quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pais que deixam filhos fora da escola vão para a cadeia no interior da Bahia

Santo Estevão Bahia
A decisão é do juiz de Santo Estevão, a 150 km de Salvador. A cidade já conseguiu diminuir a evasão escolar

A lavradora Gilcélia Moreira Santana diz que a filha de 13 anos está fora da escola porque se recusa a estudar. Não convenceu o juiz de Santo Estevão, a 150 quilômetros de Salvador, e foi punida com cadeia. “Ela gritou com a juíza, na cara da juíza, que ela ia ver quem fazia ela estudar”, diz. A mulher, no entanto, afirma que esqueceu o nome do colégio em que matriculou a filha.

Há cinco meses, pai e mãe que não mandam criança pra escola em Santo Estevão podem ser presos. A medida obriga os pais a matricularem os filhos e acompanhar o desempenho do aluno durante todo o ano letivo. As escolas têm que mandar os boletins e as cadernetas de frequência para a Justiça a cada semestre.

O Juiz José Brandão Neto
é natural de Serrinha
“Os pais que não matriculam os filhos a partir de quatro anos podem ser preso pelo crime de abandono intelectual, que prevê pena de 15 dias a um mês de prisão. Mas não basta só o pai matricular o filho, é necessário que eles zelem pela frequência escolar”, diz o juiz José Brandão Neto.

A medida visa reduzir a evasão escolar. No ano passado, 32% dos alunos da rede pública abandonaram os estudos. Trezentos e trinta pais já foram intimados a explicar porque os filhos não estão indo à escola.

O caso desta outra adolescente chamou a atenção. A mãe alega que a jovem parou de estudar por necessidade financeira, e está trabalhando para uma professora.

A professora e a mãe da adolescente poderão ser punidas com multas de três a 20 salários mínimos. Aos poucos, a medida judicial começa a dar resultado. A evasão escolar diminuiu 10% nas 40 escolas da cidade.

Fonte:Globo.com Po: Madalena Braga Santo Estevão, BA

ELEIÇÕES: OPERAÇÃO REFORÇA POLICIAMENTO


A Polícia Militar, através da Operação Eleições 2010, enviou nesta quarta-feira (29) coordenadores de segurança para diversos municípios da Bahia, para garantir uma eleição segura no próximo domingo (3). Cerca de 24 mil policiais e bombeiros já trabalham desde junho com o policiamento nos eventos políticos, nas escoltas das 30.162 urnas, além de garantir a segurança dos pólos de informática, dos locais de apuração e nas comemorações do resultado final. O Quartel do Comando Geral da PM, nos Aflitos, em Salvador, funcionará o Centro de Informações e Decisões Estratégicas (CIDE), responsável pelo monitoramento de todas as atividades policiais desenvolvidas na capital e no interior do estado.

Fonte: Bahia Notícias

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cavalo se assusta durante carreata e joga carroça contra carros e moto

O incidente aconteceu justamente no momento em que o carro que conduzia a chapa composta por Wagner, Otto, Pinheiro e Lídice passava ao lado da Fonte Luminosa sentido centro da cidade.

Cinco veículos, sendo quatro carros e uma motocicleta foram danificados depois que um cavalo saiu em disparada assustado com o barulho de carro de som e fogos de artifícios durante a carreta da coligação "Pra Bahia Seguir em Frente", liderada por Jaques Wagner, ocorrida na tarde desta segunda-feira (27) em Conceição do Coité.
O incidente aconteceu justamente no momento em que o carro que conduzia a chapa composta por Wagner, Otto, Pinheiro e Lídice passava ao lado da Fonte Luminosa sentido centro da cidade.

Em frente a Loja Ponto Frio havia muita gente aguardando a passagem da comitiva, quando der repente o animal puxando uma carroça saiu em disparada pela contra mão atingiu um Corsa Sedan prata, momento em que a carroça virou e foi de encontro a outros dois carros que estavam estacionados, um Corsa Sedam verde de Placa JMB 4207 licença de Conceição do Coité, pertencente a Marcos Aurélio, gerente da Ponto Frio e um Fiat Punto, placa NTH, 5677 de Salvador, pertencente a Carlos Roberto Araújo Barros, gerente de uma rádio da cidade. O Fiat Strada vermelho placa JKS 2166 de propriedade de Gildoberto da Silva Ferreira, o quarto veículo atingido sofreu menor dano, bem como a motocicleta de marca Honda XRE 300 placa NTM 2445 de Serrinha, pertencente ao sargento PM Jean Carlos que teve um retrovisor e um dos pedais quebrados.

