segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fogo Simbólico percorre 13 municípios nesta segunda e terça-feira

Em comemoração a Semana da Pátria, está acontecendo mais uma edição da corrida do fogo simbólico que passará por treze municípios entre está segunda e terça - feira (30 e 31).

O ato cívico chega ao quadragésimo primeiro ano visando o fortalecimento e a difusão do civismo no Brasil. Os atletas saíram por volta das 09h com a pira olímpica da cidade de Serrinha (foto arquivo) de onde seguiu para Conceição do Coité com 20 atletas, e todo suporte para a condução da tocha. Acompanha todo o percurso um dos fundadores, Luiz da Silva Pereira, conhecido por Luiz da Bicicleta, aos 64 anos, sargento Cléverson de Matos, comandante do Tiro de Guerra de Serrinha, atiradores do Tiro de Guerra (TG) e Egberto Matos, coordenador de esportes do munícipio serrinhense. Este ano ficou de fora apenas município de Retirolândia.

Os atletas de Serrinha deixaram a cidade depois de uma concentração na Praça Luiz Nogueira e o canto do Hino Nacional Brasileiro e acompanhados por batedores da Policia Militar, Guarda Municipal e uma ambulância, seguiram com destino a Coité pela rodovia BA 409, numa extensão de 36 km, chegando ao Centro Cultural de Coité por volta das 10h30. Na segunda parada o coordenador Luiz da Bicicleta pediu que o atleta serrinhense passasse a tocha ao sargento Clevérson que repassou à diretora do Centro Cultural Marize Ramos que posteriormente a levou até a pira e acendeu, devendo ser mantida acesa até o dia 7 de Setembro. Logo em seguida foi entoado o Hino Nacional com o hasteamento das bandeiras de Coité da Bahia e do Brasil, pelo Sargento Clevérson (Brasil) Marize (Bahia) e Gildemar Carneiro, secretário de esportes (Coité).

Por volta das 11h20 os trinta e cinco atletas coiteenses tiveram a dura missão de conduzir a tocha até Valente, no percurso de 27 km. O procedimento em Valente foi o mesmo de Conceição do Coité e será o mesmo em todos os municípios que receberão o fogo até amanhã às 17 horas, quando encerra a corrida em Serrinha. Os atletas coiteenses têm o compromisso de acompanhar o fogo até Valente ficando a critério da coordenação o acompanhamento ou não, pois a partir de Valente os atletas daquele município que conduzirão até Santa Luz e assim sucessivamente. O único que percorre todos os municípios é Serrinha cidade anfitriã.

Segundo Egberto Matos, a pernoite vai acontecer na cidade de Queimadas onde deverá chegar por volta das 17 horas de hoje. Na terça os atletas de Queimadas conduzirão até Cansanção no percurso de 40 km, Cansanção leva até Monte Santo 33 km, Monte Santo a Euclides da Cunha (40 km) Euclides da Cunha á Tucano 60 km, Tucano à Araci 45 km, Araci à Teofilândia 18 km, Teofilândia á Barrocas 11 km e por fim Barrocas à Serrinha 18 km - totalizando 441 km.

Como acontece o percurso? - Os atletas vão em um carro na frente da tocha sendo distribuídos no espaço de 200 metros, o atleta entrega a tocha ao próximo este corre mais duzentos metros e cada um que vai entregado a tocha sobe em outro carro que vem no recolhimento, este veículo depois de lotado faz a inversão do que estava na frente na distribuição, tempo suficiente para os atletas descansarem. A depender do percurso e quantidade de atletas cada corredor pode pegar a tocha até três vezes até a próxima cidade. A quantidade media de atletas convocados, na maioria estudantes, são de 25 por cidade.

História do fogo - segundo Luiz Silva Pereira, Luiz da Bicicleta ou mesmo professor Luiz, 63 anos, conhecidíssimo atleta baiano, natural de Serrinha, fez parte da primeira coordenação do fogo simbólico da pátria em 1969. De lá para cá participou de todas as corridas e está radiante por completar mais de quatro décadas como um dos organizadores do maior ato cívico da região sisaleira.

Ele, em 1970 serviu o tiro de guerra quando foi descoberto pelo seu instrutor para começar uma carreira no atletismo baiano, onde depois conquistou muitas glorias.

Luiz conta que a idéia do fogo simbólico partiu do professor Cleon, junto com o então presidente da delegacia da Junta Militar, o tenente Britto. "Eles tiveram a idéia de pegar essa tocha em Olindina, se juntaram ao ex-delegado de Serrinha, o Manoel Paz, conhecido por Maneca, e contou com a meninada, os estudantes, inclusive eu estava no meio e fomos pegar a tocha em Olindina. Trouxemos para Serrinha e de lá pra cá, ela se expandiu por toda região e até hoje a gente está na luta.

