente na região da cabeça. De acordo com o médico, Marcelo Campanário, ele sofreu traumatismo craniano e permanecerá internado até pelo menos a próxima terça-feira (9).

Fonte: Bahia Notícias - Informações do Blog do Anderson.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dilma é 16ª pessoa mais poderosa do mundo, diz Forbes

A presidente eleita, Dilma Rousseff, é a 16a pessoa mais poderosa do mundo, de acordo com a revista Forbes, que apontou o presidente chinês, Hu Jintao, como o líder do ranking mundial, à frente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A Forbes lembrou a vitória eleitoral de Dilma com cerca de 56 por cento dos votos no último domingo, e disse que ela governará "a maior economia da América Latina e a despensa do mundo", ao notar que o Brasil é grande exportador de commodities agrícolas como açúcar, café, suco de laranja e carnes bovina e de aves.

"(Dilma) ainda não é um nome familiar, mas será em breve com o Brasil se preparando para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016", disse a revista, que lembra que Dilma foi presa e torturada pelo regime militar e sobreviveu a um câncer linfático.

Dilma aparece à frente de nomes como os do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton

Outro brasileiro que aparece na lista é o bilionário Eike Batista, dono do grupo EBX, na 58a posição da lista de 63 nomes. Segundo a Forbes, Eike é um homem "que gosta de superlativos". A revista lembra que sua empresa tem valor de mercado de 59 bilhões de dólares e que o empresário está envolvido na construção do porto de Açu, chamado pela publicação de "rodovia para a China".
Reuters

Bandidos usam explosivos em assalto a banco e roubam todo dinheiro


Encapuzados e fortemente armados, seis homens usaram explosivos para roubar uma agência do Banco do Brasil, na cidade de Teodoro Sampaio (Centro Norte da Bahia). O fato aconteceu na madrugada desta quinta-feira, por volta das 2 horas. Os assaltantes conseguiram fugir com todo o dinheiro da agência.

De acordo com o sargento Amorim, da Polícia Militar, os bandidos invadiram a casa da idosa Iraci Alcântara (80), que mora ao lado do banco, e fizeram ela e o filho de reféns. “Eles se passaram por policiais militares e retiraram todos da casa. Em seguida, eles colocaram os explosivos no banco. Após a explosão, saquearam a agência. A residência ficou com rachaduras”, contou o sargento, em entrevista ao ACORDA CIDADE. Quatro caixas eletrônicos foram destruídos.

“Eles entraram em casa, por volta das 2 horas da madrugada, dizendo que eram policiais. Levaram a gente para o meio da praça e foram para o banco colocar os explosivos. Eram seis homens encapuzados”, conta José Luis Alcântara (46).

O vereador da cidade, Marcos Escopeta, foi quem ligou para a polícia na hora do assalto. Segundo ele, um dos PMs disse que não poderia ir até o local, pois estava sozinho e iria chamar policiais de outras cidades para ajudar. Ele contou, ainda, que Teodoro Sampaio possui dois soldados por dia e que ontem só havia um de serviço.

Os carros dos bandidos não foram identificados ainda. Mas, de acordo com apuração da polícia, era do tipo Vectra e um Polo. “Segundo informações que obtivemos no local, é que os bandidos seguiram pela estrada que vai para a cidade de Alagoinhas”, afirmou o sargento Amorim.

A cidade de Teodoro Sampaio possui 8.400 habitantes. (Com informações do repórter Ed Santos, do Programa Acorda Cidade).

Fonte: Acorda Cidade - Por Williany Brito