De acordo com o proprietário do cavalo, Júlio da Silva Cunha, morador do Bairro Terra Nova, é costume buscar ração numa loja de produtos veterinários no centro da cidade. "Eu amarrei o animal num pedaço de trilho que fica na esquina da rua e quando retornava para ir embora algumas pessoas vieram ao meu encontro me contando o ocorrido".

O médico veterinário Felipe Lopes que tem uma clinica próximo ao local do acidente atendeu o cavalo no estacionamento da 4ª CIA PM e disse que o mesmo não corre risco de morrer, mas apresentou serias escoriações no peitoral, lábios e narinas. O veterinário aproveitou para alertar as pessoas não levar animais onde haja muito barulho, pois os mesmo se assustam facilmente.

Fonte: Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas texto e fotos

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Corpo de homem é encontrado carbonizado em Valente

A policia técnica fará um trabalho para chegar a causa principal, mas informações preliminares dão conta que uma vela pode ter provocado o incêndio no colchão que ele dormia.

O desempregado Osvaldo Santos Guimarães, 46 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (23) numa casa situada a Rua José Ferreira dos Santos, conhecida Rua do Sangrador, bairro Juazeiro na cidade de Valente. A vítima estava só e com o corpo parcialmente carbonizado. De acordo com informações de vizinhos e parentes, Osvaldo era alcoólatra e não tina residência fixa, inclusive a casa que ele foi encontrado morto é alugada a um amigo conhecido por "Sambador" que também tem o hábito de consumir bebida alcoólica.

Sambador disse aos policiais militares e técnicos do Departamento da Policia Técnica (DPT) de Serrinha, que estava com ele na noite de quarta-feira até por volta das 22h, e resolveu ir ao bairro Petrolina, que fica a menos de 500 metros de sua casa e convidou a Guimarães para ir com ele para uma reunião política, mas ele resistiu e disse que iria ficar dormindo. ?Eu sair e deixei a porta encostada, mas tarde quando voltei, vi a fumaça em casa, quando cheguei perto vi ele deitado sendo queimado pelo fogo, joguei um balde d´ água mas não tinha mais jeito, ele já estava todo queimado", contou Sambador, ainda com efeito do álcool.

A equipe de peritos chegou à cidade por volta das 11h para remover o corpo e realizar o trabalho que possa identificar o que pode ter provocado o incêndio. Informações preliminares dão conta que foi encontrada uma vela próxima ao corpo, já que a casa não tem energia elétrica. O fogo pode ter iniciado depois que ele adormeceu, e a vela deva ter caído sobre o colchão e atingido todo o corpo.

Fonte: CalilaNotícias - Por: Raimundo Mascarenhas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ambulância de Serrinha atropela ciclista em Feira de Santana


Uma ambulância do município de Serrinha atropelou, na manhã desta sexta-feira (17), o vigilante Paulo Roberto Araújo, 31 anos, que estava de bicicleta. A vítima passava pela Avenida Maria Quitéria em Feira de Santana, indo em direção ao trabalho, quando tentou atravessar a pista, e foi surpreendido pelo veículo.

O motorista da ambulância, José Oliveira Sam Thiago, foi retirado do local do acidente por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito - SMT, pois, pessoas que assistiram o atropelamento ficaram revoltadas e ameaçaram linchar o motorista.

Segundo testemunhas, o veículo, placa JRN 7463, estava trafegando em alta velocidade. Os ocupantes da ambulância não se feriram.

Uma equipe do SAMU prestou socorro ao vigilante, que foi levado para a emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Ele foi medicado e passa bem.

Fonte: Blog do Clériston Silva
 Foto: Ed Santos

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ministro do Desenvolvimento Agrário entrega máquinas desfibradoras de sisal em Valente

O evento contou com a participação de políticos, produtores e curiosos de toda a região.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participou hoje (16) junto com o Secretario de Ciência Tecnologia e Inovação, Feliciano Tavares Monteiro do ato de entrega de 140 Máquinas Desfibradoras de Sisal. A solenidade foi realizada na Casa da Cultura de Valente. O ministro chegou a cidade por volta das 9:00h, seu primeiro compromisso foi uma visita a Batedeira Comunitária de Sisal e a Indústria de Tapetes e Carpetes da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb). Vindo para a Casa Brasil assistiu a uma demonstração do funcionamento da nova máquina desfibradora, em seguida participou de uma coletiva de imprensa.