Fonte: Calila Notícia - Texto: Raimundo Mascarenhas

OBRA DA FONTE DEVE COMEÇAR EM 40 DIAS

Se nenhum problema jurídico aparecer no caminho, em até 40 dias começará a obra da Arena Fonte Nova. A previsão, dada pelo presidente da Fonte Nova Negócios e Participações S.A., Dênio Cidreira, depende da liberação do alvará de construção emitido pela Sucom. Conforme Cidreira, o alvará já foi solicitado e foi apresentada à Sucom uma avaliação de impacto ambiental, concluída há cerca de um mês, que contempla o Estudo do Impacto de Vizinhança (EIV). “Se for preciso, faremos qualquer adequação. Estamos seguindo todas as questões legais”, disse. Sobre a falta de estudos de mobilidade, Dênio Cidreira ressaltou que a mobilidade no entorno da nova arena é de responsabilidade do poder público. O projeto, de acordo com ele, é flexível para ser adaptado ao que o governo apresentar como obras de melhoria da acessibilidade na região. Informações do A Tarde

Fonte Nova: 59 anos de história desaparece em 15 segundos

Havia muitos curiosos perto do local - torcedores do Bahia, em sua maioria, mas também muitos do Vitória e até do Ipiranga, relembrando conquistas no estádio.

O anel superior da Fonte Nova foi implodido na manhã deste domingo (29), aproximadamente às 10h27, durando cerca de 15 segundos, levando ao chão o maior estádio da Bahia, com seus 59 anos de história. O atraso de quase meia hora aconteceu porque havia muita gente para ser retirada no raio de segurança da operação. Esta foi a maior implosão já realizada em um estádio na América Latina.

Havia muitos curiosos perto do local - torcedores do Bahia, em sua maioria, mas também muitos do Vitória e até do Ipiranga, relembrando conquistas no estádio. Das janelas de casas e apartamentos, muita gente assistiu a Fonte Nova ir ao chão.

A operação de evacuação do entorno do estádio foi coordenada pela Defesa Civil, que contou com cerca de 1300 profissionais. A previsão é de que os arredores do estádio estejam limpos e liberados até as 18h. Equipes da Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) farão uma varredura no local para examinar e constatar obstruções nas vias.

Seis helicópteros circulam no local - eles são da Polícia Militar e dos Bombeiros. Foram usados 700 kg de explosivos, espalhados em 1.100 pontos dentro de furos feitos nas pilastras.

O anel inferior foi demolido por máquinas há cerca de dois meses. A tribuna de honra ainda não foi demolida - segundo a Globo News, a demolição acontecerá na terça-feira. Por se tratar de uma área de risco, com muitas antenas, esta demolição sera diferenciada e feita mecanicamente.

Informações do Correio / Foto A Tarde.

domingo, 29 de agosto de 2010

SALVADOR OFICIALIZA CANDIDATURA PARA ABRIR COPA

Ministro Orlando Silva
levará pedido à Fifa.
Logo após a implosão do Estádio da Fonte Nova, neste domingo (29), Salvador oficializou a candidatura para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. Ainda no Dique do Tororó, o secretário extraordinário para Assuntos da Copa, Ney Campello, entregou a carta-protocolo ao ministro dos Esportes Orlando Silva com as intenções da cidade. O documento detalha especificações técnicas que tentam persuadir o grupo gestor do Mundial quanto às potencialidades da capital baiana, e apela para o apoio das personalidades baianas, prefeituras e governos das regiões Norte e Nordeste. Entre os que subscreveram o manifesto estão o cardeal Dom Geraldo Majella, a ialorixá Mãe Stella de Oxossi e as cantoras Daniela Mercury e Margareth Menezes. "Estarei com o secretário-geral da Fifa em 9 de setembro no Rio de Janeiro. Irei entregar esse documento pessoalmente a ele, falando sobre o interesse da Bahia. Essa decisão pertence exclusivamente à Fifa", salientou Silva, em entrevista ao Globo Esporte, que pediu ainda a adequação do aeroporto. Como a nova arena terá capacidade para pouco mais de 50 mil pessoas e a Fifa pretende que a abertura seja realizada em uma praça que abrigue 65 mil, o governo estuda fazer uma ampliação temporária para acolher o evento.


Fonte: Bahia Notícias

sábado, 28 de agosto de 2010

Acidente mata pai e filha e deixa outros dois feridos na BR 135


Pai e filha morreram em um acidente ocorrido no km 165, da BR-135, por volta das 15h30m de sexta-feira (27). O veículo ocupado por Cristina Aline Ribeiro Ramos, de 21 anos e José Macedo Ramos, de 48 anos, colidiu contra uma árvore e as vítimas morreram na hora.

Outras duas pessoas, Lucas Ribeiro Ramos, 15 anos, e Acássio Ribeiro Ramos, 18 anos, que também estavam no veículo foram socorridas em estado grave para o Hospital do Oeste.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o Fiat Uno, placa JRS-4187, partiu ao meio e os indícios apontam para a perda de controle do veículo logo após uma curva. Ainda de acordo com a PRF, o veículo ia de Luis Eduardo Magalhães para Riachão das Neves a 719 km de Serrinha. Segundo a TV Oeste, os passageiros seguiam para o enterro da avó de uma das vítimas.
Outras imágens:
Segundo informações, o Fiat Uno saiu da pista e se chocou lateralmente contra uma árvore

O carro se partiu em dois pedaços
Fonte: Blog Clériston Silva - Foto: Jornal Nova Fronteira

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Confusão e tiros em assembléia da construção civil em Eunápolis

Tiros para o alto e muita confusão foram registrados na assembléia dos cerca de mil trabalhadores do programa federal de habitação popular Minha Casa Minha Vida em Eunápolis, na terça-feira, 24.

Após paralisar as atividades na segunda, 23, a categoria se reuniu para protestar no canteiro de obras da construção, no bairro Itapuã.

A confusão teria começado quando os trabalhadores colocaram um carro de som dentro da obra. Diretores da empresa Sertenge S/A, responsável pela construção, pediram apoio da polícia, que enviou uma viatura ao local para conter o movimento.

Cerca de seis tiros foram disparados para o alto por policiais. "Atiramos, pois nos sentimos ameaçados", justificou o PM Eduardo Luis, autor dos disparos.

Ainda durante a confusão, um policial civil, não identificado, teria tomado a direção do carro de som e levado o veículo para fora da construção. O diretor da federação dos trabalhadores da construção civil, Silvany Braga, que discursava em cima do carro, foi arremessado para um matagal, mas não se feriu.

O conflito só foi controlado com a chegada de mais duas viaturas da Polícia Militar. Revoltados, os trabalhadores seguiram em direção à BR-101, onde ameaçam atear fogo em pneus e bloquear o trânsito da via.
Informações do A Tarde Online / Foto - Futura Press

Câmara Municipal de Nova Fátima tem mais uma sessão tumultuada

Desta vez não houve quebra-quebra, mas os cinco vereadores da oposição ficaram trancados na sede da câmara por mais de seis horas, devido ao grande número de manifestantes que permaneceram em frente.


É tenso o clima político na cidade de Nova Fátima, município localizado no território da Bacia do Jacuipe, em conseqüência da "quebra de braço", entre os cinco vereadores da oposição, que resistem em aprovar projetos de créditos adicionais para a Prefeitura, uma suplementação do orçamento municipal, cujo autor das solicitações é o prefeito Manoel dos Santos (PT).

Antes de começar a sessão, por volta das 17h30 de terça-feira (24), já era grande a movimentação na Rua Landulfo Alves, onde fica a sede da Câmara de Vereadores e por precaução o presidente da Câmara, Renato Pereira Soares (PR), solicitou a presença da polícia militar, que enviou doze PMs, sob o comando do tenente Joselito. Durante toda sessão, duas viaturas permaneceram estacionadas na porta da câmara.

A sessão - Com o plenário lotado e algumas pessoas em estado visível de nervosismo, protestando em voz alta com palavras ameaçadoras, caso os vereadores não aprovassem os pedidos do executivo e outras, portanto cartazes onde afirmavam que a economia do município necessitava continuar em alta, que os funcionários públicos precisavam pagar seus débitos e que os vereadores, que pediram seus votos, votassem a favor deles, a sessão teve inicio ás 18h.

Mesmo com outras matérias em pauta, as pessoas presentes queriam apenas saber do projeto de autoria do executivo. Às 18h30, o presidente colocou em apresentação o projeto de nº 42, onde o prefeito solicitava a suplementação, ocorrendo neste momento uma reação popular com muitas pessoas falando em voz alta ao mesmo tempo e alegando não ter condições de continuar os trabalhos, o vereador Renato suspendeu os trabalhos, irritando ainda mais o público que reagiu ocupando as portas de acesso a câmara, impedindo que os vereadores da oposição saíssem.

Operação policial - Diante a situação, pois clima de tensão aumentava a cada momento, foi solicitado reforço policial e chegaram, inicialmente, duas viaturas de Capela do Alto Alegre e uma da cidade de Gavião. às 20h57, sob o comando do tenente Peixinho, chegou uma guarnição de Riachão do Jacuipe. Neste momento, houve uma primeira tentativa de evacuar a área, quando o ten. Peixinho, usando de mega fone, tentou convencer os manifestantes a se afastarem e deixarem os vereadores saírem, porém a iniciativa foi frustrada.

O momento de maior tensão aconteceu às 21h quando houve uma queda de energia e algumas pessoas aproveitaram da escuridão e apedrejou o veículo Fiat Uno pertencente à Arielson Lopes, esposo da vereadora Reinalda Mendes dos Santos (DEM), que estava estacionado nas imediações da câmara e por pouco não foi incendiado. Com o retorno da energia, um dos autores do ato deixou cair um vaso de refrigerante pet com dois litros gasolina próximo ao carro.