Na abertura da solenidade no auditório da Casa Brasil foi apresentado um vídeo contextualizando a história da cadeia produtiva do sisal, em seguida foi assinado o contrato com o Coselho de Desenvolvimento Sustentável-CODES Sisal para a entrega das máquinas e o protocolo de intenção do plano de desenvolvimento da cadeia produtiva do sisal, o evento finalizou com os pronunciamentos das autoridades.

O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas, o que corresponde a 56% da safra mundial. A Bahia é a principal produtora de sisal do território brasileiro, contribuindo com 94% da produção nacional. São mais de 40 municípios do Semiárido baiano, englobando os territórios de identidade do Sisal, Chapada da Diamantina, Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Jacuípe, Irecê, Vale do Jiquiriçá e Piemonte Norte do Itapicuru. Mas as aproximadas 700 mil pessoas pertencentes a esses territórios que sobrevivem da cultura do sisal, muito já sofreram com as condições de trabalho. Entre as maiores complicações estão as mutilações que as máquinas a qual era utilizada para o desfribramento do sisal causavam nos trabalhadores.

Com o objetivo de solucionar esse problema e facilitar o cultivo do sisal foi criado por José Faustino Santos, um homem simples autodidata uma nova máquina, a qual trará melhores condições de trabalho para o agricultor. O novo modelo se torno 51 kg mais leve, o resfriamento da água foi trocado pelo mecanismo de ar facilitando sua utilização em região com escassez hídrica, ela evita totalmente o risco de mutilação, além de evitar esforços físicos por parte dos produtores. Serão mais de dez municípios beneficiados com as novas máquinas.

Fonte: Calila Notícia - Por: Raiane Lopes/texto e fotos

Prefeito Osni reinaugura três escolas municipais na zona rural de Serrinha


A Prefeitura Municipal de Serrinha juntamente com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer reinauguraram nesta quarta-feira (15) as Escolas Joel Alves de Morais (Comunidade do Canto), Comunitária do Alto Alegre e Dermeval de Oliveira. Todas as escolas receberam melhorias estruturais como água encanada, pintura e portões novos.

Na escola Joel Alves de Morais (Canto), a diretora Marineide Sales de Carvalho apontou como melhorias a ligação de água encanada, pintura, construção de duas novas salas de aula, ampliação da secretaria e portões novos. Na Escola Comunitária do Alto Alegre os alunos ficaram contentes com a nova pintura, ampliação da cozinha e novas instalações elétricas.

A diretora Aureni Reis fez festa para receber a comitiva da educação na última passagem pelas comunidades na escola Dermeval Oliveira (Alto Alegre). O Bumba-meu-boi recepcionou a turma da educação com muita alegria e deixou de presente para o prefeito, os professores e a secretária de educação um testamento muito criativo e irreverente.

Em resposta às reivindicações do “boi” o prefeito Osni Cardoso propôs a compra de terreno para ampliação da área de lazer nas escolas do município que tem pouco espaço para atividades recreativas e o encaminhamento dos alunos do ensino fundamental direto para o Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEPS), onde irão aprender uma nova profissão e serão encaminhados mais cedo ao mercado de trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Demolição da Tribuna de Honra da Fonte Nova continua nesta terça-feira.

Paula Pitta  A Tarde On Line
O processo de demolição da Tribuna de Honra do Estádio da Fonte Nova continua nesta quinta-feira, 16. Iniciada no dia 2 de setembro, a demolição acontece de forma manual para não prejudicar as estruturas da rua Anfrísia Santiago, que fica ao lado do estádio, e de um prédio anexo em que funcionavam as instalações da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Atualmente, o prédio serve de base para as operações do consórcio que venceu a licitação para a construção da nova arena.

A conclusão da demolição está prevista para daqui a 31 dias, quando será feita uma demolição mecanizada controlada do restante do entulho. A expectativa é de que até o final do mês de novembro toda a obra de demolição do estádio esteja concluída.