Mesmo com a presença de vinte policiais no local, o povo não se intimidava e se mantinha firme no local e com os nervos mais acirrados, pois, por volta das 23h, muitas destas pessoas consumiam bebidas alcoólicas e queixavam das dificuldades que estavam pensando em conseqüência dos salários atrasados e veiculavam esta situação a não aprovação do pedido de suplementação do orçamento solicitada pelo prefeito Manoel dos Santos.

Às 23h40, chegaram os policiais do grupo tático de Feira de Santana e mais uma viatura com policiais militares da sede do 16º Batalhão de Serrinha, no comando do Coronel Vitor Santana. Neste momento, estavam estacionadas na Rua Landulfo Alves, oito viaturas. Uma nova tentativa de acordo com os manifestantes foi feita, desta vez pelo Coronel Vitor e mais uma vez não houve sucesso. A tensão aumentava a cada momento, pois, mesmo o Coronel tentando convencer os manifestantes a saírem, eles reagiam e falavam mais alto que o oficial e em determinados momentos, vaiavam os policiais.

O Coronel Santana, entreviu junto aos quatro vereadores da situação, pois entendeu "que estavam bem com o povo" e eles não quiseram se interferir para "não se queimar politicamente", segundo falaram ao coronel, pois em outra situação de manifestação desta forma e não foram compreendidos.

Esgotadas as condições de negociação, a solução foi preparar as duas viaturas próximas das portas da câmara, ás 0h38, foi formado um cordão de isolamento com os policiais, permitindo que os vereadores enfim deixassem a câmara para entrarem nas viaturas. Primeiro José Carlos Santos de Oliveira (PDT), conhecido por Bazia, depois a vereadora Renalda Mendes dos Santos (DEM), seguindo dos vereadores Marcos Aurélio Xavier (PR), José de Assis Oliveira Porto (DEM) e por último, o presidente da Câmara, Renato Pereira Soares (PR). As viaturas saíram em saíssem rapidamente e entrassem nas viaturas, que saíram em alta velocidade. Os cinco vereadores de oposição ao governo municipal ficaram pouco mais de seis horas encurralados. O prefeito Manoel dos Santos permaneceu todo tempo no gabinete da Prefeitura acompanhando a situação.

Fonte: Calila Notícias.

domingo, 22 de agosto de 2010

Contagem regressiva para o fim dos 59 anos de história da Fonte Nova

O mais tradicional estádio baiano tem implosão marcada para o próximo 29 de agosto.
FONTE NOVA
O grande palco do futebol baiano.

Beijoca, ex-jogador do Bahia,
Hugo, ex-Vitória, e Djalma Costa Lino,
radialista, na Fonte Nova
Entre o início e o desfecho de uma história de 59 anos, um emaranhado de emoções, coincidências e curiosidades. O Estádio Octávio Mangabeira, a velha Fonte Nova, surgiu em um domingo, 28 de janeiro de 1951, e se despedirá em outro, 29 de agosto de 2010. E hoje é o último domingo com o “templo” do futebol baiano de pé.

Estamos apenas a uma semana da implosão da Fonte. Milhares de pessoas, amantes do estádio, espera-se, deverão assistir aos últimos 15 segundos do estádio, tempo para a estrutura que restou vir abaixo. O público, sempre dentro do estádio, estará, dessa vez, do lado de fora.
Quem passa hoje pela Fonte vê somente o anel superior – o inferior foi demolido – com seus pilares envoltos por panos cinzas. São, na verdade, telas metálicas recobertas por mantas geotêxteis instaladas para impedir que, na implosão, estilhaços sejam arremessados para a rua. Servem também para diminuir os ruídos da operação.

Fonte: A Tarde.


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Primeiro vagão do metrô de Salvador é finalmente colocado nos trilhos

O primeiro vagão do metrô de Salvador foi colocado nos trilhos nesta sexta-feira, 20. De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado, dois vagões já foram levados da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), em Simões Filho, onde estavam armazenados, para a Estação do Acesso Norte (BR-324), nas proximidades da Rótula do Abacaxi.

A operação para transportar os seis trens, compostos por quatro vagões cada um, deve durar cerca de oito dias e está sendo realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com a ajuda de um guindaste e três carretas.

Após a conclusão do transporte dos trens, a próxima etapa, a cargo do município de Salvador, será o início da realização de testes e condicionamento dos trilhos. A estimativa da Companhia de Transporte de Salvador (CTS) é que o metrô esteja disponível para a população no primeiro semestre de 2011.

Fonte: A Tarde

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Caminhão tanque capota e mata motorista próximo a Riachão do Jacuípe

A vítima fatal era motorista da empresa Petrom e dirigia o caminhão Wolks modelo WL 24.250 - PP JSZ 4384 licença de Camaçari.

Um grave acidente aconteceu no Km 450 da BR 324, próximo a Ponte do Rio Castelo, a 4 Km de Riachão do Jacuípe, sentido Feira de Santana por volta das 04h30 desta quinta-feira (19).

Segundo informações da Policia Rodoviária Federal (PRF), não se sabe ao certo a causa, mas chovia bastante no momento do acidente. O motorista Luciano Nascimento Oliveira, 31 anos, natural de Camaçari, teve morte instantânea. Jadson de Carvalho Reis, 25, residente em Camaçari, sofreu lesões leves e foi encaminhado ao Hospital Municipal. De acordo informações do próprio hospital, seu estado de saúde é estável. Apesar de estar em estado de choque, Jadson está consciente.

O corpo de Luciano ficou preso às ferragens até a chegada do Corpo de Bombeiros, o que ocorreu por volta das 08h20.

A vítima fatal era motorista da empresa Petrom e dirigia o caminhão Wolks modelo WL 24.250 - PP JSZ 4384 licença de Camaçari. Na nota fiscal constava que o veículo estava transportando combustível de Camaçari com destino a Jacobina. Ainda de acordo a nota, haviam 12.000 litros de combustível, sendo 6.000 de gasolina e 6.000 de óleo diesel, divididos em compartimentos.

O caminhão pertence ao Posto de Combustível Melissa, em Camaçari.

A Polícia Civil esteve no local e fez o levantamento cadavérico. O corpo da vítima fatal foi removido para o IML de Feira de Santana para necorpcia.

A repórter Alanna Adrielle também acompanhou de perto a tragédia e esteve no local do acidente e na emergência do hospital municipal para acompanhar o estado de saúde de Jadson. Ele sofreu escoriações leves e estava em estado de choque, preferiu não gravar entrevista, o mesmo ainda encontra-se no Hospital Municipal em observação. "Em off numa conversa com o médico, Jadson disse já ter sofrido um acidente antes, pois ao observar sua radiografia o médico viu um implante de platina em sua perna direita, o acidente teria sido ha 4 anos de moto em Camaçari, muito traumatizado Jadson chorou e pediu que a reportagem saísse, pois ele não estava bem.


Fonte:Calila Notícias: Informações e fotos de Mário Amaral DRT 5176 e Allana Adrielle

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mandioca pesando 15 kg e medindo 2 metros é colhida em Coité

Uma raiz de mandioca colhida numa propriedade na fazenda Sambaíba a 6 km da sede de Conceição do Coité chamou a atenção dos moradores e das pessoas que vão à secretaria de agricultura do município.

A mandioca segundo o secretário José Mario Rios (D) foi pesada e chegou a marca dos 15 quilos, dois metros de cumprimento e 45 centímetros de circunferência. O secretário disse que uma raiz com o dobro do tamanho foi colhida na região do distrito de São João há uma semana, mas não era tão pesada quanto à de Sambaíba.

De acordo com o secretário, depois da criação do programa Terra Produtiva nessa atual gestão, houve melhorias significativas na produção da mandioca no município e o exemplo são as raízes encontradas. Rios disse que essa raiz com quinze quilos corresponde a aproximadamente cinco pés e cada uma sai do solo com até 10 raízes no tamanho normal.

Ele atribui a melhoria na produção à utilização de novas técnicas como a seleção da maniva, espaçamento e uso do adubo orgânico.

Os resultados positivos já são notados pelos próprios produtores que recebem todo o incentivo da secretaria, "tem agricultor que costumava produzir 25 sacos de farinha, hoje utilizando a mesma terra e no mesmo espaço aumentou para 60 sacos, tendo mais que duplicado a sua produção", pontuou José Mario. A proposta é promover assistência técnica a 1200 agricultores familiares espalhados pela zona rural de Conceição do Coité

Dentre as ações já desenvolvidas estão incentivo à melhoria das áreas de plantio, com a utilização de novas técnicas, que possam ser mais produtivas e rentáveis. "São realizadas capacitações e repassadas orientações, de forma a mostrar aos produtores uma diversidade de técnicas que possam contribuir para um novo cenário de cultivo.

O beneficiamento da mandioca é outro fator que colabora com o crescimento do mercado produtivo. Os principais subprodutos da mandioca são a farinha e a goma. Os produtores ainda utilizam as cascas da planta como ração para animais.

Fonte: Calila Notícias - Por: Raimundo Mascarenhas

Casarão desaba e deixa quatro mortos no bairro Comércio, em Salvador

Pelo menos quatro pessoas morreram, depois que um casarão desabou na Rua Conselheiro Lafaiete, no Comércio, por volta das 4h desta terça-feira. O imóvel onde as vítimas estavam desabou depois de ser atingindo pelo telhado do casarão vizinho. Equipes do Corpo de Bombeiros, Central das Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) e Defesa Civil estão no local.