Fonte A Tarde: Com redação de Yuri Abreu

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Máquina de sisal que não causa mutilação é desenvolvida na Bahia

Teixeira News
     Criada por um inventor autodidata e testada com sucesso pelo Ministério do Trabalho, uma nova máquina vai acabar com um problema social que se arrasta há cerca de 25 anos, na região sisaleira da Bahia: a mutilação de mãos e antebraços de trabalhadores em pelo antigo e perigoso equipamento de desfibrar a folha do sisal, chamado de “Paraibana”.

     Nesta quinta-feira, 16, serão entregues 140 unidades do novo equipamento que vai beneficiar diretamente 3.612 agricultores familiares do semiarido baiano. O cerimônia acontecerá às 10h, no município de Valente, com a presença do ministro do desenvolvimento agrário, Guilherme Cassel e do secretário estadual da ciência, tecnologia e inovação, Feliciano Monteiro.

     Inventada por José Faustino Santos, um homem simples que estudou apenas até a 7ª série do ensino fundamental, mas com uma inteligência incomum, o equipamento “Faustino V” tem como principal diferença em relação à máquina mutiladora o fato do trabalhador não precisar virar a folha do sisal para realizar seu trabalho.

     Ela é colocada suavemente na engrenagem e “engolida” pelo mecanismo, saindo desfibrada do outro lado. Na máquina ainda utilizada em série, as mutilações costumam ocorrer justamente porque o trabalhador precisa puxar a folha na ‘boca’ da máquina, girar e reintroduzi-la para completar o processo de desfibramento.                                                                                         Fonte Bahia Hoje

Barrocas também será contemplada.

     O Prefeito de Barrocas José Almir, em contato por telefone com nossa equipe na noite desta quarta-feira (15) confirmou que estará em Valente amanhã recebendo 24 unidades dessa nova máquina para serem entregues a agricultores barroquenses.
Jrnal @ Nossa Voz

domingo, 12 de setembro de 2010

Coité: motorista de Uno morre ao colidir com micro ônibus

Segundo informações de populares o motorista estava em fuga depois de se envolver em uma confusão em um povoado de Retirolândia.

Um grave acidente envolvendo o Fiat Uno de placa JKT 6653 licença de Retirolândia e um micro ônibus placa LTB 0194 de Jacobina deixou como vítima fatal o motorista do Uno, Gabriel de Oliveira Oliveira Pinheiro, 28 anos, morador de Retirolândia, ele que trabalhava diariamente no transporte de passageiros de Retirolândia para Coité . O acidente ocorreu na tarde deste domingo (12), por volta das 16 horas, no Km 06 da rodovia BA 120 trecho Coité /povoado de Santa Rosa. A vítima seguia sentido Conceição do Coité, enquanto que o coletivo viajava sentido oposto, com destino a Jacobina, conduzindo 25 pessoas que retornavam de Caldas do Jorro.

De acordo com o motorista do ônibus, Josinaldo Silva, fez o que pode para tentar evitar o choque, "mas infelizmente não foi possível". Os passageiros nada sofreram, segundo eles, ninguém se feriu porque se prepararam para o impacto. Uma mulher disse que colocou a cabeça fora e viu o carro vindo em zig e zag na pista e passou a chamar por Deus, no mesmo momento todos perceberam o carro vindo ao encontro do ônibus e se firmaram para esperar a batida, outra mulher disse que só falou a frase "Jesus tenha misericórdia e nos livre".

Enquanto os curiosos se aglomeravam no local, e a policia registrava o acidente chegou um homem conhecido por Veto morador de Santa Rosa com a cabeça enfaixada e revelou que aquele ferimento que sofrera havia sido em decorrência de uma cacetada que ele levou minutos antes do motorista do Uno. Veto disse que estavam no povoado de Laginha onde acontecia uma concentração política e Bel, como era conhecido Gabriel, foi convidar sua esposa para sair, ele disse, "saia comigo rapaz, não fique chamando minha mulher não", quando segundo ele só recebeu a pancada na cabeça, sangrando bastante foi levado para o Hospital Municipal de Retirolândia,"quando eu estava saindo do hospital alguém me ligou informando que aquela pessoa que teria me ferido morreu no acidente".

Ainda no local do acidente havia comentário que Bel estava em fuga depois da confusão, pois Veto, estaria com uma garrafa quebrada para tentar lhe cortar, porém Veto negou essa versão.