Das quatro vítimas, apenas dois mortos foram identificados até agora. Alberto César Santos Silva, de 41 anos, conhecido como Buguela, e Bárbara Jéssica Garcia da Silva, 24 anos. Cícera Patrícia da Silva, foi retirada dos escombros pelos agentes do Corpo de Bombeiros. Raimundo Souza das Neves de Jesus e Jorge Almeida Santos Castro, que também residiam no imóvel, escaparam sem ferimentos.

Fonte: A Tarde

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Consoles que custam US$ 300 nos EUA custam até R$ 2 mil no país. Fabricantes culpam impostos; IPI sobre os videogames chega a 50%.


O lançamento do PlayStation 3 no Brasil na quarta-feira (11), quase quatro anos após a chegada do videogame da Sony ao mercado norte-americano e japonês, pode ser comemorado por conta de, finalmente, o país ter a presença oficial dos três consoles da atual geração. Entretanto, o preço do aparelho, R$ 2 mil – nos EUA, o mesmo produto é vendido pelo equivalente a R$ 530 – levanta a velha questão que há anos vive na cabeça dos gamers brasileiros: por que os videogames são tão caros por aqui?

Empresas como Sony, Nintendo (Wii) e Microsoft (Xbox 360) trazem consoles que custam, em média nos Estados Unidos US$ 200, por mais de R$ 1.500 no Brasil.. A justificativa dada por todas é que o que eleva o preço dos videogames no Brasil é a alta carga tributária praticada por aqui.

Como os videogames são produtos importados, as empresas devem pagar uma série de tributos para que o produto possa entrar no Brasil. De impostos federais, são cobrados imposto de importação, Pis, Cofins, e IPI (imposto sobre produtos industrializados), que somados com o ICMS estadual, faz com que os videogames tenham 164% do seu valor taxado em impostos.

Fonte: O Globo
Globo News

Mulher descasca ovo cozido e encontra outro ovo.

Não era um ovo surpresa. Era um ovo comum com casca, clara e gema. Porém, a romena Maria Baldescu levou um susto ao descascar seu café da manhã.

De acordo com a reportagem do jornal Croatian Times, a mulher de 68 anos ia comer o ovo cozido, mas encontrou outro ovo dentro. Abismada com o que se passou, ficou com medo de engolir o dito cujo.

Em vez de terminar sua refeição, procurou um veterinário para solucionar o caso. A explicação do especialista é que o ovo dentro do ovo podia ser resultado da radiação do acidente ocorrido em Chernobyl em 1986.

Fonte: R7

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ILHÉUS: PROFESSORA CORTA CABELO DE ALUNAS

Uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental é suspeita de cortar mechas de cabelo de seis alunas de 8 a 10 anos em uma escola municipal de Ilhéus, na Bahia. O caso foi denunciado pela mãe de uma das crianças à Secretaria de Educação em julho. A professora, que atuava como contratada na rede desde março, afirma que cortou o cabelo das crianças para retirar chiclete.

Já as mães das crianças acreditam que a professora queria fazer megahair, um tipo de alongamento de cabelo, com as mechas. A secretaria rescindiu o contrato de trabalho da educadora.

Segundo a secretária de Educação de Ilhéus, Lidiney Campos, a mãe de uma das crianças reclamou que a professora havia cortado o cabelo da filha dela em duas ocasiões. "Quando a diretora foi falar com a professora, ela negou", disse Lidiney.

A secretaria, então, resolveu iniciar uma investigação. A diretora foi à casa das seis crianças e fotografou as meninas. De acordo com Lidiney, as imagens mostram que faltam mechas de cabelo. "A diretora foi falar novamente com a professora e ela disse que tinha cortado para tirar chiclete do cabelo das crianças", afirmou Lidiney.

De acordo com relatos das crianças à diretora da escola, a professora dizia que iria cortar as mechas de cabelo para retirar chiclete e depois colocava o cabelo em saquinhos na bolsa. "As crianças dizem que nunca viram o chiclete", disse Lidiney.

Informações e imagens: G1.

Motociclista vai parar embaixo de caminhão na Av. Luiz Viana em Serrinha

Susto no trânsito. Um acidente, na manhã desta sexta-feira (13), por volta das 8h30m, nas proximidades da Praça Astrogilda Guimarães (Morena Bela), terminou com uma moto e o condutor embaixo de um caminhão tipo baú.

Segundo a polícia, o condutor do caminhão da Empresa Vera Cruz, placa DOD-6573 de São Paulo - SP bateu na motocicleta CG 150, placa JOM 5335, quando passava pelo cruzamento entre a Rua Joaquim Hortélio e a Avenida Luiz Viana. De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão, Fabio Marcio Cintra dos Santos, 30 anos, teria avançado a preferencial sem respeitar a placa de sinalização e colidido com a motociclista.

Ainda, segundo declarações de testemunhas, o condutor da moto, um homem identificado pelo pré-nome de José Carlos, ao perceber a batida, tentou saltar da motocicleta, porém acabou ficando preso embaixo do caminhão. “Por pouco ele não teve a perna esmagada”, disse um morador do local.

Reclamando de dores no corpo a vítima foi levada por populares para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HOSCA), ainda assim, segundo as informações, ele foi encaminhado para a emergência do Clériston Andrade em Feira de Santana.

Uma moradora da rua aproveitou a presença da Rádio Continental para cobrar a instalação de um redutor de velocidade. Ela informou que já enviou ofício para a Secretaria de Obras e Serviços, porém nunca foi atendida.

A CIRETRAN e a Polícia Militar estavam no local para registrar a ocorrência.

Fonte: Blog do Clériston Silva.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Corpo de bancário é encontrado em estado de decomposição

O corpo do bancário Álvaro das Virgens Nascimento Filho, 48 anos, que morava na rua Cupertino Lacerda, bairro Brasília, em Feira de Santana, foi encontrado na cama de um dos quartos da residência, na tarde de ontem (10), já em estado de decomposição.

Álvaro trabalhava em uma agência do Banco do Brasil, na cidade de Conceição do Jacuípe. O corpo, aparentemente, não apresentava sinais de violência e foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). A causa da morte ainda não foi identificada.

Fonte: Acorda Cidade com informações do repórter Aldo Matos

Álvaro trabalhou por um bom tempo na agência do Banco do Brasil em Barrocas, onde era muito querido.

Da redação.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Carro desgovernado cai em um canal de esgoto da BR-116/Serrinha

Um automóvel Siena (placa JSW-2067 de Paulo Afonso) caiu em um canal de esgoto que fica as margens da BR-116/Norte, na manhã desta terça-feira, 10, em Serrinha.

O acidente aconteceu por volta das 8h15m depois que a motorista, uma mulher identificada como Maria Auxiliadora Alencar, 54 anos, perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco nas proximidades do Bairro Colina das Mangueiras. O carro, desgovernado, saiu da pista, desceu uma ribanceira de aproximadamente 3 metros e caiu dentro do esgoto.

Os outros quatro ocupantes do carro, todos de uma mesma família ficaram levemente feridos. São eles: Maria Felix, José Milton Felix, Juvenal Felix e Maria de Lourdes Carvalho.

Maria Felix, que sofreu uma forte bancada no rosto, foi levada para um hospital da cidade e em seguida liberada. Segundo as informações a família viajava de Antas (172 quilômetros de Serrinha) para Salvador.

Fonte: Blog do Clériston Silva –
Informações: Reny Maia - Foto: Araketu

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Queimadas: Bezerro nasce com duas cabeças.

Um assunto bizarro vem chamando a atenção do município de Queimadas, de forma especial na fazenda Abrobeira a 22 km da sede, precisamente na região do distrito de Espanta Gado.

O fato que vem chamando a atenção, refere-se ao nascimento de um bezerro com duas cabeças, ocorrido na quarta-feira dia 4/8. O animal está vivo e atraindo curiosos, mas segundo estudiosos as chances de sobreviver são poucas.

As cabeças se fundem e o olho fica maior do que deveria, e mama apenas com uma das cabeças e a outra fica se mexendo. Os veterinários ainda não sabem se a má formação do bezerro está relacionada com algum problema da vaca ou do touro reprodutor.

O animal não consegue ficar em pé devido ao peso das cabeças e se alimenta com dificuldade.

Fonte: CN - Por: Raimundo Mascarenhas
* com informações de Wellington Sena - Queimadas FM

domingo, 8 de agosto de 2010

Filho de vereador de Nova Fátima morre em acidente de moto

O rapaz teve morte instantânea quando seguia para Capela do Alto Alegre e próximo a entrada da comunidade de Queimada, se deparou com um cavalo.

O jovem Marco Aurélio Xavier Junior, 22 anos, filho vereador de Nova Fátima Marco Aurélio (PR), morreu de forma trágica por volta das 19h40 de sábado (7) na BR - 349 km 11 do trecho Nova Fátima / Capela do Alto Alegre, depois de atropelar um cavalo. O rapaz pilotava sua moto CG -150 de dados não anotados com destino a Capela para se encontrar com a namorada e participar de um culto evangélico na igreja Batista, já que tanto sua família quanto a da sua namorada são membros da referida igreja.

O vereador Marco Aurélio que passou o dia fazendo campanha política acompanhando candidatos a deputados na região e foi informado por telefone a morte do seu filho, imediatamente se dirigiu até o local do acidente, quando encontrou Junior caído e ainda procurou ouvir seus batimentos cardíacos, a esperança era tanta que segundo ele falou com os policias que o coração batia, mas reconheceu que era só ilusão de pai.