Este é o segundo acidente, no mesmo local e no espaço de 90 dias envolvendo motorista que trabalhava fazendo linha Retirolândia / Coité. A Policia Militar, Rodoviária compareceram ao local, em seguida a Civil realizou o levantamento cadavérico.

Gol roda na pista e vai de encontro a um poste na Ba-120

Quinze minutos antes deste acidente que matou o motorista do Uno, o Gol vermelho de placa JNM 3347 rodopiou na pista no Km 4 da mesma rodovia e foi de encontro a um poste que fica no lado esquerdo sentido bairro das Casas Populares. Cinco pessoas estavam no veículo que seguia para o centro de Coité e de lá para o distrito de Juazeirinho onde participariam de um comício político. Todos os ocupantes do veículo deram entrada na emergência do Hospital Regional, porém sem gravidade. O motorista Rosivaldo Oliveira, sua esposa Silvania Lopes, duas filhas do casal de 13 e 4 anos respectivamente e Ana Oliveira mãe de Rosivaldo de 66 anos.

Segundo Silvania, a única que permaneceu em observação uma bandeira do candidato teria provocado o acidente, ela disse que foi mudar de posição e seu esposo tentou ajudar quando se perdeu.

Por: Raimundo Mascarenhas

Caminhonete L-200 capota, dois morrem e dois ficam feridos.


Uma caminhonete L-200, placa NTE 7742, licença de Santa Luz, Bahia, que pertenceria à empresa Geoserv Boart Longyear Ltda, capotou nesta madrugada, por volta das 2h40, perto do Aeroporto 2 de Julho, em Jacobina, deixando dois mortos e uma pessoa ferida.

Segundo informações da polícia, faleceram no acidente Diogo Francisco Ferreira de Macedo, nascido em 21 de maio de 1985, e Anderson Cerqueira Silva, nascido em 8 de janeiro de 1980. Já Rafael Mangabeira ficou ferido e foi socorrido de imediato para Salvador. Um quarto ocupante, Marcelo Menezes Rocha, de 27 anos, foi socorrido à Clínica Santa Bárbara, em Jacobina, e não corre risco de morte, segundo informações.

O veículo, de acordo com a polícia, estava sendo dirigido por Diogo Francisco e pertenceria à empresa Geoserv, que presta serviços à Jacobina Mineração e Comércio. A caminhonete, bastante danificada, está no pátio da 16ª Coorpin, de Jacobina.

Atendeu à ocorrência a Polícia Militar, e, da Polícia Rodoviária Estadual, estiveram no local os policiais Aleixo, Borges e Edvan.

Com informações das polícias Rodoviária Estadual, Civil e Militar.

Fonte: brasilc.com

*Informações extras dão conta, que uma das vítimas o jovem Diogo Francisco, que segunda a Polícia dirigia o veículo, seria de Teofilândia que fica a 16 km de Barrocas.

sábado, 11 de setembro de 2010

SISAL TERÁ 140 MÁQUINAS QUE EVITAM MUTILAÇÃO

Um dos motivos para a estada do ministro do Trabalho Carlos Lupi na Bahia é a entrega de 140 máquinas de desfibramento de sisal que prometem acabar com as mutilações, tão comuns aos trabalhadores do segmento. A cerimônia acontecerá na cidade de Valente, no semiárido do estado, na próxima quinta-feira (17), com a presença do titular do governo federal. Só na região, há um registro de aproximadamente 2 mil pessoas mutiladas. O equipamento, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb) será cedido pelo Estado para substituir os aparelhos paraibanos, que devido à força de sucção das fibras costuma causar acidentes. O modelo chama-se Faustino 4, em homenagem ao criador José Faustino, e é caracterizado pela suavidade no uso.

Fonte: Bahia Noticias.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Região sisaleira pede ajuda estadual para se desenvolver


O semiárido baiano é responsável por 90% de todo o sisal do Brasil. A cultura responde pela geração de emprego e renda para mais de 700 mil pessoas na Bahia em 35 cidades diferentes. Isso tudo apesar de apenas a fibra ter uso comercial – correspondente a 5% da planta.
Na região chove pouco e não passam grandes rios. Os municípios onde não há produção sisaleira crescem em ritmo lento. Há muito tempo, a cultura é a única coisa que dá certo. Emprega intensivamente a mãode-obra. Em torno de uma máquina de desfibrar sisal trabalham cinco pessoas. Uma corta a folha.
Tem outra que carrega até o cevador, que por sua vez opera a máquina de desfibrar, enquanto o resineiro mantém o equipamento limpo. Por fim, ainda precisa-se de alguém para estender a fibra.

Diversificação - Hoje em dia é comum ver cabras nas plantações de sisal, o que os produtores enxergam como oportunidade de completar os ganhos com a terra.

Na região sisaleira também já existem algumas indústrias, tanto aquelas ligadas ao beneficiamento e processamento da produção local, quanto outras, gerais, atraídas pelos incentivos dados em troca dos empregos.

“Não podemos mais jogar fora 95% de um produto como este”, diz o diretor-executivo da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), Ismael Oliveira
Existem projetos para a utilização do resíduo do produto na fabricação de ração animal, do grão na substituição da fibra de vidro na indústria automobilística, para substituir a lenha e até para biofertilizantes.

“Dependemos dos estudos para o desenvolvimento da cadeia. Em 30 anos, praticamente não tivemos apoio de governos”, diz o diretor da Apaeb.

A desvalorização do dólar diante do real diminui a rentabilidade do negócio que tem no mercado externo 70% das vendas. Metade da produção ainda sai do País como matéria-prima. Resultado, o número de empregos no local, que já chegou a 600, atualmente é de 250. Os produtores alcançaram algumas conquistas nos últimos anos com o preço mínimo para o produto. “A situação melhorou com ações para evitar o atravessador”, diz Oliveira,
Por - Donaldson Gomes, do A TARDE

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Taxa de analfabetismo na Bahia é quase o dobro da média nacional

Mais de 12% do total de analfabetos do Brasil (14,1 milhões) está na Bahia: 1,8 milhão de baianos com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever, o que corresponde a 16,7% da população do Estado nesta faixa etária. A boa notícia é que entre 2004 e 2009, houve queda de 4,24 pontos percentuais nesta taxa.

A diminuição é mais significativa do que no Brasil, onde houve recuo de 1,8 ponto percentual, e do que no Nordeste, onde foi registrada a maior queda regional do País no número de analfabetos, 3,7 pontos, chegando a 18,7% da população. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quarta-feira, 8, pelo IBGE. Os números verificados na Bahia e no Nordeste, no entanto, ainda são bem maiores do que a média nacional (9,6%).

No Estado, o analfabetismo ainda é mais preocupante na zona rural, onde estão concentrados pouco mais de 53% (962 mil) dos moradores com incapacidade de realizar leituras ou escrever. Nas áreas urbanas, os números também impressionam: 845 mil pessoas que vivem nas cidades enfrentam o problema.

“No meio rural ainda há uma grade deficiência na oferta de escolas, de infraestrutura adequada para a alfabetização. Já os números do meio urbano sofrem reflexos da presença das pessoas que saíram da zona rural para as cidades, levando consigo os problemas, como o analfabetismo”, explica Joilson Rodrigues, coordenador de informação do IBGE na Bahia.

Mais de 95% dos analfabetos baianos têm 25 anos ou mais, o que, segundo Rodrigues, mostra que este é um problema histórico, que deve ser superado já nesta geração, uma vez que quase 98% dos baianos com idade entre 7 e 14 anos estão estudando. “Quando nós falamos em analfabetismo, falamos em um passivo histórico. A taxa vai crescendo à medida que se aumenta a idade. O que se espera é que a nova geração não contribua com a ampliação das taxas”, disse.

Com informções da Agência A Tarde por Filipe Costa

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Barragem estoura misteriosamente em Gavião

A Barragem tinha uma importância imensurável para os moradores de Gavião, além de já ter contribuído para amenizar os efeitos de diversas secas, servia como fonte de renda para pescadores.

A população da cidade de Gavião, localizado no território do Jacuípe, amanheceu na segunda-feira (06) sem entender o que tinha acontecido, pois o Rio Jacuípe estava praticamente seco e recebeu a notícia do rompimento da Barragem do Bom Gosto. Uma parede de cimento que perenizava o leito do rio, formando um grande lago nas proximidades da cidade se rompeu.