Segundo informações de pessoas da família durante a semana ele comemorava a aquisição de sua carteira de habilitação e falou à sua mãe que cumpriria as normas de trânsito, mas infelizmente não bastou o cuidado dele, mesmo estando devidamente equipado usando capacete, perdeu a vida por culpa de alguém que não teve a mesma preocupação. O cavalo teve uma das patas quebradas e foi visto próximo ao local.

A família aguarda a chegada do corpo que se encontra no Departamento da Policia Técnica (DPT) de Feira de Santana, e será conduzido a Igreja Batista para que os amigos e parentes façam a despedida. O sepultamento acontecerá às 17 horas deste domingo.

Fonte: Calila Notícias- Por: Raimundo Mascarenhas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Motociclista morre atropelado por caçamba.

Esta não foi a primeira pessoa que morreu no trecho nos últimos anos.Várias outras já perderam a vida ou ficaram com sequelas, e os moradores já ameaçam realizar manifestações para pedir a construção de quebra molas

Um grave acidente de trânsito matou o motociclista Donato Pinho Santana de 27 anos, residente no Bairro da Jaqueira, nesta quarta-feira (04) à noite na BA 120, trecho Conceição do Coité/Riachão do Jacuípe, km 03, no local conhecido como Baixa da Juliana. Nen, como era conhecido a vitima, teve sua moto Tittan, p/p JQI - 4063 licença de Feira de Santana atingida pela lateral da caçamba p/p JLZ 5689, licença de Riachão do Jacuipe, cujo motorista ainda não foi identificado pela polícia.

O acidente ocorreu às 20h quando Santana, que exercia as profissões de eletricista e ajudante de pedreiro, retornava da residência do Lucas Silva Santos, a cem metros do local do acidente, onde tinha ido acertar um trabalho para quinta e sexta-feira, para lhe substituir em uma obra, pois estaria nestes dias trabalhando em uma padaria no bairro da Jaqueira.

A Polícia apurou que Nen saía de uma estrada vicinal na margem direita da rodovia e ao cruzar para a esquerda, sentido a cidade de Coité, houve o choque com a caçamba, que soltou a transmissão, impedindo que continuasse a viagem. O corpo do eletricista foi encaminhado ao IML de Feira de Santana e deverá ser sepultado no final da tarde de quinta-feira (05), no cemitério de Coité.

Segundo acidente em menos de três horas no mesmo local - A moradora Gildete Gonçalves dos Santos, 29 anos, contou a equipe do CN, que o local é extremamente perigoso, principalmente depois do aumento do trânsito na área. Segundo ela, só na quarta-feira houve, além do acidente que vitimou Donato Pinho, outro que envolveu duas motos, sendo que uma delas saia de um motel e a outra seguia na rodovia e os dois motoqueiros envolvidos no acidente foram transferidos para o Hospital Clériston Andrade em Feira de Santana.

Gildete relatou que este trecho é bastante habitado e são inúmeros os acidentes. "Minha filha de dois anos, Alexandra Santos da Silva, já foi atropelada juntamente com a minha vizinha Dalva da Silva Ferreira, de 57 anos e até hoje necessita de acompanhamento médico", contou a dona de casa.

Enquanto a equipe do CN conversava com Gildete, outros moradores se aproximaram e foram lembrando outras vitimas fatais de acidentes naquele local, a exemplo do agricultor Sisnaldo Mascarenhas, que morreu quando andava de bicicleta e foi atropelado. O açougueiro conhecido pelo pré-nome de Zé morreu ao bater a moto com uma caminhonete boiadeiro no final de tarde de uma sexta-feira da paixão, isto há seis anos e mais recentemente, foi morta por atropelamento uma doente mental conhecida por Luiza da Terra Nova.

Os moradores estão dispostos, caso a reivindicação de instalação de dois quebras-molas não sejam atendidos, realizarão um protesto de fechamento da estrada.

 
Fonte: Calila Notícias - Por: Valdemí de Assis
Fotos: Raimundo Mascarenhas

 

 

 

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Polícia apreende 120 kg de carne clandestina em Tucano

A Polícia Civil e o Departamento de Vigilância Sanitária da cidade de Tucano a 97 km de Serrinha, apreenderam na noite do último sábado (31), cerca de 120 quilos de carne bovina que estava sendo transportada sem nota fiscal e em condições precárias de armazenamento.

O produto estava na carroceria de um veiculo tipo Strada. Além da carne os policias encontraram as vísceras e o couro do animal.

A carne saiu de um abatedouro clandestino na zona rural de Tucano e seria entregue em um frigorífico no centro da cidade. O estabelecimento foi interditado.

O motorista do veículo, um homem de identidade ignorada, prestou depoimento na delegacia local e foi liberado em seguida. A mercadoria foi incinerada por funcionários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em um aterro da cidade.

A Vigilância Sanitária informa que intensificará as ações de fiscalização do abate clandestino.

Texto: Clériston Silva - Foto: Irineu Neto