Construída há mais de 48 anos, a barragem fica localizada a 1 km da sede do município e mantinha perene o Rio Jacuípe num trecho de aproximadamente 5 km. Era responsável pela retenção das águas do rio na área que contorna a cidade entre as duas pontes até a região da bananeira.

A Barragem tinha uma importância imensurável para os moradores de Gavião, além de já ter contribuído para amenizar os efeitos de diversas secas, servia como fonte de renda para pescadores e representa um dos principias ponto turístico da cidade, pois em época de cheia apresentava uma belíssima queda d’ água apreciada por banhistas e moradores.

Sobre o rompimento a população não tem falado em outro assunto, são lamentações saudosistas e emocionadas com a perda. Especula-se sobre uma possível ação de vandalismo, mas, é provável que a deterioração que causou rompimento deva-se à ação do tempo. Até o momento, não nenhum pronunciamento oficial das autoridades sobre as possíveis causas do ocorrido.

Fonte: CN - Por Valdemí de Assis * com informações e fotos Luiz Antônio

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Em dez anos, frota baiana de motos cresce seis vezes.


Ela ainda nem sabe guiar uma motocicleta, mas já fechou negócio e comprou um modelo 125 cilindradas. Em visita nesta segunda-feira, 6, a uma concessionária de Salvador, a vendedora Vânia Alves, 37 anos, adquiriu sua primeira moto e vai pagar 36 prestações de R$ 286. Pesou na decisão a insatisfação com o dia-a-dia de ônibus lotados e viagens extenuantes. “Queria uma moto basicamente para fazer o trajeto de casa, na Boca do Rio, para o trabalho, no Centro”, ´justifica Vânia.

Assim como ela, são muitos os baianos que estão deixando o transporte público para incrementar a frota de motocicletas do Estado. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), a frota da Bahia foi ampliada em seis vezes nos últimos dez anos, saltando de 112,8 mil unidades em 2000 para 705,8 mil até abril deste ano.

Com este incremento, a Bahia deixou de ter a décima frota de motos do País e a terceira do Nordeste para se tornar a sexta maior em nível nacional e a primeira entre os estados da região. E este mercado deverá avançar ainda mais: os dados referentes de janeiro a julho deste ano mostram a Bahia como o terceiro Estado que mais compra motos no Brasil, com 6,8% do mercado, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.

O avanço na economia e o aumento do poder aquisitivo das famílias são fatores que ajudaram a impulsionar as vendas. Mas, na avaliação dos especialistas, o crescimento do crédito para as classes C e D, além da insatisfação com o sistema público de transporte são os principais motores do avanço do mercado de motocicletas na Bahia.

Fonte: A Tarde - Por João Pedro Pitombo

domingo, 5 de setembro de 2010

Jovem morre vitima de queda de moto

O jovem foi encontrado com vida e recebeu os primeiros socorros, foi levado a Serrinha que fica distante 6 km e de lá transferido para Feira de Santana, onde passou por uma cirurgia de emergência, mas não resistiu.

Daniel de Jesus Dantas, 21 anos, morreu no Hospital Clériston Andrade em Feira de Santana na manhã de sábado (4) depois de ter caído da moto CG Titan 125, cor verde, placa não anotada. O acidente aconteceu no Km 8 da BA-411 numa curva no povoado de Cajueiro - trecho Serrinha/ Barrocas, por volta das 20 horas de sexta-feira. Segundo um dos irmãos, ele havia saído de casa com destino a Barrocas, poucos minutos depois chegaram avisando de que o encontraram caído. Da residência da família ao local do acidente é menos de 1 km. O jovem foi encontrado com vida e recebeu os primeiros socorros, foi levado a Serrinha que fica distante 6 km e de lá transferido para Feira de Santana, onde passou por uma cirurgia de emergência, mas não resistiu e faleceu poucas horas depois.

Ainda segundo este irmão que não teve sua identidade anotada, ele acredita que Daniel tenha morrido pela lesão sofrida no estômago, pois foi a parte do corpo mais atingida, disse também que o mesmo usava capacete.

O corpo foi sepultado as 10h30 deste domingo no cemitério de Serrinha.

Fonte: Calila Notícias - Por Raimundo Mascarenhas

sábado, 4 de setembro de 2010

BAHIA TERÁ ‘CAVEIRÃO’ A PARTIR DO 7 DE SETEMBRO

A Polícia Militar baiana contará com dois “caveirões” possivelmente a partir do desfile do 7 de setembro, na próxima terça-feira, quando deverão ser apresentados à população. Os veículos já são usados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, sobretudo, em ações realizadas em morros e locais perigosos que precisem do emprego de força maior. Os carros são blindados, no estilo tanque de guerra, e podem adentrar em qualquer área, independentemente do tipo de terreno. Por essas características, os “caveirões” deverão servir principalmente nas missões ao Grupo Tático, no enfrentamento de quadrilhas bem equipadas e grupos fortemente armados. O capitão Marcelo Pita, responsável pela comunicação da PM, disse não saber da informação, mas admitiu tentar rebatizar os veículos na Bahia. “Se depender de mim não será este nome, porque é um nome horrível”, declarou.
Informações do Bahia Notícias

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Economia baiana cresce 10,4% no 2º trimestre

A movimentação econômica nos meses de abril, maio e junho deste ano consolidou a tendência de crescimento da Bahia verificada desde a segunda metade do ano passado. Os dados divulgados nesta sexta-feira, 3, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), ligada à Secretaria de Planejamento do Estado, mostram que o Produto Interno Bruto da Bahia - a soma de todas as riquezas - registrou alta de 10,4% ante o mesmo trimestre do ano passado.

Com o resultado, a Bahia fechou o primeiro semestre de 2010 com um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Contudo, a perspectiva para o segundo semestre é de desaceleração da economia, que deverá resultar em incremento de 7,1% no acumulado do ano. Segundo o secretário de Planejamento, Alberto Valença, se as projeções se confirmarem, a Bahia fechará o ano com o segundo maior crescimento desde o início da série histórica, em 1996.

Este resultado da economia baiana segue a tendência de crescimento do Brasil, que registrou um incremento de 8,8% no PIB neste segundo trimestre. “Espero que sigamos numa trajetória ascendente. Mas os resultados vão depender de como vai se comportar a economia brasileira daqui para frente”, pondera o secretário Alberto Valença.

Fonte: A TARDE Por João Pedro Pitombo

Serrinha: Anamara foi a primeira estrela a desfilar na vaquejada

Outro que está fazendo grande sucesso é o padre Fábio de Melo que fará a abertura da festa nesta sexta

É tradição a cada ano alguma personagem que se destaca na mídia nacional aparecer na vaquejada de Serrinha, para abrilhantar a já consagrada festa que se destaca entre as maiores do Brasil, a coordenação convidou este ano Anamara, a baianinha de Juazeiro que fez sucesso no último Big Brother.

´Maroca` como foi apelidada por Pedro Bial foi a principal atração do desfile de vaqueiros que teve início às 15 horas depois da celebração de uma missa no estacionamento do parque Maria do Carmo. A ex Big Brother em cima do carro de som a todo instante acenava para o público e distribuía simpatia. Anamara disse ao CN que ficou impressionada com o tamanho da festa, e agradeceu o carinho das pessoas, "na condição de sertaneja gosto muito do rítimo e do estilo como as pessoas se produzem", comentou

Maroca fica em Serrinha até domingo e deverá conceder entrevistas e pousar para milhares de câmaras fotográficas.

O número de participantes no desfile foi muito grande, estima-se que mais de 15 mil entre cavaleiros, amazonas e políticos, alguns, mesmo que "desengonçados" montaram a cavalo para serem vistos no meio do povo.

O desfile, puxado por um carro de som percorreu as principais ruas do centro de Serrinha e ao longo do trajeto uma grande multidão parou para ver a imensa fila. Na comissão de frente Vardinho e Carlinhos Serra, ladeados ao seu pai que carregava no colo a fotografia daquela que deu o nome ao maior encontro de vaqueiros do Nordeste, Maria do Carmo.

A festa será aberta oficialmente nesta sexta, (03). Confira:

PROGRAMAÇÃO:

03 de setembro
Padre Fábio de Melo
Menina Faceira
Banda Eva
Sutiã Rendado

04 de setembro - Festa da Vaca Atolada
Fofokaê
Black Style
Timbalada
Calcinha Preta
Victor e Léo
Phaphirô

05 de setembro - Festa do Boi Malandro
Paulo Góes
Parangolé
Asa de Águia
Chicabana
Aviões do Forró
Carimbada

Fonte Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas